25.9 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Assessor do ministro Barroso pediu demissão após fraudar as urnas eletrônicas?

- Publicidade -

É verdade que Jiuseppe Dutra Janino pediu demissão após ser acusado de fraudar as urnas eletrônicas?

A afirmação voltou a circular no final de agosto de 2023 através de grupos do WhatsApp e alega que um ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso teria pedido demissão do cargo após comprovação de que ele teria fraudado as urnas eletrônicas.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões compartilhadas através de grupos de WhatsApp: “Essa alma é JIUSEPPE DUTRA JANINO, chefe do setor de T.I do SUP TRIBUNAL ELEITORAL?. Atolado até os cabelos na fraude das urnas?. Vamos deixar ele famoso?! Pediu demissão e hoje é assessor de Luís Roberto Barroso. Só isso.” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Procurando pelo nome citado na publicação, encontramos um ex-servidor chamado Giuseppe (com “G” e não com “J”) e a foto que acompanha o texto mostra que, na verdade, quem espalhou essa corrente escreveu o nome errado.

De fato, Giuseppe Dutra Janino foi um dos desenvolvedores da urna eletrônica e trabalhou na Justiça Eleitoral até julho de 2021. Nessa ocasião de sua aposentadoria, o então Presidente do TSE agradeceu pelos 25 anos de contribuição de Giuseppe ao processo eleitoral brasileiro.

Em agosto de 2021, Janino já havia sido vítima de acusações sobre envolvimentos em fraudes nas urnas eletrônicas. O que se espalhou na época foi que a Polícia Federal estaria investigando o ex-servidor em um inquérito sobre fraudes nas urnas eletrônicas, mas diversos veículos de imprensa desmentiram o assunto.

Em nota, o TSE esclareceu que:

“Ele [Giuseppe] foi assessor da presidência do órgão, e não assessor pessoal do ministro[…] Se a presidência fosse ocupada por outro ministro, ele continuaria sendo assessor do órgão”

Procuramos pelo nome do ex-servidor no site do STF entre os assessores do ministro Barroso e não encontramos.

Além disso, o próprio Giuseppe disse em diversas entrevistas que o conteúdo espalhado com o seu nome é falso e que atualmente atua como consultor internacional em eleições digitais e identificação biométrica!

- Publicidade -

Em agosto de 2022, Giuseppe Dutra Janino lançou o livro O Quinto Ninja, onde ele conta a história da criação da urna eletrônica. O lançamento se deu durante um evento aberto, o que não faria nenhum sentido se ele tivesse fugindo da Justiça!  

Conclusão

Não é verdade que o ex-servidor que ajudou a criar a urna eletrônica pediu demissão do cargo de assessor do ministro Luís Roberto Barroso após ser acusado de fraudar o equipamento! Essa história falsa circula desde agosto de 2021 e voltou a ser compartilhado dois anos depois! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui