Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cachorros são jogados em caminhões de lixo no México?

Animais

Cachorros são jogados em caminhões de lixo no México?

Foto mostra um coletor jogando dois cachorros vivos em um caminhão de lixo! O fato estaria acontecendo no México! Será que isso é verdade ou farsa?

A imagem apareceu em blogs e se espalhou nas redes sociais na primeira semana de maio de 2016. Nela podemos ver dois cachorros assustados dentro de um caminhão de lixo que está prestes a esmaga-los junto com os detritos recolhidos pelos coletores.

O texto que acompanha as imagens afirma que esse é um fato corriqueiro no México, onde os coletores de lixo estariam jogando esses animais ainda vivos para dentro do caminhão!

Será que isso é verdade?

Lixeiros estariam jogando cães ainda vivos nos caminhões de lixo no México! Será? (Foto: reprodução/Facebook)

Lixeiros estariam jogando cães ainda vivos nos caminhões de lixo no México! Será? (Foto: reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A foto usada para ilustrar a notícia, como você já deve ter percebido, é uma montagem! A foto original é essa abaixo (a qualidade está ruim porque é uma reprodução do YouTube):

animal-no-lixo1

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A fotografia dos dois cachorros usados na montagem foi tirada de um fato ocorrido em fevereiro de 2015, em Ticoman (México). Segundo informações locais, o dono dos cães teria jogado os bichinhos de estimação no caminhão de lixo. Logo depois, o sujeito disse que, na verdade, teria doado os animais ao dono caminhão.

Foto falsa, denúncia real

Apesar da fotografia ser falsa, há diversas denúncias de maus-tratos com cães em várias cidades mexicanas. Em 2014, moradores da cidade turística de Salina Cruz denunciaram que o prefeito Gerardo Garcia Henestroza iniciou a ‘Operação Limpa Salina Cruz’, ordenando que todos os animais pegos nas ruas fossem triturados.

No Brasil também há casos de animais que foram jogados vivos no compactador de lixo de caminhões de limpeza urbana. Em 2015, o motorista de um caminhão de lixo atropelou um cão e jogou o bicho ainda vivo no caminhão de lixo. O crime ocorreu no Amazonas e, dias depois, o motorista foi afastado!   

Origem

A fotomontagem surgiu em uma publicação feita no site Saúde do Meio, no dia 07 de junho de 2016.  Poucas horas após a postagem, o site explicou que a foto é falsa, mas que as denúncias de morte de cães de rua no México são reais!

Conclusão

A foto que mostra dois cachorros dentro de um caminhão de lixo é falsa, mas foram denunciados casos de cachorros triturados em caminhões de lixo em Salina Cruz, em 2014 e em 2015.

Sugestão de Roberto Takata, através do nosso Twitter!

Continue lendo
11 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo