17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Camaleão muda de cor de acordo com os óculos!

- Publicidade -

Video mostra um camaleão mudando a sua coloração conforme a cor dos óculos que são colocads à sua frente!

O vídeo abaixo circula pela rede desde março de 2009 e mostra um camaleão mudando a coloração de seu corpo de acordo com a cor da armação dos óculos que são colocados à sua frente!

 

E aí? Esse vídeo é verdadeiro ou falso?

O vídeo, que já teve mais de 1.700.000 de visualizações no Youtube, é falso! Mais uma vez estamos lidando com um filminho que é, na verdade, parte de uma campanha publicitária.

De acordo com o site Coloribus, esse comercial foi criado pela agencia Cutwater para a cliente Rayban. Teve a direção de Seb Caudron e a música de fundo chama-se Eat My Bear.

O animal pode até mudar as cores, mas não tão rápido como é exibido no vídeo! Segundo o blog da revista Mundo Estranho "O bicho consegue controlar a movimentação de pigmentos que dão cores às células de sua pele. Assim como outros animais (rãs, polvos, lulas, vários insetos e outros lagartos), o camaleão possui a capacidade de imitar a cor do ambiente para se confundir com ele. Essa característica de camuflagem tem diversas funções e varia de acordo com o bicho e com o meio no qual ele vive."

O nosso amigo biólogo, Gabriel Cunha, postou recentemente em seu blog – o RNAm – uma matéria a respeito dessa característica peculiar do camaleão. Segundo Cunha, existem cerca de 160 espécies em todo o mundo, porém nem  todas são capazes de mudar de cor.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

11 COMENTÁRIOS

  1. Neste site simplesmente não tem conteúdo, e não dá para aproveitar nada, os estudos já feitos por mim advertem o seguinte: que sites educacionais são os melhores, como o seu não é nem um pouco educacional então, meu bem! É melhor retira-lo da rede que nos conecta ao mundo tecnológico ou seja a internet…olha o seu site até pode ser considerado um site de qualidade … de qualidade para pegar e jogar no lixo!!! rsrs… me desculpe se estou sendo grossa mais prefiro ser grossa do que não ser sincera e deixar que os energúmenos alienados comandem o mundo virtual…
    Sou uma pessoa que ocupa um cargo de muito valor nos comentários de sites sou como se fosse uma jurada…espero que dêem valor neste meu comentário e faça algumas, ou melhor muitas mudanças necessárias neste site lixo!!!!
    Ps: Professora e pedagoga Olívia.

    • Obrigado pelo comentário! Esperamos poder sempre contar com a sua participação para que possamos melhorar o conteúdo do nosso site! Alguma sugestão?

    • Ps: Professora e pedagoga Olívia. PFFFFFF ¬¬
      falar mal é muito facil , se acha tão facil então faça você mesmo um site de “qualidade” melhor q se conecte ao mundo tecnológico ou seja , la internet! ,não venha dar uma de pseudo-intelectual ,nunca vi pedagoga troll!
      obrigado pela atenção / “Professora” e “pedagoga” Olívia Trollina.

    • Pedagoga? E é essa a educação que você ensina para os seus alunos? Jurada? Puftt. Quer dar uma de formadora de opinião fajuta e degradar o trabalho alheio. Isso se for quem fala mesmo, porque pelo que entendi, tem toda pinta de ser uma moleca de não mais que 12 anos.
      Cresce retardada!

    • Voce se diz tao inteligente, se gaba de ser professora entre outras porcarias q pra mim sempre foram desnecessarias ate entao, fui a escola e me encontrei com um bando de babacas incluindo professores q ACHAM q ensinam, criando mentes e mentes, mas vcs mal sabem os problema q enfrentam ou deixam de enfrentar, n conhecem os seres humanos e se acham superiores por titulos q n dizem nada do meu ponto d vista, dentro da lei ou dessa pseudo sociedade onde tdas as leis sao seguidas…

      É o seguinte, enquanto vc fica na sua ignorancia d como ver o mundo com seu minimo q.i d 100-120, eu consigo ver alem, quer se gabar d algo??

      TENHA algo para se gabar, n me considero genio mas sei q sou auto didata para mtas coisas alem d sua compreensao, independente do qnto vc estude, infelizmente NUNCA ira entender realmente o td daquilo, tente ir a fundo do principio antropico, onde pode-se criar tda uma equaçao q aparentemente vc chega em um resultado onde ira repetir d nv e d nv…nessa parte gera debates se eh vdd ou n, n considero falsa, mas tbm n a descarto, como diz a “teoria do impossivel”, penso logo existo, ou seja, o q vc imaginar existe, vc conseguiria imaginar algo q n existisse???

      e chegamos a um impasse d nv, onde eu quis chegar com td isso???

      SEMPRE IRA EXISTIR PESSOAS MELHORES DO Q VC, EXISTEM MILHOES D PESSOAS MELHORES DO Q EU INTELECTUALMENTE, MAS SE FORMOS PENSAR…TENHO 19 ANOS E PROVAVELMENTE SOU SUPERIOR NO “QUESITO” INTELIGENCIA, SO PELO FATO D VC SE GABAR SER ALGO Q N SERIA NECESSARIO SE NOSSA SOCIEDADE N FOSSE TAO FRACA MENTALMENTE.

  2. Ola, eu nao resisti em nao comentar depois de ler oq essa professora escreveu ai.

    Eh muito simples, ela refere o site como lixo, sendo que a mesma nao colocou nenhum ponto mostrando o motivo do site ser um lixo. Se é professora, como ela conseguiu concluir a faculdade nao sabendo colocar o minimo de observação nesse ponto ?

    Professora e pedagoga nao eh titulo pra diminuir a atitude desse site que a muito tempo tem a confiança das pessoas para desmitificar a “verdade” em muitos assuntos espalhados pela internet. Ja foram inumeros videos e textos que muitos que conheço ja usaram como referencia pra desestruturar mentiras malucas na internet.

    Essa mulher deve ta se achando a rainha da cocada preta. Humildade com toda certeza nao é a base dessa cidadã.

    PS: Tbm sou professor

  3. Que professora que nada!
    Kra,ô ignorância!
    Pontuações no lugar errado,nervosismo alienado sem causa.
    Ou é inveja ou não sei oq.
    Parabéns ao autor pelo conteúdo do site!
    Sempre nos ajudando a desmistificar polêmicos casos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui