Animais
Carro do Google Street View atropela burro na estrada! Será?
Aplicativo do Google exibe foto de um burro que teria sido atropelado pelo próprio veículo de empresa e deixa internautas indignados. Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?
A imagem foi achada no Google Street View – uma opção do Google Maps que mostra fotos panorâmicas de várias partes do mundo – em Botsuana, na África. Um burro, deitado na estrada, como se tivesse sido atropelado naquele instante pelo próprio automóvel da empresa que captura as fotos, a Google.
A foto polêmica é essa:
Quem teria dado o alarme sobre o acidente foi usuário do Twitter @TheRealSheldonC. Indignado, o rapaz publicou a foto dizendo:
Em pouco mais de 30 horas, o post foi retuitado mais de 1.200 vezes, além de uma imensidão de respostas.
Verdadeiro ou falso?
A foto é real! No entanto, nenhum animal foi atropelado no episódio.
De fato, olhando apenas a foto do burro deitado no chão (bem na direção onde a roda teria passado) tem-se a impressão de que o animal foi mesmo atropelado. Só que não…
Em primeiro lugar, em Botsuana os carros trafegam pelo lado esquerdo da estrada. Portanto, a foto que mostra o burrinho deitado foi tirada antes do carro do Google passar.
Quando o automóvel se aproximou do bicho, ele simplesmente levantou e ficou ao lado da pista.
A repercussão que a imagem causou foi tanta que Google teve que se pronunciar em sua defesa:
“Ao longo das últimas 24 horas, o público e a mídia, preocupados, têm especulado sobre o o que aconteceu com um burro mostrado no Street View na região de Kweneng, em Botsuana. Devido ao modo como que as nossas imagens são colocadas juntas em 360 graus, deu a impressão a alguns que nosso carro se envolveu numa colisão inconveniente e abandonou o local, deixando o pobre animal encalhado na estrada. Mas como nossas imagens mostram, o burro estava deitado no caminho – talvez desfrutando de um banho de terra – antes de se mover com segurança ao lado de nosso carro. Temos o prazer de afirmar que o burro está vivo e passa bem.”
A empresa também publicou mais fotos do bichinho:
Pelo Google Street View é possível verificar que o Google não atropelou ninguém! (vá clicando nas setas para avançar ou retroceder as imagens)
Conclusão
A foto é real, mas o carro do Google não atropelou o burro. O animal passa bem, obrigado!