20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Carro do Google Street View atropela burro na estrada! Será?

- Publicidade -

Aplicativo do Google exibe foto de um burro que teria sido atropelado pelo próprio veículo de empresa e deixa internautas indignados. Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

A imagem foi achada no Google Street View – uma opção do Google Maps que mostra fotos panorâmicas de várias partes do mundo – em Botsuana, na África. Um burro, deitado na estrada, como se tivesse sido atropelado naquele instante pelo próprio automóvel da empresa que captura as fotos, a Google.

A foto polêmica é essa:

Foto polêmica mostra possível atropelamento de um burro pelo carro do Google! Verdadeiro ou falso?

 

Quem teria dado o alarme sobre o acidente foi usuário do Twitter @TheRealSheldonC. Indignado, o rapaz publicou a foto dizendo:

“Eu acho que o Google Street View atropelou um burro em Botsuana” (reprodução/Twitter)

Em pouco mais de 30 horas, o post foi retuitado mais de 1.200 vezes, além de uma imensidão de respostas.

Verdadeiro ou falso?

A foto é real! No entanto, nenhum animal foi atropelado no episódio.

De fato, olhando apenas a foto do burro deitado no chão (bem na direção onde a roda teria passado) tem-se a impressão de que o animal foi mesmo atropelado. Só que não…

- Publicidade -

Em primeiro lugar, em Botsuana os carros trafegam pelo lado esquerdo da estrada. Portanto, a foto que mostra o burrinho deitado foi tirada antes do carro do Google passar.

Quando o automóvel se aproximou do bicho, ele simplesmente levantou e ficou ao lado da pista.

A repercussão que a imagem causou foi tanta que Google teve que se pronunciar em sua defesa:

“Ao longo das últimas 24 horas, o público e a mídia, preocupados, têm especulado sobre o o que aconteceu com um burro mostrado no Street View na região de Kweneng, em Botsuana. Devido ao modo como que as nossas imagens são colocadas juntas em 360 graus, deu a impressão a alguns que nosso carro se envolveu numa colisão inconveniente e abandonou o local, deixando o pobre animal encalhado na estrada. Mas como nossas imagens mostram, o burro estava deitado no caminho – talvez desfrutando de um banho de terra – antes de se mover com segurança ao lado de nosso carro. Temos o prazer de afirmar que o burro está vivo e passa bem.”

A empresa também publicou mais fotos do bichinho:

Fotos tiradas pelas câmeras frontais do carro! Note os retrovisores do veículo (foto: Reprodução/Blog do Google)

Foto tirada pelas câmeras frontais do carro! Note os retrovisores do veículo (foto: Reprodução/Blog do Google)

Foto tirada pelas câmeras traseiras do carro! Note que não há os retrovisores do veículo (foto: Reprodução/Blog do Google)

Pelo Google Street View é possível verificar que o Google não atropelou ninguém! (vá clicando nas setas para avançar ou retroceder as imagens)

Conclusão

A foto é real, mas o carro do Google não atropelou o burro. O animal passa bem, obrigado!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. A foto de Steve Jobs dois dias após a sua renúncia do cargo de presidente da Apple , e que publicada recentemente pelo site TMZ pode ser falsa. Um tópico da comunidade Reddit conta com várias discussões que apontam os erros de Photoshop feitos na imagem, embora alguns ainda discordem e ainda acreditem que a foto é verdadeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui