23.4 C
São Paulo
sábado, novembro 26, 2022

Chapecó em Santa Catarina esvaziou os leitos de UTI com tratamento precoce?

- Publicidade -

É verdade que a cidade catarinense de Chapecó esvaziou todos seus leitos de UTI graças a adoção de tratamento precoce com cloroquina e ivermectina?

A informação de que a prefeitura de Chapecó teria conseguido esvaziar todos seus leitos de UTI graças a um tratamento à base de cloroquina, ivermectina e zinco surgiu nas redes sociais na primeira semana de abril de 2021. Em um vídeo publicado no Facebook, um deputado afirma que a cidade teria baixado os casos de 6.000 para 800 infectados com no novo coronavírus e que toda a ocupação de leitos de UTI teria sido liberada, após a prefeitura adotar medidas simples para o combate à doença.

Será que isso é verdade ou mentira?

Vídeo afirma que internações em UTI foram zeradas em Chapecó após tratamento precoce com cloroquina e ivermectina. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Uma busca no site da prefeitura de Chapecó nos mostra, logo de cara, que a informação de que a cidade teria liberado seus leitos de UTI é falsa! No boletim diário de ocupação hospitalar da cidade, que pode ser baixado em PDF aqui, mostra que Chapecó está com 100% de suas UTIs ocupadas (tanto no setor privado quanto no público):

Reprodução/Prefeitura de Chapecó

Segundo boletim publicado na página da prefeitura chapecoense no Facebook, a cidade registrou seis óbitos em 04 de abril de 2021 – uma mulher no dia 04 e cinco outras vítimas no dia anterior, totalizando 536 chapecoenses vítimas da Covid-19:

Reprodução/Facebook

Cloroquina, Hidroxicloroquina e Ivermectina

A própria Agência Brasil explicou em março de 2020 que o uso de remédios como hidroxicloroquina e cloroquina não são recomendados para o tratamento da COVID-19. O alerta se baseou em notas divulgadas pela Anvisa, que esclareceu que esses dois medicamentos são registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o tratamento da artrite, lúpus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária.

Em relação ao uso do medicamento Ivermectina, a própria fabricante do remédio, a norte-americana Merck Sharp and Dohme divulgou uma nota em fevereiro de 2021 negando que a droga tenha algum efeito positivo no tratamento contra o novo coronavirus.

- Publicidade -

Segundo a fabricante (que é a maior interessada em vender seus produtos), após minucioso estudo sobre os efeitos do tratamento da COVID-19 com a aplicação de Ivermectina, não houve nenhuma melhora no quadro clínico dos pacientes:

“[…]É importante observar que, até o momento, nossa análise não identificou nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra COVID-19 de estudos pré-clínicos; Nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com doença COVID-19, e a preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos.”, diz a nota

Boatos recorrentes

Essa não foi a primeira vez que alguém aparece nas redes sociais afirmando que tal cidade teria acabado com a COVID-19 graças ao “tratamento precoce”. Em maio de 2020, por exemplo, circulou uma história afirmando que um hospital piauiense teria zerado a ocupação de UIT após tratar seus pacientes apenas com cloroquina. A informação foi prontamente desmentida por inúmeros jornais e, inclusive, pelo próprio diretor do hospital citado na corrente.

Aqui no E-farsas também desmentimos um vídeo compartilhado em março de 2021, que afirmava que a cidade mineira de São Lourenço teria conseguido acabar com os casos de internações em UTI por COVID graças ao “tratamento precoce”. Os próprios boletins diários da prefeitura de São Lourenço desmentiram essa desinformação.

Chapecó tentou, em vão, protocolo de tratamento precoce

De fato, o prefeito de Chapecó colocou em prática protocolos de tratamento precoce, além do relaxamento das regras de isolamento social logo no seu terceiro dia de mandato, em janeiro de 2021.

Além disso, foi anunciado no site da prefeitura a adoção de distribuição do kit preventivo à COVID-19.

“Teremos um protocolo para tratamento precoce. Não faltou boa vontade, mas há resistência de alguns. O vírus não tem partido […] Estamos perdendo conhecidos, amigos, familiares, pessoas conhecidas na cidade e eu não vou ficar esperando”, ressaltou o prefeito em um discurso no início de seu mandato.

No entanto, 3 meses depois, o próprio prefeito admitiu que as medidas não foram eficazes e que a cidade está em colapso:

“Estamos em estágio de colapso, não é mais quase, é colapso. Se você tiver um milhão de reais no bolso agora, e precisar internar a sua esposa numa UTI em Chapecó, não vai ter lugar”, disse o prefeito.

Conclusão

Não é verdade que a prefeitura de Chapecó zerou a ocupação de leitos de UTI em sua cidade graças ao tratamento precoce com cloroquina e ivermectina! Notícia falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

40 COMENTÁRIOS

  1. Pode ser fake sobre os leitos de UTI de Chapecó mas dizer que Hidroxicloroquina e Ivermectina não funciona é fake de vocês, já sobram as quantidades de casos de sucesso desses medicamentos. E é mais uma fake de vocês ao dizer que a fabricante da Ivermectina ter dito que o medicamento não funciona, pois não é a Merck a fabricante do Ivm e sim a Vitamedic que afirma que funciona sim.

  2. Que vergonha vocês publicarem um fake desse tipo dizendo que a Merck é o fabricante da Ivermectina. Há muito que deixou de ser. Eles fabricam um medicamento que concorre com a Ivermectina. Deve ser por isso que publicam o fake que vocês espalham aumentando a mentira. Desse jeito a credibilidade de vocês é cada vez menor. A Merck não é mais a detentora da patente da Ivermectina desde 1991 e outras marcas, como a Vitamedic, fabricam a Ivermectina e está tendo um grande sucesso do medicamento que está salvando vidas de pacientes da Covid-19. A Merck está fazendo um produto similar à Ivermectina chamado Molnupiravir e, logicamente, tem a intenção de desqualificar o produto do laboratório concorrente para vender o seu.

  3. Tenho dito que, um dia, os compartilhadores de boatos sobre hidroxicloroquina e Ivermectina terão que responder criminalmente por sua desinformação. Principalmente figuras públicas como políticos e o filhote de capiroto que hoje ocupa a presidência da república.

    Eu sei que não vão, o que é uma pena. Mas sonhar ainda é de graça. rs rs rs rs

  4. Isso aqui é uma FARSA …o prefeito foi bem CLARO que zeraram as internações na Unidade Semi Intensiva criada pela própria prefeitura que chegou a ter 40 internados e e no domingo de Páscoa não tinha ninguém… ISSO COMPROVA A MÁ FÉ , DISTORÇÃO, MENTIRAS IMUNDAS QUE VEM DE FARSANTES DISFARÇADOS DE grandes intelectuais checadores… VCS SÃO UNS FEDORENTOS DE MERDA QUE SÓ QUEREM QUE MORRA CADA VEZ MAIS GENTE…CANALHAS!!!

  5. Na Verdade o Deputado está celebrando com razão, pois o hospital de campanha que estava abarrotado hoje está vazio, pois agora os tres ambulatórios para Covid dão conta de fazer triagem, teste, tratamento e acompanhamento dos doentes. e diminuiu muito as mortes na cidade. Voltou para níveis de antes da pandemia.

  6. Puxa-sacos do presidente são uma desgraça. Distorcem dados e disseminam essas falsas informações como se fossem verdade deixando a população confusa e expondo ao risco de contaminação. Essas pessoas deveriam ser presas, ainda mais por se tratar de figuras influentes como deputados e prefeitos. Viram a mentira absurda que estão espalhando por aí dizendo que os Estados arrecadam R$19.000,00 por cada óbito? De onde sai esse dinheiro?
    Não sei porque insitem tanto no tratamento precoce. Se funcionasse acha mesmo que o ex-presidente norte-americano Trump iria desovar um monte de Hidroxicloroquina aqui no Brasil? Ele iria reter tudo lá nos Estados Unidos como fez com a produção das máscaras N95 e as vacinas da Moderna, e que se dane o resto do mundo.

  7. Veja os números, isso prova que o tratamento precoce da resultado sim. Veja a quantidade de confirmado positivos, 33.821 e número de óbitos 536 isso da um percentual de 1,6% enquanto a média geral é de 3,4% isso prova que reduziu a letalidade em menos da metade, considerando isso a nível Brasil e contando que morreu em média 380mil pessoas, poderia ter sido salvo no mínimo 190 mil pessoas com o tratamento precoce.

  8. ATENÇÃO!!!
    Larguem seus médicos e tratem-se com jornalistas!!! Eles estudam menos, fazem faculdade por apenas 4 anos, não precisam de diploma e ainda de lambuja, fazem de caso segundo suas próprias convicções.
    Existe ciência mais eficaz que essa!?
    Então, vai lá!
    Ela são não podem assinar receituário e nem certidão de óbito. Vc vai precisar de um carimbasso de algum profissional de saúde, que desde sempre aprendeu a tratar doença aos primeiros sintomas!
    Jornalista vai te tratar xingando opinião contrária e te liberando pra casa, pra curtir a doença e a razão!

    Abs

    • ATENÇÃO!!!
      Larguem os cientistas, biólogos, virologistas, acadêmicos, estudos e o método científico e tratem-se de acordo com recomendações de comentaristas do Disqus e bovinos seguidores do MINTO!!! Eles não sabem de nada, fazem “faculdades Facebook”, mestrado no ZapZap, não apresentam evidências, e, ainda de lambuja, fazem de caso segundo suas próprias convicções.

      Existe ignorância mais falaciosa que essa!?

      Então, vai lá!

      Ela são não são capazes de interpretar textos ou compreender evidências. Vc vai precisar de um aplicador de ozônio pra enfiar no cool e vão recomendar um monte de medicamento que não faz nada contra o vírus, mas que vai foder seu fígado! Aí quando você precisar ser internado pra tratar dos efeitos colaterais dos remédios que não servem contra Covid, não vai ter vaga nos hospitais porque eles estarão lotados de pessoas como elas, que não se cuidaram porque o minto falou que é só uma gripezinha, tomaram esse monte de merda que não serve pra bosta nenhuma e tão lá, morrendo e gritando “mito mito”.

      Comentarista do Disqus vai entrar aqui, fazer um textão sem sentido pra atacar jornalistas, sem apresentar uma evidência de que o tratamento precoce faz efeito (não faz), e ainda vai ofender gratuitamente sem apresentar um argumento para refutar os apresentados no texto.

      Abs

      Ps.: o prefeito de Chapecó é médico? Então por que você acredita nele, bovina?

  9. ATENÇÃO!!!
    Larguem
    seus médicos e tratem-se com jornalistas!!! Eles estudam menos, fazem
    faculdade por apenas 4 anos, não precisam de diploma e ainda de lambuja,
    fazem de caso segundo suas próprias convicções.
    Existe ciência mais eficaz que essa!?
    Então, vai lá!
    Ela
    são não podem assinar receituário e nem certidão de óbito. Vc vai
    precisar de um carimbasso de algum profissional de saúde, que desde
    sempre aprendeu a tratar doença aos primeiros sintomas!
    Jornalista vai te tratar xingando opinião contrária e te liberando pra casa, pra curtir a doença e a razão!

    Abs

    • ATENÇÃO!!!
      Larguem os cientistas, biólogos, virologistas, acadêmicos, estudos e o método científico e tratem-se de acordo com recomendações de comentaristas do Disqus e bovinos seguidores do MINTO!!! Eles não sabem de nada, fazem “faculdades Facebook”, mestrado no ZapZap, não apresentam evidências, e, ainda de lambuja, fazem de caso segundo suas próprias convicções.

      Existe ignorância mais falaciosa que essa!?

      Então, vai lá!

      Ela são não são capazes de interpretar textos ou compreender evidências. Vc vai precisar de um aplicador de ozônio pra enfiar no cool e vão recomendar um monte de medicamento que não faz nada contra o vírus, mas que vai foder seu fígado! Aí quando você precisar ser internado pra tratar dos efeitos colaterais dos remédios que não servem contra Covid, não vai ter vaga nos hospitais porque eles estarão lotados de pessoas como elas, que não se cuidaram porque o minto falou que é só uma gripezinha, tomaram esse monte de merda que não serve pra bosta nenhuma e tão lá, morrendo e gritando “mito mito”.

      Comentarista do Disqus vai entrar aqui, fazer um textão sem sentido pra atacar jornalistas, sem apresentar uma evidência de que o tratamento precoce faz efeito (não faz), e ainda vai ofender gratuitamente sem apresentar um argumento para refutar os apresentados no texto.

      Abs

      Ps.: o prefeito de Chapecó é médico? Então por que você acredita nele, bot-vino?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui