Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Charge criticando a trans Suzy de Oliveira foi feita pelo cartunista Carlos Latuff?

Falso

Charge criticando a trans Suzy de Oliveira foi feita pelo cartunista Carlos Latuff?

Charge criticando a trans Suzy de Oliveira foi feita pelo cartunista Carlos Latuff?

Será que a charge que se espalhou pelas redes sociais demonizando a imprensa e a detenta trans Suzy de Oliveira foi mesmo feita pelo cartunista Carlos Latuff?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais na segunda semana de março de 2020 e mostra uma mãe chorando com seu filho sangrando em seus braços ao lado da presa Suzy de Oliveira, com chifres, abraçando o doutor Drauzio Varella na frente da câmera da TV Globo.

A charge, uma crítica ao caso apresentado no programa dominical Fantástico no dia 1º e março de 2020 – citado aqui no E-farsas – foi espalhada juntamente com a assinatura do cartunista carioca Carlos Latuff, mas será que a ilustração é mesmo dele?

Será que essa charge é mesmo do cartunista Carlos Latuff? (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Alvo de muitas polêmicas, Carlos Latuff é um chargista e ativista político que iniciou sua carreira como ilustrador em 1989, e tornou-se cartunista depois de publicar sua primeira charge num boletim do Sindicato dos Estivadores, em 1990. De acordo com o Wikipédia, “em 1999, Latuff se tornou um simpatizante da causa palestina, no contexto do conflito israelo-palestino e passou a dedicar boa parte do seu trabalho a esse tema”.

Em relação à charge que se espalhou em seu nome, Latuff disse em suas redes sociais não ser o autor do desenho, mas que tem outras charges que representam bem o que ele pensa sobre a situação envolvendo esse episódio do Fantástico e a detenta Suzy:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em sua carreira, Latuff sempre explicou o contexto de suas charges, além de jamais demonizar pessoas oprimidas. Outro detalhe é que, como podemos comparar, seu traço é  diferente do da imagem espalha em seu nome:

A imagem que circula nas redes sociais atribuída a mim, que faz um ataque a Drauzio Varella e a Rede Globo, NÃO é de minha autoria. Mas essa aqui é!

Posted by Carlos Latuff on Monday, March 9, 2020

Conclusão

A charge associada ao cartunista Carlos Latuff não é de sua autoria.   

Continue lendo
22 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo