Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Conheça a verdade sobre a manifestante com o cartaz: “Chega de universidade. Armas Sim!”

Fora de Contexto

Conheça a verdade sobre a manifestante com o cartaz: “Chega de universidade. Armas Sim!”

Conheça a verdade sobre a manifestante com o cartaz: “Chega de universidade. Armas Sim!”

Diversas fotos e vídeos foram divulgados desde a mais recente onda de manifestações ocorridas no Brasil, no último domingo (26). Já publicamos, inclusive, um artigo anterior sobre a foto de um banner onde supostamente estaria escrito a palavra “Forca”, logo acima das imagens do presidente Jair Bolsonaro e dois ministros de seu governo. Vale muito a pena conferir!

Além daquela foto, também tivemos uma outra imagem que teve uma certa repercussão, principalmente no Twitter. Na foto podemos ver uma manifestante segurando um cartaz com os seguintes dizeres: “O PT acabou com a minha vida. Chega de universidade. Armas sim! Bolsas não!“. Milhares de pessoas retuitaram a imagem. A absoluta maioria, no entanto, acreditou que se tratava de uma manifestante pró-Bolsonaro, uma apoiadora da agenda de reformas, que estava sendo predominantemente reivindicada durante as manifestações.

Assim sendo, a manifestante se tornou alvo de muitas críticas, principalmente de militantes de viés político-ideológico oposto, ou seja, da chamada esquerda brasileira.

Confira abaixo alguns exemplos (arquivos 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7):

A manifestante se tornou alvo de muitas críticas, principalmente de militantes de viés político-ideológico oposto, ou seja, da chamada esquerda brasileira.

Entretanto, será que essa imagem é verdadeira? Será que houve manipulação digital? Será que se trata mesmo de uma manifestante pró-Bolsonaro? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

A imagem é verdadeira, não há manipulação digital! Porém, a mulher que aparece na foto é uma militante de esquerda! Segundo a militante, tudo não teria passado de uma “trollagem” contra a manifestação pró-Bolsonaro.

O nome da responsável pelo cartaz é a Mariana Motta. Ela possui um canal no YouTube, assim como um perfil no Instagram chamado “Canal Púrpura”. Tanto no YouTube, quanto no Instagram, este é definido como sendo uma “mídia alternativa dedicada a desenvolver temas atuais relacionados à Sociologia e à Política segundo a perspectiva da autora“. No último domingo (26), Mariana compareceu a manifestação pró-Bolsonaro que estava ocorrendo na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo/SP.

A mulher que aparece na foto é uma militante de esquerda! Segundo a militante, tudo não teria passado de uma “trollagem” contra a manifestação pró-Bolsonaro.

Confira abaixo algumas fotos, que ela publicou no perfil do Instagram de seu canal, assim como em seu próprio perfil:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Foto publicada pela militante Mariana Motta.

Mais uma foto publicada pela militante Mariana Motta.

Montagem publicada pela militante Mariana Motta.

Confira também um vídeo publicado por ela, no YouTube:

A Explicação para a Ação

Em uma das publicações no Instagram, Mariana explicou em que consistia sua ação. Eis o que ela disse:

Gente, MUITO OBRIGADA pela repercussão da foto com o outro cartaz ♥ Hoje, eu me vesti de #barbiefascista e fui pro meio dos coxa com cartazes cheios de frases escrotas que eles vivem mandando pro @canalpurpura . A ação tinha como objetivo construir imageticamente o estereótipo do ódio que levou (e leva) parte da população a apoiar um governo antipovo que implode as bases populares e entrega nossos recursos à exploração do capital estrangeiro num projeto de poder potencialmente destrutivo.

Entretanto, é importante ressaltar que, boa parte da ação de Mariana, ao menos num primeiro momento nas redes sociais, se converteu em disseminação de ódio contra os manifestantes pró-Bolsonaro. Posteriormente, quando muitos começaram a dizer que se tratava de uma “trollagem” houve um apoio por parte daquelas pessoas que antes a hostilizavam.

Conclusão

A imagem é verdadeira, não há manipulação digital! Entretanto, a mulher que aparece na foto é uma militante de esquerda! Segundo a militante, tudo não teria passado de uma “trollagem” contra a manifestação pró-Bolsonaro, que estava sendo realizada no último domingo (26), na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo/SP.

Assim sendo, definimos o caso como “Fora de Contexto”. Apesar da imagem ser verdadeira, esta reflete uma ação promovida por terceiros com objetivo diferente do contexto geral da manifestação. A imagem, inclusive, acabou sendo mal-interpretada por milhares de militantes da própria esquerda.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

22 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo