Prêmio inédito no Brasil e no mundo, feito em parceria entre a agência Leo Burnett e o E-farsas, “premiou” as maiores fake news de 2018! Conheça os vencedores:
No dia 23 de março de 2019, saiu o resultado do prêmio Foolitzer das maiores fake news de 2018. A parceria entre a agência Leo Burnett e o E-farsas teve como ideia inicial a de mostrar ao Brasil (e ao mundo) quem são os sites criadores de fake news e que isso possa servir de alerta para que os leitores não caiam mais em notícias falsas vindas desses veículos.
No final de 2018, selecionamos várias fakes news que circularam durante o ano e dessas, algumas finalistas foram para o site criado exclusivamente para isso, o foolitzer.org:
Criamos até uma medalha para entregar aos “vencedores”! Pena que nenhum deles quis receber!
A ideia do prêmio foi a de tornar público o criador de notícias falsas (que vive escondido sob o anonimato) e alertar o internauta sobre os perigos desses sites.
Nessa primeira edição do prêmio Foolitzer, não contemplamos muitas notícias sobre política pois estávamos mais interessados em mostrar os criadores das fake news e, no caso de notícias falsas envolvendo política, é muito difícil de se descobrir a sua origem.
O site vencedor desse ano, o World News Daily Report, é claramente um site de humor. No entanto, sites como o Sempre Questione e outros vivem de traduzir essas brincadeiras e publicar como se fossem reais, enganando muita gente.
O site Mídia Imparcial ficou fora do ar por mais de um mês no período final da votação e o site Your News Wire mudou seu nome para News Punch.
A agência responsável pelo projeto é a Leo Burnett. A produtora de vídeo foi a Asteroide Filmes e a produtora de som foi a Evil Twin.
Um enorme agradecimento para as pessoas que ajudaram voluntariamente na realização do Foolitzer desse ano:
Filipe Medici
Breno Balbino
Fabio Nagano
Wilson Mateos
Viviane de Castro
Patricia Cosmo
Gilmar Lopes
Muito obrigado a todos! Esperamos que marcas preocupadas com a verdade possam nos ajudar no projeto para que possamos ampliar a premiação esse ano.