Correntes
Corpos de crianças revelam tráfico de órgãos em Betim! Será verdade?
Fotos mostram crianças mortas e texto que as acompanha afirma que uma quadrilha está traficando órgãos em Betim! Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
O alerta apareceu no Facebook no dia 21 de julho de 2017 e foi compartilhado mais de 20.000 vezes em apenas 10 horas! De acordo com o texto, sequestradores estariam matando crianças menores para tirar seus o órgãos e vendê-los pelo mercado negro. Crianças com idade entre 5 e 7 anos teriam sido encontradas sem vida no meio do nada e os crimes estariam acontecendo em Betim e em Contagem (MG)!
O aviso ainda pede para que isso seja compartilhado com o maior número de pessoas…
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdade ou farsa?
O texto, cheio de erros gramaticais, não dá muitos detalhes onde os corpos teriam sido achado e também não cita nomes de nenhum dos envolvidos.
Em poucas horas, as mesmas imagens já estavam sendo compartilhadas por outras pessoas como se os crimes estivessem acontecendo em outras cidades do Brasil.
Só que, na verdade, essas imagens são de crimes distintos e que ocorreram em locais diferentes.
O texto extremamente alarmista é uma “tradução” de um texto que se espalhou pela web em abril de 2017, em espanhol. No boato “original”, o alerta nem se dá ao trabalho de informar onde os sequestradores estariam roubando as crianças.
A fotografia que mostra os peritos perto de alguns corpos é de uma chacina ocorrida em novembro de 2015, em Veracruz – no México. Na ocasião, os policiais encontraram 7 corpos de 7 homens, que foram mortos com vários tiros na cabeça.
A foto de uma criança morta com o corpo ensanguentado é de 1991 e o crime aconteceu em 1991, na Colômbia. A criança da fotografia era o filho de 8 anos de Julián Vélez, um dirigente da União Patriótica. O menino teve seus seus órgãos genitais amputados, além de ter sido violentado antes de ser morto!
Boatos de tráfico de órgãos em Minas Gerais
Essa não é a primeira vez que boatos envolvendo tráfico de órgãos em Minas Gerais se espalharam pela internet. Em maio de 2015, a polícia desmentiu rumores sobre esse tipo de crime que, segundo o que disseram na web, estaria ocorrendo em várias cidades. Apesar do pânico causado, ninguém foi preso!
Crime real
Apesar dessa história de tráfico de órgãos ser falsa, o crime de tráfico de pessoas acontece de fato! Mas ele é diferente do que muitos pensam…
Em setembro de 2013, investigadores conseguiram desmantelar uma quadrilha que negociava a venda de bebês para adoção através da internet! As crianças eram vendidas (inteiras e não aos pedaços) para brasileiros e para estrangeiros que queriam ter filhos por lances que iam de 7 a 10 mil reais!
Conclusão
O alerta sobre sequestradores que estão matando crianças para roubar seus órgãos é falsa! Trata-se de uma tradução muito mal feita de um boato que surgiu em espanhol!