Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Criatura pode ser a mistura de humano com inseto!

Inseto Humano

Animais

Criatura pode ser a mistura de humano com inseto!

Conheça a verdade por trás da história da criatura inseto-humano que teria sido encontrada em uma cidade no interior do Ceará.

Em junho de 2011 a notícia explodiu da web! Blogs e sites de notícias postaram a história inusitada:

Criatura encontrada no Ceará pode ser filho de inseto com humano!

De acordo com a notícia, a tal criatura foi encontrada na cidade de Brejo Santo. O ser, segundo o texto, parecia uma mistura de humano com algum inseto!

Será que isso é verdade?

Não, não é verdade! A notícia é falsa!

O boato eletrônico surgiu em abril de 2011, alguns blogs como o Senador Sá Online começaram com a história. Foi questão de dias para que outros sites copiassem o hoax e em pouco tempo a matéria dominou a web.

Analisando o boato

Como todo hoax que se preze, o texto cita alguns nomes para dar mais credibilidade ao assunto e é muito vago e meio confuso em alguns pontos. Por exemplo, no trecho:

“… O ser, que parece uma mistura de humano com algum inseto, foi encontrado no sítio dos pequenos agricultores, Raimundo e Maria Augusta. Ao avistarem a criatura, ligaram para a Polícia Ambiental.”

Os “pequenos agricultores”, chamados no texto apenas como “Raimundo” e “Maria Augusta” (ambos sem sobrenome!), avistaram a criatura e ligaram para a polícia. O artigo, nesse ponto, não deixa claro se a tal criatura estava viva ou morta. Se bem que, mais abaixo, o autor afirma que o bicho estava com a “temperatura elevada”. Isso, segundo o autor, significava que a aberração estaria viva quando foi encontrada.

Qual a temperatura ideal para um inseto-humano vivo? Quem sabe?

O trecho abaixo deixa mais dúvidas do que esclarecimento:

“…Em nota oficial, divulgada à imprensa, o reitor da universidade informou o seguinte: ´Não sabemos direito o que este ser é ou representa. Aparentemente é resultado de uma relação sexual entre um humano, e um inseto.”

Que teste é feito para se deduzir que o bicho e fruto de uma relação sexual entre um humano e um inseto? Como o reitor da Universidade Federal do Ceará pode chegar a essa conclusão apesar de não saber o que era?

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Infelizmente, o casal que teria encontrado o animal não pode mais ser localizado, pois fugiram depois que seu sítio foi consumido por um incêndio.

Naturalmente, o autor da “notícia” não seguiu a cartilha do bom jornalista. A matéria ficou com algumas lacunas como, por exemplo, quem colocou fogo no sítio do casal? Será que o senhor Raimundo e a dona Maria foram os responsáveis pelo incêndio?

O policial Jair Pontes (se é que existe) é uma autoridade local? O delegado Paulo da Silva (se é que existe) é uma autoridade local?

Se a resposta for sim, então o texto se confunde no final ao afirmar que “…Em contato com autoridades locais, ninguém quiz (sic) ou não souberam falar sobre o assunto.”.

Sendo assim, a nota oficial que o reitor da universidade teria apresentado à imprensa não teria sido uma prova?

Ou seja, fica claro que quem escreveu a matéria o fez de ouvir dizer.

Ao procurar por “Jair Pontes” na web só recebemos como resposta blogs relacionados à noticia. O mesmo acontece com o delegado.

A foto do bicho

A criatura que aparece na foto da notícia é, na verdade, um boneco!

Inseto Humano

Criatura pode ser a mistura de humano com inseto! Será? Não!

 

Já mostramos aqui no E-farsas há muitos anos atrás uma sereia que teria sido encontrada depois do tsunami na Ásia. Na época, descobrimos que a tal sereia era uma obra de arte do escultor Juan Cabana.

Pois não é que encontramos essa foto no mesmo site do escultor?

No Feejee Mermaid.htm o artista mostra uma série de trabalhos seus e de outros colegas que, assim como ele, também criam sereias utilizando materiais como carcaças de peixes e pelos de animais. Algumas esculturas possuem tanta qualidade que chegam até a enganar os mais céticos.

Continue lendo
25 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo