De que material é feito esse arco de Hiroshima

Share Button

Imagens mostram um arco que sobreviveu à explosão da bomba atômica de 1945 e do tsunami em 2011 na cidade de Nagasaki, no Japão.

Essas fotos, que circulam pela web desde o final de junho de 2011, exibem um arco – ou torii – em duas épocas distintas: na primeira, o torii aparece intacto depois de agüentar a explosão atômica ocorrida em 1945 em Nagasaki; a segunda imagem mostra o mesmo arco, já em 2011, sobrevivendo ao terremoto e ao tsunami que devastaram aquela área.

Abaixo das duas imagens, os dizeres:

De que merda é feito esse arco???

De que material é feito esse arco?

Será que as fotos são reais? Será que foram manipuladas?

As fotos são reais! Mas a história é falsa!

Na verdade, os arcos não são os mesmos. O torii da primeira foto fica em Nagasaki e o segundo arco fica no santuário de Kusuchi, na cidade de Otsuchi – ambos no Japão.

Outro detalhe é que Nagasaki não foi afetada (diretamente) pelo tsunami e pelo terremoto que ocorreram no Japão em março de 2011.

O torii é um portão tradicional japonês que assinala a entrada ou a proximidade de um santuário. A Wikipédia afirma que “Não há consenso acerca da origem dos torii. No entanto, simbolizam claramente a separação, mas também a proximidade, entre o mundo dos homens e o mundo dos kami.

Segundo o site de notícias Daily Mail, a primeira fotografia foi feita por Yousuke Yamahata, que registrou a tragédia desde o dia 10 de agosto de 1945 – um dia depois da bomba devastar com a cidade.

Arco de Nagasaki 1945

Arco de Nagasaki de 1945

Já a segunda imagem – como dissemos – foi feita em 2011, na cidade de Otsuchi, a 1300 quilômetros de Nagasaki.

Arco de Nagasaki em 2011

Arco de Otsuchi em 2011

De qualquer maneira, mesmo não sendo o mesmo arco, é incrível ver que ambos continuaram de pé após as duas tragédias.

Share Button
Acidentes, Construções, Falso, Fotos, Tecnologia
, , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

52 comentários

  1. Leonardo Dias

    Vou facilitar o trabalho do Gilmar, o Torri pode ser feito de madeira, pedra ou concreto, com outros “componentes” que fazem o Torii durar MUITO tempo e ter uma resistência absurda.

  2. Roseli

    Nagasaki fica em outra ilha (Kyushu) lá nem sentiu o tremor.
    Dá pra vc falar de outra idiotice que falam sobre o Japão? Aquela história de que gueixas tem o pé atrofiado ( a prática era comum na CHINA e não no JAPAO)

  3. Pingback: Anônimo

  4. Como disse um amigo aí em cima, os Toriis são feitos com materiais puros, como metal ou madeira. Concretos são usados mais em templos localizados nas grandes metrópoles.

    Impossível ser o mesmo Torii, já que Nagasaki fica muito longe de Sendai, a província mais atingida pelo terremoto e pela tsunami.

    • ou pode ser a porta q jesus vai chegar tem gente q diz q a terra veio de uma esplosão mas quem teria criado os elementos para essa explosão ? se não esistisse deus não existiria vida esse arco pode ser o portal onde jesus vira para nos buscar e só os puros de coração irao com ele

  5. Elson

    Arcos de qualquer tipo tem uma durabilidade maior do que outras estruturas porque oferecem pouca resistência a ação da natureza e conseguem resistir mais.

    Se houvesse um estádio de futebol na área – é bem possível que exista – o estádio pode ter desabado com o terremoto, mas as traves do campo provavelmente estarão incólumes.

  6. giselia

    Poxa Tayonara, tua conversa ai nao tem nada haver, para voce repetir, procure entender melhor a Biblia sobre o relato da volta de JESUS, que nao tem porta nenhuma, Ele apenas aparecera no ceu e todo olho O vera, Ele nao precisa de porta feita por homem algum, eh cada estoria sem fundamento que as pessoas inventam….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *