20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Dilma aparece em foto antiga ao lado de Pablo Escobar! Será?

- Publicidade -

Será verdadeira a fotografia que mostra a presidente Dilma Rousseff posando ao lado do traficante colombiano Pablo Escobar?

A imagem não é nova! Circula pela web desde 2014 e voltou a se espalhar pelas redes sociais no final de junho de 2015. Nela podemos ver o que parece ser uma festa de aniversário infantil onde teriam se encontrado Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (presidente da Argentina) ao lado de seu marido e o traficante colombiano Pablo Escobar.

A fotografia, que parece ser bem antiga, seria uma prova do envolvimento da presidente do Brasil com um dos maiores narcotraficantes de todos os tempos?  

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Dilma Rousseff ao lado do traficante Pablo Escobar! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Dilma Rousseff ao lado do traficante Pablo Escobar! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Apesar de muitos sites e blogs estarem espalhando a informação de que a mulher ao lado de Pablo Escobar seria Dilma Rousseff, a verdade não é bem essa!

A foto é de uma festa de aniversário comemorada na casa de Miguel Ángel Zuvic, pai da política argentina Mariana Zuvic. O homem de bigodes que aparece na fotografia não é Pablo Escobar, mas o próprio Miguel Ángel. Como podemos ver na imagem abaixo, Miguel se parecia um pouco com o traficante:

Miguel Ángel Zuvic brincando em festa de aniversário (foto: Reprodução/Facebook)
Miguel Ángel Zuvic brincando em festa de aniversário (foto: Reprodução/Facebook)

Dilma possuia essa aparência nos anos 1980, bastante diferente da mulher que aparece na foto que foi espalhada na web:

Dilma nos anos 1980! (foto: Reprodução)
Dilma nos anos 1980! (foto: Reprodução)

Origens

- Publicidade -

É difícil de se saber a origem de boatos como esse, mas podemos atestar que essa farsa foi criada em cima de outro boato com uma publicação em um perfil falso no Twitter chamado ElisaCarrioUNEN (já excluído) e que depois foi disseminado pelo jornal argentino TN (do Grupo Clárin de Comunicações, que faz oposição ao governo de Cristina Kirchner).

Na notícia, o TN afirmava que a família Kirchner havia se encontrado com Pablo Escobar (e nada sobre Dilma Rousseff), mas poucas horas depois, descobriram que o homem da foto não era Pablo Escobar e a notícia publicada no TN foi apagada.

Conclusão

Quem está nessa foto é: Miguel Ángel Zuvic, Cristina Kirchner, Emma – a esposa de Miguel (que não é a Dilma) – e Nestor Kirchner (marido de Cristina).

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

23 COMENTÁRIOS

  1. Mas ai que tá Gilmar.. por que apagaram o perfil da pessoa e excluiram a notícia? se fosse farsa como muitas daas que aparecem contra o governo aqui, por que o post seria apagado com essa urgência assim como o perfil?

    • Eu queria até uma graninha, viu? 🙂
      Porque trabalhar há 13 anos com o E-farsas de graça pra leitores como você já está cansando!
      Pode ficar tranquilho, não estou ganhando nada de nenhum partido, mas se quiserem mandar eu aceito sem problemas!

      • sinto muito mais esta foto nada haver com o Miguel Ángel Zuvic se pesquisa google nem uma foto chegar perto o rosto e muito arredondado mais para O traficante mesmo sempre acreditei na sua pagina ate ajava ela com parametros para avisar os amigo de noticia fakes mais agora esta pagina para mim e noticia fake vc estava fazendo um pelo trabalho mais vivemos em uma pais livre cada um dar sua opinião .

  2. Gilmar Lopes, pára de defender essa cacalhada que tomou o nosso Brasil na mão grande e não quer mais largar. O cabelo do Miguel Ángel é liso , seu rosto mais fino e o bigode é totalmente diferente do bigode do Pablo Escobar. No aniversário todos estão com roupas diferentes, inclusive o Ángel. A Dilma revolucionária andava, sim, com todo tipo de gentalha. Pergunta para o filho do Pablo que escreveu o livro, se não era a Dilmão.

  3. Dilma e Lila são sem vergonha corruptos assassinos traficantes o mundo todo sabe menos os mortadelas vagabundo sustentados por eles com nosso dinheiro .qual o segredo achou ruim pega eu estou aqui esperando o primeiro ?

  4. fora Dilma corrupta vagabundo desejo cadeia pra você é que seu câncer te consuma sua caraté a última gota e que o diabo queime sua alma eternamente no inferno a sua e dos seus eleitores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui