17.5 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 5, 2022

Dois sóis aparecem na China! Nibiru? Fim do mundo? Disco voador?

- Publicidade -

Estranho fenômeno registrado em vídeo mostra Sol duplo na China!

No começo de março, a TV chinesa CTV mostrou um vídeo intrigante: dois sóis aparecem – lado a lado – assustando muitos espectadores.

Sol duplo aparece na CHINA
Sol duplo aparece na CHINA

Como era de se esperar, a reportagem caiu na web e em poucos dias alcançou as centenas de milhares de visualizações.

Veja abaixo o vídeo que mostra o Sol duplo:

A repórter diz: “A notícia do dia aqui na China é este vídeo que foi enviado para nós por um homem que viu dois sóis esta tarde”.

- Publicidade -

Mais adiante, na matéria: “O Sol parece que está refletindo nas nuvens. Isso é uma ilusão de óptica, porém o homem que fez este vídeo diz que viu mesmo dois sóis”.

O cinegrafista que fez o vídeo fala: “Eu vi 2 sóis mesmo e os filmei para provar.”.

Não demorou nada para que vários fóruns, sites e blogs começassem a criar teorias das mais variadas. O aviso de que o fim do mundo estaria próximo, discos voadores e a explosão de uma super nova foram três das mais cogitadas!

Mas será que isso é real? Será que o segundo Sol visto na China é uma nova estrela?

O vídeo é real! Pelo menos não encontramos nenhuma falha que apontasse para manipulação digital.

Mas antes que você fique desesperado e saia correndo pelas ruas arrancando os cabelos de medo, temos que avisar:

Trata-se de uma ilusão de óptica, de uma miragem!

Em entrevista ao portal Life’s Little Mysteries, o astrônomo da Universidade de Illinóis, Jim Kaler, disse que a imagem do sol duplo é um efeito de refração óptica, mas é um fenômeno raro e ainda não totalmente explicado pela ciência.

Kaler não acredita que ele (o vídeo) tenha sido produzido no computador. “Deve ter havido alguma gota de atmosfera em algum lugar que causou este fenômeno verdadeiramente espetacular, que de certa forma é uma miragem.”, afirma Jim.

Segundo o Wikipédia, “miragem ou espelhismo é um fenômeno óptico muito comum em dias ensolarados, especialmente sobre rodovias, em paisagens desérticas, ou também em alto-mar. Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um fenômeno físico real e não apenas uma ilusão de óptica. Miragem pode ocorrer em diferentes condições, causando vários tipos de imagem do objeto. A luz solar, em direção ao asfalto, sofre refração devido ao gradiente de temperatura das camadas de ar a medida que se aproxima do asfalto. Essa refração desvia a direção de propagação da luz, e por final, ela reflete-se (reflexão total) nas camadas de ar próximas ao solo, fazendo com que a luz agora se distancie dele. Desta forma, tem-se a ilusão que a superfície do solo está espelhada (poça de água aparente). O fenômeno também é observado quando o solo está muito frio, neste caso as imagens refletidas no ar são invertidas.

Resumindo, as miragens aparecem quando as partículas na atmosfera refratam, ou dobram, a luz.

O interessante é que normalmente as miragens acontecem perto do horizonte, onde o ar é mais denso. Também é comum que as miragens aparecem com objetos alinhados na vertical, acima ou abaixo da fonte original da luz. No vídeo, os objetos aparecem alinhados lado a lado, criando um efeito assustador e lindo ao mesmo tempo!

Para quem quer saber mais sobre o fenômeno, sugerimos o ótimo texto postado no blog de Astronomia AstroPT, onde o astrônomo Carlos F. Oliveira também defende a teoria da refração no caso do vídeo chinês.

A Agência Espacial Americana, a NASA, disponibiliza diversas imagens sobre miragens desse tipo.

Veja abaixo o que encontramos em vídeos sobre a ocorrência de “duplos sóis”:

 

Ocorrência do dia 23 de agosto de 2010

 

E isso foi filmado em 16 de maio de 2009

 

E mais esse:

 

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

29 COMENTÁRIOS

  1. Hoje e’02 de outubro de 2011, e resolvi tirar fotos do sol,em 3 horarios diferentes e para minha surpresa o solzinho estava la’,nas 3 fotos. Gostaria de saber mais sobre o fenomeno.

  2. Tenho tentado interrogar os negacionistas de vários sites, como os do Astro PT por exemplo, mas eles não permitem que perguntemos muito. Quando o questionamento se aprofunda, eles começam a usar o deboche e o insulto como defesa, apagam comentários e utilizam outros recursos desonestos.

    Há um tendência defensiva em todos os negacionistas que consiste em debochar e, simultaneamente, insultar quem questiona os pressupostos que eles consideram resolvidos e inquestionáveis. Por mais que tentemos, não conseguimos enveredar as perguntas por aí.

  3. Para mim, a parhelia, as ilusões e miragens no céu existem e são utilizadas, pelos governos, como escudo para iludir e enganar as pessoas a respeito da aproximação do segundo sol.

    • Dois sóis? Aproximando? kkkkkk
      Como você quer que não riam de você, falando esse tipo de absurdo?
      Em vez de sair acreditando em tudo que é baboseira que encontra, dá uma pesquisada e sites sérios, Wikipédia, que seja.
      Se você não acredita na física newtoniana, aí f*deu :/

  4. Tentem questionar de forma profunda os astrônomos negacionistas e vocês verão que eles começam a apagar os seus comentários, a depreciar as suas perguntas e a atacar a sua pessoa. Eles SE RECUSAM A TRATAR DO PROBLEMA e o fazem com todo o descaramente, sem um pingo de pudor ou vergonha.

    Essa resistência teimosa indica que há, sim, algum problema relacionado com esses temas pois, do contrário, eles dariam todos os esclarecimentos e não tentariam evitar o exame minuncioso de suas teorias. Recusar esclarecimentos não condiz com seriedade científica.

    • Isso ai foi um erro do programa principal que acabou por duplicar o Sol, foi uma mudança qualquer na Matrix, mas relaxa isso ocorre com frequência! rsrsrsrs…

  5. Blablablablabla…

    Sim, aì vem um fisico ou cetico, e diz que isso é normal…tenho uma vò de 94 anos, e nunca viu esse tipo de miragem quando fazia calor no Brasil…Alias, nao temos noticias de 2 sois no passado…entao explica isso Doutor? onde estao os videos da decada de 90, da decada de 80 70 com 2 sois…isso teria que ser normal nao? quero ver

    • Na década dos anos 80, uma irmã minha viu um fenômeno desse tipo: ao lado do sol havia um círculo incandescente quase igual ao Sol, e bem maior que o Sol. Já eu, no ano de 1994, também vi outro fenômeno desse: outra imagem do Sol ao lado do Sol, muito incandescente e do tamanho do Sol. Tá provado que isso sempre foi comum existir. Simplesmente é um fenômeno raro. Certa vez, na China, apareceu imagens de três sóis, e não apenas de dois. Nesse caso, para quem acredita no tal de Nibiru, o que tem a dizer? Se acha que o primeiro é o nosso Sol, e que o segundo é Nibiru, e o terceiro? Que seria?

  6. teorias da conspiração , e tem gente que acredita, em fada , gnomo só pode vão trabalha cambada. ou vão comprar bilhete da mega premiado , capaz de acreditarem ainda kkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui