13.2 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

Domus Mortem. Decida se um gato vive ou morre!

- Publicidade -

Um site chamado Domus Mortem mostra um gato, em uma webcam ao vivo, pede para o visitante decidir sobre a vida ou morte do bichano e gera polêmica na web. Será real ou falso?

Um site perturbador, sem dúvida. Não há nada no site além de uma única página com um vídeo mostrando um gatinho preso em uma jaula. Logo abaixo, um painel de votação com duas opções:

“Salve o gato” e “Mate o gato”

domus_mortem-painel
Painel do site! Decida o destino do pobre gatinho!

Um relógio marca o tempo restante para o final da votação. Quando visitamos o site (dia 26 de junho de 2011), o relógio marcava que faltavam apenas 7 dias para o término do jogo.

Algumas pessoas entraram em contato conosco questionando a veracidade da página. Será que isso e real? Será que algum criminoso está realmente colocando a vida de um animal nas mãos dos internautas?

A história é falsa!

A idéia de usar um site para decidir entre vida e morte não é nova! Na ficção, o filme “Sem Vestígios” (Untraceable, em inglês), de 2008, um maluco prende suas vítimas e avisa que quanto mais visitas o site alcançar mais rápido suas presas morrerão.

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/HtxKNu6rGOk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Usar um gato como vítima foi uma escolha bem pensada, muita gente adora gatos! Em 2003, um engraçadinho inventou uma história de que estaria vendendo gatos presos em garrafas de vidro. Na época a história falsa dos gatos bonsai foi um escândalo que envolveu até o FBI!

- Publicidade -

O gato na jaula

O blog Johnnypet mostra que o vídeo é, na verdade, uma série de curtos trechos de vídeos que se repetem – em loop – dando a impressão de que há um gato enjaulado 24 horas por dia.

O filme abaixo mostra um resumo de várias horas e prova que há um loop de imagens repetidas.

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/ca4wHIZoSR4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Algumas horas depois do vídeo acima ter sido publicado no Youtube, o Domus Mortem mudou a filmagem do gato enjaulado, como mostra o print abaixo:

 

domus_mortem-erro2
Print da página Domus Mortem - feita pelo blog Johnnypet

Outros leitores também começaram a investigar o site e encontraram diversas falhas no Domus Mortem. O blog Poison Express mostrou que o relógio com a contagem regressiva do site não é linear. Veja no print do Domus Mortem abaixo que no mesmo instante os dois navegadores mostram tempos diferentes.

Domus Mortem comparativo
Erro capturado por @_JordyAraujo.

Dono do site

O Zeus In Memoriam fez uma simples pesquisa sobre os domínios “domusmortem.com” e “domusmortem.net” e descobriu que eles pertencem à agência “Icons4u & Desing Ltda“. e o responsável técnico pelos domínios se chama Leonardo Sobral. De vez em quando, em seu perfil no twitter, Leonardo comenta sobre o site.

A Icons4u é uma agência especializada em marketing direto e cria campanhas para vários veículos, sobretudo, para a web.

Como o site da Icons4u está em fase de construção, acredito que o final da campanha da Domus Mortem coincida com a inauguração do próprio site deles. Um comercial de si mesmos? Pode ser…

Para votar entre salvar ou matar o gato, o internauta precisa se cadastrar no sistema. O cadastro deverá ser usado no futuro para o envio de promoções, ofertas, enfim… spam!

Colaborou conosco o especialista em terror, nosso amigo @Medo_b

Update: 03/07/2011

No dia 3 de julho o site Domus Mortem teve alguns problemas em seu contador e, apesar das votações atestarem que a maioria dos internautas não queria a morte do animal (estou falando do gato!), um vídeo postado no Youtube mostra que o destino do bichano foi a morte!

O filme – com uma péssima qualidade e sem áudio – não mostra o gato sendo morto de fato. Alguém entra na sala e coloca o gatinho dentro de um saco preto e, em determinado momento, o saco sai de cena e retorna.

Esse pode ter sido o momento em que o saco contendo o bichinho foi trocado.

Como foi mencionado em um dos comentários no Youtube, alguém que supostamente teve o sangue frio de exibir um gato preso em uma jaula não pensaria duas vezes em mostrar o felino sendo morto. Não se daria o trabalho de amenizar o ato bizarro com um saco preto! O que acham?

Agora, no dia 3 de julho, o vídeo em loop do gato em uma jaula foi trocado por um filme (em HD!) em que a vítima dessa vez é uma garota.

Com isso, temos a certeza de que todo essa repercussão em torno desse site está servindo para divulgar algum novo produto, filme ou marca!

Vamos acompanhar!

 

Update: 05/07/2011

Fim do mistério!

De acordo com a matéria publicada pelo ANDA (Agência de Noticias dos Direitos Animais), a polícia de São Paulo abriu um inquérito policial sob o nº 287/11 na 1ª Delegacia do Meio Ambiente de SP – a pedido do Ministério Público – para que se apure a apologia à violência contra animais mostrada pelo site domusmortem.com.

Na mesma matéria publicada hoje no Anda, o técnico cinematográfico Josmar Bueno Junior, de 38 anos, é o produtor do Domus Mortem e também sócio-diretor da produtora “Guela Cine Produções”.

Segundo Josmar, em entrevista à ANDA, “a idéia era entreter o público dentro de uma proposta de dramaturgia ficcional ainda sem um formato definido. O site na verdade é o produto, mas ainda não sabemos aonde vamos chegar. Depois dessa repercussão é provável que tentemos comercializar algo baseado nessa produção”, afirmou o produtor.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

72 COMENTÁRIOS

  1. Cara…ta estranho isso ai…a final essa porra é ou nao verdade? Todo mundo falava que o cara era hacker para roubar dados por isso precisava logar as contas para votar, depois o cara estava fazendo um viral e ia usar o cadastros para mandar propagandas e tal e agora nao precisa mais fazer nada, apenas votar. Mesmo com todos os erros, loops, diferenças na contagem regressiva e etc…sinto que ainda continua um clima tenso no ar, nao estao todos convencidos de que é uma farça, ou estou errado? Me ajuda ai pow!!

    • Meu caro, não se preocupe com o gato. Ele é, se não me engano cena de um filme. E se você ligar amanhã verá que gato faz exatamente a mesma coisa que faz agora. Montagem muito bem feita, impressiona muitos de uma só vez. A única intenção desse cara é impressionar cada vez mais, agora que ele permitiu que todos votem foi mesmo para te causar impressão. Não caia nessa. Verá que domingo a unica coisa que vai aparecer vai ser o site dele inaugurado.

  2. Uma completa idiotice sem limites. Não importa se é verdadeiro ou não. Isso além de ser ameaça, é também uma forma de extorsão. Maneira de roubar senhas e encher nossos emails com spam. Seria legal denunciar para o cara se tocar que certas coisas não se fazem.

    • Concordo! Mentira ou verdade, pode dar “ideia” pra quem já tem tendencias de ser mau com animais, além de possivelmente roubar dados das pessoas, pq se não qual o sentido de se perder tempo elaborando esse tipo de coisa? Uma grande boçalidade.

  3. “Eduardo disse:
    30 de junho de 2011 às 0:39
    Meu caro, não se preocupe com o gato. Ele é, se não me engano cena de um filme. E se você ligar amanhã verá que gato faz exatamente a mesma coisa que faz agora.”

    Ta e você quer que o gato faça o que dentro de uma jaula de 2×2 ?
    o gato n consegue nem levanta direito meu….
    o geito é esperar o fim da contagem ahahaha

  4. GENTE ME MANDA O SITE QUE EU ATÉ VOTEI MAS NÃO ACHO MAIS QUERO VER NO DOMINGO TAMBÉM!!ME PROCURA NO FACE QUEM CONSEGUIR FAZER A GENTILEZA DE PASSAR O SITE TA?? ROBERTA LACAVA

  5. Muito obrigado por usarem o “PoisonExpress” como fonte =D, fico muito feliz pela divulgação e mais feliz ainda pela postagem bem montada aqui realizada com diversas fontes, parabéns ao e-farsas, muito bom mesmo!

  6. Quando entrei no site, havia 487593 votos para salvar o gato. Eu votei não sei quantas mil vezes e o número não mudou… Deve estar programado para aumentar automaticamente.

  7. Olá Gilmar, mas se for mesmo uma estratégia deste cara, isto é legal perante as leis?
    Não seria uma brincadeira de muito mal gosto????
    Aposto que se fosse um bebe ou uma criança no lugar do gato, sendo ameaçado, autoridades já teriam entrado em ação e até encontrado de onde vem o pc, mas como é apenas uma gato, não é?
    Porque de certa forma ele está estimulando violência. E sem falar que sempre tem alguém de cabeça fraca…….Pode alguém fazer isto perante a Lei? Qualquer um tem este direito?

    • Pelo vídeo que está no Youtube, não dá pra ver se ele realmente matou o gato! A qualidade está péssima e ele pode ter trocado o saco de lixo por outro!

  8. Não vi nada porque desde as 19 horas não consigo entrar no site, o que houve?
    É aquele negócio da mulher? Eu vi no domusmortem.com, agora. Mudou??
    Queria ter visto o gato 🙁

  9. Quem mata bicho mata gente.

    A crueldade é a mesma.

    Psicopatas COMEÇAM ASSIM.

    Se você não tem pena do gato, tomara que um parente seu seja o próximo.

        • ambos fizeram apologia aos maus tratos. é crime, previsto em lei. nao ha censura, mas liberdade de expressão tem limites! imbecis, alcançaram a bosta de publicidade que queriam, trazendo à tona a maldade de muitos imbecis que queriam o bichano morto e, mais, queriam assistir a isso! sabendo ou não que tratava-se de algo forjado, um monte de FDP parou para esperar a morte ao vivo do bichano, e ainda vem aqui escrever “ah, não deu para ver!”. o que fizeram é CRIME! vamos ver se ao menos esse crime propagado via internet não fica impune!

  10. Veja a questão toda, na minha opnião, gira em torno de q cada vez mais as pessoas acham que podem fazer oq bem entendem na internet…
    Vou pegar um gato, colocar numa gaiola e vou pro centro da cidade com uma urna fazer uma votação perguntando se o gato deve viver ou morrer, acho q em menos de meia hora eu vou estar preso…
    Era oq tinha q acontecer com esse sujeito….o pior é a intenção…fake é logico q é…mas a intenção dele é perversa…isso já diz muita coisa…agora tem a menina amordaçada lá…faz favor né? ninguem vai tomar uma providencia…palhaçada!

  11. postaram isso no Twitter. Nem tive coragem de ver direito, mas “parece” q ele mata o gato. É o q dá a entender. Não sei quem postou. Se foi algum truque, de qualquer maneira é incitar MUITA violência contra animais SIM, né… Pra quem tiver coragem de ver, tirem suas conclusões, eu prefiro acreditar q o gatinho não morreu, q foi tudo brincadeira ou marketing de péssimo gosto : http://www.videolog.tv/MarlonColhado/videos/673683. Esse é o perfil desse “Marlon”, q não sei quem é, só tem o vídeo lá: http://www.videolog.tv/MarlonColhado/visaoGeral. 🙁

    • Esse Marlon é uma pessoa qualquer… e o vídeo da morte do gato está no canal do Domus Mortem oficial, só que precisa se cadastrar, porque está censurado.

  12. Gente! Tem tantas coisas acontecendo, parem por um minuto e pensem: porque será que cai uma árvore encima de alguém e este morre, um galho, um tropeço, uma bala perdida, um cancer, um acidente besta qualquer e a vida se transforma DESTA PARA A OUTRA! Vocês acham que vai ficar por isso mesmo o que este pessoal(diria bestas) fez? O UNIVERSO TEM SUAS LEIS E NINGUÉM ESCAPA DELAS. Fiquem no BEM e na LUZ.
    Ieda Maria

  13. Meu Deus…
    O site tá explicando que é fake e tem gente comentando aqui: “salvem o gatinho” “oh! ele já matou o gatinho” “tadinho do gatinho”

    Deus do céu…Vocês leram a matéria antes de comentar? Não tinha gato correndo perigo, era FAKE. Aquilo era um vídeo com o loop infinito, dando a impressão de estarem filmando o gato.
    E o vídeo da morte também, não tinha gato nenhum no saco

    Tem maldades REAIS acontecendo no mundo, não precisam se preocupar com essa bosta fake

    e_e’

    • É tão bom te ver aqui x3
      Mas então, acho que a mulher não vai morrer mesmo, porque disseram que seria sexta, mas já passou, então não sei o que vão fazer.

  14. Não acredito que alguma pessoa possa acreditar em uma coisa dessas a imagem do vídeo é uma porcaria e se vocês prestarem atenção o gato faz a mesma coisa toda hora as imagens se repetem e o suposto assassino troca de saco na hora da “morte” do gatinho então para sair por ai falando de uma coisa que não sabemos é melhor estudar as coisas melhor e com mais atenção.

  15. […] Era tudo uma grande farsa! A produtora paulistana Guela Cine Produções estava por trás dessa ação. Segundo a empresa, tratava-se de uma obra de ficção, e o objetivo era lucrar em cima disso. A suposta transmissão ao vivo era, na verdade, imagens exibidas em loop – uma série de curtos trechos que iam se repetindo sucessivamente. A polícia chegou a abrir um inquérito na 1ª Delegacia do Meio Ambiente de SP para investigar a apologia à violência contra animais. [E-farsas] […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui