Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Domus Mortem. Decida se um gato vive ou morre!

domus_mortem-erro2

Animais

Domus Mortem. Decida se um gato vive ou morre!

Um site chamado Domus Mortem mostra um gato, em uma webcam ao vivo, pede para o visitante decidir sobre a vida ou morte do bichano e gera polêmica na web. Será real ou falso?

Um site chamado Domus Mortem mostra um gato, em uma webcam ao vivo, pede para o visitante decidir sobre a vida ou morte do bichano e gera polêmica na web. Será real ou falso?

Um site perturbador, sem dúvida. Não há nada no site além de uma única página com um vídeo mostrando um gatinho preso em uma jaula. Logo abaixo, um painel de votação com duas opções:

“Salve o gato” e “Mate o gato”

domus_mortem-painel

Painel do site! Decida o destino do pobre gatinho!

Um relógio marca o tempo restante para o final da votação. Quando visitamos o site (dia 26 de junho de 2011), o relógio marcava que faltavam apenas 7 dias para o término do jogo.

Algumas pessoas entraram em contato conosco questionando a veracidade da página. Será que isso e real? Será que algum criminoso está realmente colocando a vida de um animal nas mãos dos internautas?

A história é falsa!

A idéia de usar um site para decidir entre vida e morte não é nova! Na ficção, o filme “Sem Vestígios” (Untraceable, em inglês), de 2008, um maluco prende suas vítimas e avisa que quanto mais visitas o site alcançar mais rápido suas presas morrerão.

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/HtxKNu6rGOk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Usar um gato como vítima foi uma escolha bem pensada, muita gente adora gatos! Em 2003, um engraçadinho inventou uma história de que estaria vendendo gatos presos em garrafas de vidro. Na época a história falsa dos gatos bonsai foi um escândalo que envolveu até o FBI!

O gato na jaula

O blog Johnnypet mostra que o vídeo é, na verdade, uma série de curtos trechos de vídeos que se repetem – em loop – dando a impressão de que há um gato enjaulado 24 horas por dia.

O filme abaixo mostra um resumo de várias horas e prova que há um loop de imagens repetidas.

[iframe: width=”425″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/ca4wHIZoSR4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Algumas horas depois do vídeo acima ter sido publicado no Youtube, o Domus Mortem mudou a filmagem do gato enjaulado, como mostra o print abaixo:

 

domus_mortem-erro2

Print da página Domus Mortem - feita pelo blog Johnnypet

Outros leitores também começaram a investigar o site e encontraram diversas falhas no Domus Mortem. O blog Poison Express mostrou que o relógio com a contagem regressiva do site não é linear. Veja no print do Domus Mortem abaixo que no mesmo instante os dois navegadores mostram tempos diferentes.

Domus Mortem comparativo

Erro capturado por @_JordyAraujo.

Dono do site

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O Zeus In Memoriam fez uma simples pesquisa sobre os domínios “domusmortem.com” e “domusmortem.net” e descobriu que eles pertencem à agência “Icons4u & Desing Ltda“. e o responsável técnico pelos domínios se chama Leonardo Sobral. De vez em quando, em seu perfil no twitter, Leonardo comenta sobre o site.

A Icons4u é uma agência especializada em marketing direto e cria campanhas para vários veículos, sobretudo, para a web.

Como o site da Icons4u está em fase de construção, acredito que o final da campanha da Domus Mortem coincida com a inauguração do próprio site deles. Um comercial de si mesmos? Pode ser…

Para votar entre salvar ou matar o gato, o internauta precisa se cadastrar no sistema. O cadastro deverá ser usado no futuro para o envio de promoções, ofertas, enfim… spam!

Colaborou conosco o especialista em terror, nosso amigo @Medo_b

Update: 03/07/2011

No dia 3 de julho o site Domus Mortem teve alguns problemas em seu contador e, apesar das votações atestarem que a maioria dos internautas não queria a morte do animal (estou falando do gato!), um vídeo postado no Youtube mostra que o destino do bichano foi a morte!

O filme – com uma péssima qualidade e sem áudio – não mostra o gato sendo morto de fato. Alguém entra na sala e coloca o gatinho dentro de um saco preto e, em determinado momento, o saco sai de cena e retorna.

Esse pode ter sido o momento em que o saco contendo o bichinho foi trocado.

Como foi mencionado em um dos comentários no Youtube, alguém que supostamente teve o sangue frio de exibir um gato preso em uma jaula não pensaria duas vezes em mostrar o felino sendo morto. Não se daria o trabalho de amenizar o ato bizarro com um saco preto! O que acham?

Agora, no dia 3 de julho, o vídeo em loop do gato em uma jaula foi trocado por um filme (em HD!) em que a vítima dessa vez é uma garota.

Com isso, temos a certeza de que todo essa repercussão em torno desse site está servindo para divulgar algum novo produto, filme ou marca!

Vamos acompanhar!

 

Update: 05/07/2011

Fim do mistério!

De acordo com a matéria publicada pelo ANDA (Agência de Noticias dos Direitos Animais), a polícia de São Paulo abriu um inquérito policial sob o nº 287/11 na 1ª Delegacia do Meio Ambiente de SP – a pedido do Ministério Público – para que se apure a apologia à violência contra animais mostrada pelo site domusmortem.com.

Na mesma matéria publicada hoje no Anda, o técnico cinematográfico Josmar Bueno Junior, de 38 anos, é o produtor do Domus Mortem e também sócio-diretor da produtora “Guela Cine Produções”.

Segundo Josmar, em entrevista à ANDA, “a idéia era entreter o público dentro de uma proposta de dramaturgia ficcional ainda sem um formato definido. O site na verdade é o produto, mas ainda não sabemos aonde vamos chegar. Depois dessa repercussão é provável que tentemos comercializar algo baseado nessa produção”, afirmou o produtor.

Continue lendo
72 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo