today-is-a-good-day
17.2 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

É verdade que o 13º salário é como uma jabuticaba que só existe no Brasil?

Array
- Publicidade -

Descubra aqui se é verdade ou mentira que o décimo terceiro salário é como uma jabuticaba por só existir no Brasil!

A dúvida surgiu após declaração polêmica do General da reserva Hamilton Mourão afirmando que “o 13º salário é como uma jabuticaba por só existir no Brasil“.

A afirmação do candidato à vice-Presidência foi feita durante uma palestra para lojistas no Rio Grande do Sul, no dia 27 de setembro de 2018, e deixou muita gente em dúvida.

Afinal, o 13º salário existe somente no Brasil?

Verdade ou mentira?

O general da reserva Hamilton Mourão, candidato à vice na chapa de Jair Bolsonaro, comparou durante uma palestra com empresários que o direito dos trabalhadores ao 13º salário com uma jabuticaba, por – segundo ele – existir somente no Brasil.

Acontece que essa afirmação é falsa!

O candidato não procurou estudar o assunto e errou. O benefício do décimo terceiro salario foi instituído no governo de João Goulart, em julho de 1962 e regulamentado em novembro de 1965.

Além do Brasil, Portugal, México (onde foi apelidado de Aguinaldo) e Panamá (onde é pago em 3 parcelas no ano) são alguns exemplos de países que tem leis regulamentando o pagamento.

Na Alemanha e na Áustria, o 13º não é previsto em Lei Federal, mas é feito com base em acordos entre empresários e trabalhadores.

- Publicidade -

Nos Estados Unidos não há o pagamento de décimo terceiro, mas é uma tradição das empresas pagarem um bônus de natal a seus funcionários (um valor muitas vezes bem abaixo do salário do funcionário).

Conclusão

O Brasil não é o único país onde o funcionário recebe décimo terceiro salário!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

74 COMENTÁRIOS

  1. Se eu ganhasse 1500 dólares (mínimo dos EUA), pagasse 300 num ps4 e 60 num jogo, eu nem ligava pra 13º, agora aqui no brasil eu ganho 1200, um ps4 custa com sorte 1500, e lançamentos já chega a 200, isso foi um exemplo básico, pode comparar qualquer coisa, celular, eletrodoméstico, comida, etc.

  2. Com certeza o Brasil não é o único país com 13º….mas mencionar como parâmetro o caso da Alemanha, Áustria e EUA onde ocorre um pagamento de um bônus/salário por LIVRE e ESPONTÂNEA vontade dos envolvidos (algo como um INCENTIVO, RETRIBUIÇÃO ou mesmo uma RECOMPENSA) foi de uma extrema desonestidade (ou estupidez) intelectual.

  3. Faltou complementar que muitos países não pagam um décimo terceiro salário, mas paga salários em regra na forma de repasses semanais ou quinzenais, evitando assim a discrepância na quantidade de semanas ao longo dos meses. Isso porque se dividirmos os 365 dias do ano por 7 dias da semana, teríamos pouco mais de 52 semanas, o que equivale a 13 meses de 4 semanas. Daí a necessidade de um décimo terceiro salário para compensação.

  4. Com certeza o Brasil não é o único país com 13º….mas mencionar como parâmetro o caso da Alemanha, Áustria e EUA onde ocorre um pagamento de um bônus/salário por LIVRE e ESPONTÂNEA vontade dos envolvidos (algo como um INCENTIVO, RETRIBUIÇÃO ou mesmo uma RECOMPENSA) foi de uma extrema desonestidade (ou estupidez) intelectual.

  5. Com certeza o Brasil não é o único país com 13º….mas mencionar como parâmetro o caso da Alemanha, Áustria e EUA onde ocorre um pagamento de um bônus/salário por LIVRE e ESPONTÂNEA vontade dos envolvidos (algo como um INCENTIVO, RETRIBUIÇÃO ou mesmo uma RECOMPENSA) foi de uma extrema desonestidade (ou estupidez) intelectual.

  6. Na maioria dos outros países não há porque o soldo é semanal. O 13º não é um benefício, é uma compensação por dias trabalhados e não recebidos, já que o salário pago mensalmente cria distorções. A base para cálculo de salário são 22 a 24 dias trabalhados, 5,5 ou 6 dias/semana, considerando um mês com 4 semanas ou 28 dias. Só que a maioria dos meses têm 30 ou 31 dias. Por esses dias a mais você só recebe no fim do ano no chamado 13º salário.

    Portanto, sim, seria muito melhor o fim do 13º e o pagamento semanal. É uma jabuticaba, mas não é nem de longe um problema para empresariado. Pelo contrário: é até vantajoso aos patrões e prejudicial ao trabalhador, já que o trabalho não pago no ato e recebido no fim do ano não tem a correção da inflação

  7. Mexico, Portugal e Panamá então já é uma tendência mundial. Aonde amanhã no Sudão?
    Venezuela tem bem mais direitos, nós precisávamos ser mais igual a Venezuela

  8. esse mourão é idióta o décimo 13′ não é nenhuma gratificação esse dinheiro é do trabalhador por direito pois no ano tem 4 meses com 5 semanas então sendo assim o 13′ seria só uma devolução do nosso dinheiro trabalhado

  9. Não vi farsa nisso, ele não fez uma alegação literal, foi modo de dizer. Praticamente só existe no Brasil. De quase 200 países no mundo, vocês só apontaram 3 além do Brasil, estamos na contra-mão da tendência mundial. E para quem acha que 13º é uma “conquista do trabalhador”, entenda que o empresário só faz cortar 10% do seu salario todo mês e juntar tudo no final do ano, 12/12 e o trabalhador ainda sai perdendo com a inflação do ano, pois o montante recebido não é acrescido de nenhum tipo de reajuste. Péssimo negócio para o trabalhador, o governo só sabe fazer graça com o chapéu dos outros mesmo…

    • Isso é verdade, meu caro!!! Mas uma vez instituída, não merece nem ser discutida. Imagine hipoticamente, o governo destituir. Logo ficaria a mercê do empresário compensar o trabalhar pela não obrigatoriedade. Logicamente que não iria creditar imediatamente no salário mensal do proletário(kkk, proletário) 1/12 avos daquilo que acha que deve retornar ao trabalhador. Tudo aconteceria por força de mercado. Imediatamente as empresas absorveriam esta não despesa, geraria caixa, geraria investimento e por consequência disso um maior faturamento e lá no fim da corda, quem sabe, a gente (kkk, proletário de novo) iríamos usufruir em aumento salarial real em função da não obrigatoriedade. Mais postos de trabalho é sim verdade, com isso mais empregos; uma vez a pleno emprego a tendência do mercado de empresas é pagar maior salário ou seja lá a forma de remuneração ao colaborador.. Maaass,, estamos no Brasil e vamos saborear essa jabuticaba.

    • Não. É encontrada em vários outros países das Américas do Sul e Central, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, México e Venezuela. O ato de se referir como “jabuticaba” a algo que só existiria no Brasil já é errado em si mesmo…

  10. Na Alemanha, quem ganha altos salários, recebe apenas dois por cento do salário
    México e Panamá, são dois cucaráchos como o Brasil e somos os únicos onde o GOVERNO obriga esse pagamento. Uma bela jabuticada.
    todos

  11. Faltou acrescentar que tem previsão constitucional, em cláusula pétrea (que não se modifica nem com emenda). Mas como ele quer fazer uma outra CF, esse não seria o problema. Cheio de boas intenções.

  12. Tudo o que foi ilustrado nesta reportagem não configura o 13. salario do Brasil. Então o tal Mourão está certo. Lembrando que Mexico e Portugal estão quebrados.

  13. Veja que o 13o não existe nesses países citados matéria como existe no Brasil. Portanto a afirmação do Mourão não é falsa e foi descontestualizada da fala na palestra. No BRASIL os empresários além do salário ainda pagam todos os encargos como o INSS e os trabalhadores o INSS e o Imposto de Renda na fonte. Nós países citados o ABONO DE NATAL não tem encargos e nunca é equivalente a um mês do salário, portanto não são iguais aos do Brasil. Matéria foi tendenciosa.

    • Pois é! Quando surgiu o 13º, o jornal O Globo deu a manchete: O Décimo Terceiro vai acabar com a Economia brasileira. Só que a previsão se mostrou errada, visto que o brasileirinho acostumou a não guardar esse dinheiro e gastar para pagar contas e para comprar presentes.

      • O discurso dos empresários sempre é que qualquer coisa que aumente os custos de produção vai aumentar os preços e acabar com a economia, mas quando seus custos diminuem (redução/extinção de tributos como a CPMF ou de impostos) os preços não são reduzidos nem mais empregos são gerados, tudo isso vira pró-labore.

  14. Essa é a verdade
    Se os empresários pagassem os dias trabalhados, não existeria a falsa impressão de um bônus chamado de 13°salário.
    Talvez esteja aí um erro de interpretação da grande maioria dos trabalhadores que não sabem disso.

  15. Gilmar, parabéns pela volta da atividade no canal do You Tube.
    O 13o salário como é no Brasil, só existe aqui. Os bônus natalinos e/ou de fim de ano nos outros países não são atrelados ao valor do salário como aqui no Brasil, mas de acordo com a produtividade da empresa e dos funcionários podendo ser maior ou menor que um salário mensal – no Japão, EUA e Alemanha.

  16. Como dizia Romário para Pelé, esse general calado é um poeta.
    Isso sem contar que muitas empresas já especificam o salário que vão pagar levando em conta que o funcionário vai receber o 13º. Por exemplo, em vez de nos pagar 12 salários de 1500 nos pagam 13 de 1384,00. Logo não existe esse salário mais.

  17. Sou frequentador desse site. Muito interessante e util. Já falei do e-farsas várias vezes no rádio e na TV… Mas as vezes dá uma preguiça ver… Sugeria que vocês fossem mais objetivos. Tudo bem que a idéia é fazer o usuário navegar no site… Mas as vezes a mesma pergunta é repetida 3 ou 4 vezes.. até encontrar a resposta demora… fica a sugestão!

  18. Olha os Países que tem o 13º salário…
    Brasileiro se contenta com POUCO!

    É serio que vcs preferem um 13º salário, do que um SALÁRIO MÍNIMO DIGNO?E um imposto absurdo?

  19. fala explorada à exaustão fora de contexto…palestra para lojistas, enfatizou os encargos pesados sobre estes, cuja solução apontada nao seria acabar com o 13 salário, mas desonerar para poderem pagar melhores salarios(do 1º ao 13º) e contratar mais, gerar mais emprego e renda, sem contar que ha juristas que defendem que é clausula pétrea. em síntese ninguém quer acabar com o salario mínimo…o que e mais relevante e infinitamente mais preocupante e explorado na ordem inversa é que 14,5 milhoes de brasileiros não recebem nem o 1º, 2º 3º…12º e muito menos o 13º salário, fato que pode se agravar se continuar na mesma.abaixo a corrupção e os tendenciosos que a pretesto de desmistificarem supostas farsas as criam e tentam propagá-las.

  20. O que eu entendi é que o 13 salário não tem em quase nenhum país, como nossos maravilhosos direitos trabalhistas. O Mourão n deu a entender que n existia em nenhum país.

  21. Adendo sobre 13º salário:

    Em boa parte do mundo, estabeleceu-se pagamento semanal. Os países que estabeleceram pagamento mensal (vide Brasil) consideraram por base 4 semanas de trabalho. Mas, como o ano possui 52 semanas (e não 48), há o pagamento do 13º para equiparar o total de semanas ao ano (nesse cálculo, é como se o ano possuíse 13 meses de 4 semanas).

    Na verdade é algo simples. O complicado é quem não entende nada disso e vir falar besteira, sobre acabar com isso ou instituir 14º e 15º salário.

  22. É engraçado a sua desonestidade nessas notícias, Gilmar.
    Essa conversa de Fake News sempre foi besteira, a grande mídia não é uma disseminadora de Fake News como dizem. Ela sempre foi divulgadora de notícias enviesadas! Não precisa ir muito longe para conferir isso.

    A grande notícia que saiu nas redes sociais e midía era a de que o Mourão acabaria com o 13º salário, que Bolsonaro acabaria com o 13º salário. Mas o que o apurador de notícias falsas totalmente isento que só apura a verdade faz? Faz a matéria atacando o candidato e o vice (ignorando completamente a principal notícia).

  23. Acontece que Jabuticabas existem tanto no Brasil como no México, logo, existem também no Panamá que fica entre os dois. Portugal é uma exceção e uma exceção comprova a regra. Já na Alemanha não é um direito trabalhista, logo, está fora de contexto.

  24. Nada mais justo esse 13 ao trabalhador brasileiro. Absurdo mesmo é o salario de um politico no Brasil. Ganham muito pra fazer quase nada e ainda roubam descaradamente do povo brasileiro.

  25. Ele falou isso por causa de João Gular, quem decretou isso, como:
    “coisa de comunista brasileiro”; mas a forma como se paga aqui no brasil é injusta, o patrão sempre ganha algumas horas a mais no final do mês, então o decimo terceiro acaba compensando! sacanagem foi o comunista chamar isso de gratificação natalina!

  26. Ué… não basta somente dizer, lacrando, “O Brasil não é o único país onde o funcionário recebe décimo terceiro salário!”.
    Nos dê exemplos… mas, exemplos que sejam EXATAMENTE como no brasil, exatamente a mesma MENTIRA que é feita aqui, e, amparada por regimes trabalhistas patéticos como a CLT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui