Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que o cigarro pode curar os pacientes do coronavírus?

Falso

É verdade que o cigarro pode curar os pacientes do coronavírus?

É verdade que o cigarro pode curar os pacientes do coronavírus?

Será verdade que cientistas descobriram que o cigarro é eficaz no tratamento de vítimas do coronavírus?

A notícia começou a ser compartilhada nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2020 e afirma que pesquisadores teriam descoberto que algumas substâncias encontradas no cigarro podem ter efeitos curativos nos pacientes com a COVID-19. A suposta descoberta foi compartilhada por muitos usuários como sendo uma opção fácil e barata para o fim da epidemia de coronavírus, mas será que isso é verdade?

Será que o cigarro vai salvar o mundo do coronavírus? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A grande maioria das publicações feitas em sites brasileiros surgiu de um estudo francês publicado em 21 de abril de 2020 por três autores intitulado “Uma hipótese nicotínica para COVID-19 com implicações preventivas e terapêuticas”.

Acontece que, apesar do estudo já ter sido aceito pela revista científica Compte rendu de l’Académie Académie des Sciences Biologie, o trabalho ainda é “somente” uma pré-impressão, ou seja, um estudo que ainda não passou pelas  revisões necessárias antes de ser publicado de fato!

Em resumo, o texto sugere que um receptor celular ativado por nicotina “desempenha um papel crítico na fisiopatologia da infecção por COVID-19 e pode representar um alvo para a prevenção e controle da infecção por COVID-19“. A hipótese proposta é a de que a nicotina impediria o coronavírus de se fixar no receptor celular que ele normalmente utiliza e, com isso, evitando que o vírus penetre nas células e se espalhe pelo organismo.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Especialistas explicaram, no entanto, que trata-se de um estudo que apresenta uma hipótese, mas ele não foi desenvolvido e não fornece dados científicos e verificáveis, o que não permite tirar muitas conclusões práticas.

É preciso lembrar que a nicotina está, sim, presente no cigarro, mas o perigo é que ao fumar, o usuário é exposto a cerca de 4.700 substâncias (como alcatrão e monóxido de carbono) que causam doenças associadas ao consumo de tabaco.

Fumantes são mais vulneráveis ao coronavírus

Um estudo publicado no Chinese Medical Journal em fevereiro de 2020 mostrou que fumantes têm um risco 14% maior de desenvolver pneumonia quando infectados pelo novo coronavírus. Além disso, o fumante coloca a mão na boca mais vezes que os não-fumantes, o que pode ajudar na proliferação da contaminação pelo coronavírus. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – do Ministério da Saúde – o tabaco causa diferentes tipos de inflamação, além de prejudicar os mecanismos de defesa do organismo.

“Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras doenças.Pelo exposto, podemos dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.”

Conclusão

O cigarro não ajuda no combate ao coronavírus e pode ser até mais prejudicial! Tudo começou com um estudo feito na França com a nicotina, mas mesmo assim ainda não há nenhuma prova de que a substância ajude na cura da COVID-19.

Continue lendo
23 Comentários

23 Comments

  1. Nanci Entista

    23 de abril de 2020 em 21:42

    Imbecis que desconhecem o método científico chorando nos comentários em 3, 2, 1…

  2. Maria

    23 de abril de 2020 em 23:32

    Ah, tah sertu! Depois daquela Fake News feita por uma garota que, teoricamente, deveria ser uma “pessoa estudada” (com formação escolar/universitária) a respeito de ÁGUA TÔNICA, eu não duvido da IGNORÂNCIA e/ou MÁ-FE de alguns (muitos sera?) brasileiros. 😐 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. Andrea

    24 de abril de 2020 em 8:13

    De fato, o cigarro como é hoje faz muito mal. Porém, há muitos estudos comprovando os benefícios da nicotina. Por isso de terem efetuado mais esse estudo. Busque por nicotine e benefits e comprove por si. Duvido que vocês publiquem minha resposta, por contrariar a opinião vigente.

    • Gilmar Lopes

      24 de abril de 2020 em 8:18

      De fato, o estudo fala sobre a nicotina, mas achei importante fazer esse artigo para esclarecer que estão falando de nicotina e não do cigarro (muita gente já tava achando que era só fumar pra não pegar o coronavírus).

      • Pedro Lucio Ribeiro

        24 de abril de 2020 em 8:27

        Bastou citar cloroquina para esse medicamento sumir das farmácias. Agora, nas faarmácias, não teremos mais “chicletinhos de nicotina”, nem adesivos de nicotina que são usadas como ajuda nos tratamentos de quem quer parar de fumar. Paarticularmente, acho, melhor mesmo é a estriquininca: mata o vírus mais rápido que o cigarro mandando tudo para o caixão o mais rápido possível…

    • Maria

      24 de abril de 2020 em 18:31

      @Andrea , quando a Farmacêutica pesquisa novos remédios e constatam que uma determinada planta ou erva tem propriedades medicinais, eles procuram isolar e concentrar (na forma de comprimidos, líquidos etc) SOMENTE a substância ou molécula que interessa e na dosagem adequada, ou seja, o PRINCÍPIO ATIVO. A prática de se consumir a ervas/plantas inteiras para tentar curar doenças é considerado PRIMITIVO, CURANDEIRISMO, ULTRAPASSADO e, o pior, PERIGOSO, pois além de você ser obrigada a consumir uma quantidade absurda para surtir algum efeito (baixa concentração), junto com a planta há o perigo de consumir diversas outras substâncias que podem ser tóxicas e até MORTAIS! 😐

      https://alunosonline.uol.com.br/biologia/perigos-das-plantas-medicinais.html

  4. Corongão

    24 de abril de 2020 em 9:04

    O cigarro mata o corona vírus sim. Isso é comprovado cientificamente. Depois que o cara morre de câncer ou enfisema pulmonar, o vírus também vai para a vala.

    • Gilmar Lopes

      24 de abril de 2020 em 9:34

      Faz sentido 🙂

  5. Corongão

    24 de abril de 2020 em 9:37

    A suposta descoberta foi compartilhada por muitos usuários como sendo uma opção fácil e barata para o fim da epidemia de coronavírus.

    𝐐𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐚 𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐞ç𝐚 𝐚 𝐭𝐞𝐫 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚𝐧ç𝐚𝐬 𝐧𝐚 𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞, 𝐚𝐥𝐠𝐮é𝐦 𝐬𝐨𝐥𝐭𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐬𝐚𝐬…

  6. Clara de Meuzovos

    24 de abril de 2020 em 11:28

    Recebi pelo Whatsapp essa “notícia” enviada por um fumante. Imediatamente mandei-lhe o link desta página, o cara respondeu “isso é só a opinião deles”. É como querer discutir com um terraplanista.

    • Maria

      25 de abril de 2020 em 2:18

      @Clara de Meuzovos , você fez MUITO BEM! 🙂 Mas não tente convencer ou salvar todo mundo (nem todos merecem e/ou estão preparados), pois muitos de nós não temos vocação ou pretensão de bancarmos o “HERÓI/HEROÍNA”. Entretanto, se você enviou a mensagem para um GRUPO de WhatsApp e você conseguiu convencer ou, ao menos, despertar o senso crítico em APENAS UM integrante, então pode considerar que você FEZ BEM e MUITO! Em suma, não tente salvar a todos, ao invés disso, tente primeiro salvar a si mesmo e depois, se puder, salve o máximo que puder. Cada alma salva da ignorância conta e MUITO! 😉

    • Willian Paul Mollies

      28 de abril de 2020 em 12:39

      Tal qual esquerdopatas(ou esquerdolóides, como queiram e não se ofendam por isso), terraplanistas são tão cegos que mesmo que se esfregue fezes em suas bocas, ainda assim duvidarão de que se trata de fezes e não de chocolate cremoso. Quanto à Nicotina que está presente no cigarro(chupetadocapeta), se comprovada for sua eficácia contra o Covid, essa será a única vez da qual ouvirei falar que o “maldito” faz bem para alguma coisa.

      • Rei DroGado

        28 de abril de 2020 em 14:53

        Curioso que os únicos terraplanistas (e negacionistas das mudanças climáticas, e imbecis que dizem que Nazismo é de esquerda) são os DIREITOSTRAS (direita + ostras, que é o bicho que tem o mesmo QI de quem defende a direita) que apoiam o Bozonazi, tipo Astrolavo do Caralio, o Ernesto Antaújo e imbecis do mesmo naipe! Tipo o Willian Paul Mollies, Gadominion pastador que repetidas vezes criticou a corrupção da esquerda, porém votou num corrupto bandido que hoje é presidente da república. O berrante continua tocando! MUUUUUUUUUUUUUUUU

        • Willian Paul Mollies

          28 de abril de 2020 em 20:21

          Mal informado e mimizento, sensível e intolerante com a opinião alheia, você é do tipo que se ofende(coisa que eu pedi para você não fazer. Mas, como toda criança birrenta, não tem jeito) a toa. Se eu problema é a Direita, ou o Bozo, corra atrás do seu prejuízo e deixe de ser moloide e atenha-se ao comentário principal. Seu Mherdha! Buuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!

          • Rei DroGado

            28 de abril de 2020 em 22:12

            Nossa, que argumentos sólidos, embasados e irrefutáveis! Pensou nele sozinho ou pediu ajuda aos coleguinhas da quinta série?? Só faltou me chamar de feio, bobo e cara de melão, ofensas condizentes com seu nível mental de gado adestrado comedor de alfafa!
            Votou numa mentira! Ahaha. Foi enganado, mula. Seu presidente é tão corrupto quanto os demais! AHAHHA
            MUUUUUUUUUUUUUUU

          • Caçador de burros

            29 de abril de 2020 em 0:00

            Opinião é gostar de azul ou verde. Ser pobre como você e apoiar a direita como você apoia, é burrice.

  7. Joelmir Azevedo

    29 de abril de 2020 em 13:20

    Como tá cheio de pobre de espírito por aqui hein! De um lado,o Rei Do Gado Drogado(esse deve tá mamando uma teta bem seca). Do outro, logo abaixo, o Caçador de burros, aquele que se auto extermina. Sinistro isso!

    • Rei DroGado

      29 de abril de 2020 em 14:31

      E acaba de chegar o líder deles, o “Joelmir Azevedo”, eleitor do “Minto”, pobre de direita que acha que é classe média, é contra a corrupção (mas só a corrupção da esquerda, a da direita pode!). Votou num inapto, burro, que caga para o povo e para a saúde pública, só se importando com a família brasileira. No caso, a família dele, apenas e tão somente. Corrupto, que mamou nas tetas do congresso por 28 anos e não fez nada que prestasse, e que agora usa a máquina pública para defender seus próprios interesses. Enquanto isso, gados néscios como você, que possui político de estimação e o defende com unhas e dentes, está cego pela estupidez, ignorância e ideologia tosca. Sugiro que pare de pastar, levante a cabeça e veja a MERDA que idiotas como você ajudaram a nos colocar. Se mesmo depois de tudo isso que o seu presidente de bosta fez, você ainda acha certo, você é um hipócrita analfabeto funcional e com certeza está ganhando alguma coisa para defender o cara. Sem dúvida alguma. Um punhado de alfafa, talvez?
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  8. Joelmir Azevedo

    30 de abril de 2020 em 12:49

    Ululantes, surubáticos(de suruba mesmo!), vocês são porcos comedores de lavagem, vara da esquerda, doentes e drogados como o próprio nick menciona. São tão patéticos que não dão nem pena mais e muito menos, vontade de ler o que vocês respondem. Que a Boa Morte lhe abrace com açúcar e com afeto.

    • Questionador

      30 de abril de 2020 em 16:13

      Ululantes
      Por que você acha que a gente ulula? Como seria capaz de saber disso sem ouvir um som sequer? Em algum momento você leu algo parecido com uma onomatopeia que pudesse levar a esta conclusão? Se sim, poderia mostrar em qual post e qual comentário?
      surubáticos(de suruba mesmo!)
      Qual o problema em ser “surubático”? Você tem algo contra os praticantes de surubas? Seria um trauma por ter sido violetnamente sodomizado em surubas?
      vocês são porcos comedores de lavagem, vara da esquerda, doentes e drogados como o próprio nick menciona.
      Qual o problema com porcos comedores de lavagem? Você é porcofóbico? O que é ser porco de esquerda pra você? Você acha que todos os esquedistas são drogados? Como você consegue provar isso? Você não utiliza medicamentos ou consome cigarro ou bebidas alcoólicas? Sabendo que são todas drogas, você não percebe que também é um drogado?
      São tão patéticos que não dão nem pena mais e muito menos, vontade de ler o que vocês respondem.
      Então por que leu? E pior, por que respondeu? Não é hipocrisia de sua parte? Você sente prazer em fazer coisas que te machucam? Você é masoquista?
      Que a Boa Morte lhe abrace com açúcar e com afeto.
      Por que só a boa morte? E não a má morte? Por que com acúcar? E se formos diabéticos, não seria melhor usar adoçante? Quem pediu seu afeto?

      • Joemir Azebedo

        1 de maio de 2020 em 19:58

        Magoou, né?! Quanta delonga para responder a um simples comentário que, por sinal, tem tudo a ver com vocês! rsrs

        • Questionador

          2 de maio de 2020 em 18:04

          Magoou, né?!
          Por que você acha que magoou? Você estaria magoado? E por que não respondeu nenhuma de minhas perguntas?
          Quanta delonga para responder a um simples comentário que, por sinal, tem tudo a ver com vocês! rsrs
          Por que você acha que é delonga? Quem te disse que o comentário é simples? Por que tem tudo a ver comigo? Por que correu, arregou, fugiu e amarelou, e não respondeu a NENHUMA das minhas perguntas?

  9. Caio

    8 de maio de 2020 em 11:35

    O estudo mostra, com dados, que o número de fumantes com covid 19 é menor que o esperado (dado a prevalencia de fumantes na populacao). Também existe um estudo Chines nesse sentido. No seu texto isso não é dito. E isso seria o principal, as pessoas vieram aqui para saber se o cigarro previne ou não o covid, é disso a noticia. Se é a nicotina se ligando aos receptores ou não, não é o ponto (é o ponto do estudo mas não da noticia). O fato é que fumantes tem menos chances de pegar covid 19.

    Desapontado.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo