today-is-a-good-day
20.4 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

É verdade que uma mesária trabalhou vestindo camiseta escrita #EleNão?

- Publicidade -

Foto mostra uma mesária usando uma camiseta preta com o termo “#EleNão”, em protesto ao candidato Jair Bolsonaro, na sala de votação! Será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

A foto surgiu nas redes sociais no dia 07 de outubro de 2018, no dia do primeiro turno das eleições gerais no Brasil. Nela podemos ver uma dupla de mesários, sendo que a moça posa vestindo uma camiseta preta e com a frase “#EleNão“. Para quem não sabe, essa hashtag foi usada em protesto contra o candidato Jair Bolsonaro durante campanha presidencial.

Muitos eleitores questionaram a veracidade da imagem e alguns também quiseram saber se um mesário pode se comportar dessa forma, contra um candidato, sem que ninguém tome uma atitude.

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

Mesária usando camiseta com a hashtag “#EleNão” contra Jair Bolsonaro! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O caso é real e ocorreu em um colégio eleitoral localizado na zona sul de Natal (RN). De acordo com o jornal Tribuna do Norte, mas – diferente do que se espalhou pela web – a mesária voluntária teve que trocar de roupa e foi encaminhada para a Polícia Federal após denúncias de vários eleitores.

Abaixo, o momento da prisão:

Lembrando que, por Lei, é proibido aos mesários o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido de coligação ou de candidatos.

A voluntária foi substituída por outra, o incidente foi registrado em ata e a votação transcorreu sem maiores problemas.

O caso não foi o único

- Publicidade -

Essa não foi a única mesária a ser presa por protesto contra um candidato. Em Goiânia, outra mesária foi levada pela polícia por estar usando um broche com uma propaganda contra um candidato.

Reprodução/TV Anhanguera

Conclusão

A foto de uma mesária vestindo uma camiseta com propaganda contrária à campanha de Jair Bolsonaro é real. A moça foi levada por volta das 14h para a Polícia Federal e substituída por outro mesário!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

28 COMENTÁRIOS

  1. Aprofundando mais ainda, saberá que essa POTA foi candidata do PT (Foi, significa que perdeu, como todo petista)e não seria diferente em não fazer essa propaganda. Entendeu? Gilmar Lopes MENDES

    • É tudo culpa da Dona Réde Glóbo de Télevisão! Comunistas racistas esquerdistas illuminatis perpetradores da mentira e executores de lavagem cerebral da população do nosso grande Brasil Varonil!

      FORA REDE GLOBO!
      FORA GILMAR LOPES MENDES!
      PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL!

      • Quem fala Rédeas Glóbo de Télevisao é a sua igorancia. A mesma que pede “um choops e dois pastel” mas é marca registrada de uma fatia xenofóbica que associa tudo o que discorda a uma posição regional.
        Não atribuo a sua ignorância aos demais sulistas pois sou testemunha da maioria que sente vergonha de ser conterrâneo seu.
        Vá estudar antes de escrever merda.

  2. A hashtag não fere a Lei. Leiam com atenção ”propaganda de partido, de coligação ou de candidato”. Não é o caso da hashtag, que surge em um movimento apartidário!

  3. Engraçado, o brasileiro é tão desconfiado das coisas feitas no Brasil! As vezes a imagem que vemos é o reflexo da nossa própria figura. A moça “ele não”, as urnas, os votos em tal candidato… Nada presta para quem não presta!

    • A lei é clara:

      “Aos mesários é proibido o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido, de coligação ou de candidatos.”
      “Aos fiscais é vedada a padronização do vestuário ou qualquer inscrição que caracterize pedido de voto.”

      A camiseta não se encaixa em propaganda de partido, de coligação ou de candidatos. Logo, a punição não procede e você está errado.

        • Sim, estaria exatamente com o mesmo pensamento. Desde que não tivesse uma foto ou número de nenhum candidato, como o #ELENAO não tem, qual o problema? Não configura propaganda de partido, de coligação ou de candidatos, logo não cabe a aplicação da punição.

  4. Gente de bem… Vocês ficam perdendo tempo dando resposta ao noob do elenao, ou alemão (como queiram) e acabam alimentando o pouco de ego que ainda resta na vida dessa criaturinha inútil. Tipo a Bolha Assassina, se ele não tiver nada para se alimentar (atenção), morrerá de tédio e será possível matéria do G1 e do Yahoo: “Alienado de esquerda é encontrado morto, empalado com um espeto de churrasco de bambu no Canal Retal. Possível suicídio, ou tentativa de auto flagelo que deu errado.” rsrs

    • E, ainda assim, você continua não só voltando como citando meu nome! Obrigado pela audiência, pombo, tanto do site como aumentando minha popularidade! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui