Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra urna autocompletando com o número 13! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra urna autocompletando com o número 13! Será verdade?

Vídeo mostra urna autocompletando com o número 13! Será verdade?

Analisamos o vídeo que mostra um flagrante de uma fraude nas urnas eletrônicas em favor do PT! Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?

No dia 07 de outubro de 2018, um vídeo se espalhou nas redes sociais e colocou em dúvida a lisura das eleições no Brasil. Nele podemos ver um eleitor clicando apenas na tecla de número “1” e a urna eletrônica auto completa com o número “13” em favor de Fernando Haddad.

Será que esse vídeo é real?

Muita gente entrou em contato querendo saber se esse vídeo é verdadeiro ou falso, por isso fizemos uma análise rápida, que você pode assistir clicando no Play abaixo:

Para quem não quer ver o nosso vídeo, leia agora um resumo do que descobrimos a respeito dele.

Em primeiro lugar, o vídeo é anônimo. Não se sabe quem gravou, onde e quando o vídeo foi gravado. Isso já dificulta muito a averiguação do fato.

Todos os incidentes são anotados na Ata de Ocorrências, que fica de posse do presidente dos mesários, no dia da eleição. Qualquer coisa, por mais boba que seja, é anotada lá. Desde um eleitor que foi embora sem levar o seu comprovante de votação até a hora de uma queda de energia. Tudo é registrado!

Um caso grave como esse não foi anotado por nenhum mesário? Estranho…

Analisando o vídeo em si, podemos ver que houve alguns cortes nele, o que é meio difícil sendo um vídeo feito “ao vivo” para ser enviado pelo WhatsApp. Outro detalhe é que a tela da urna parece ter um reflexo, coisa que não ocorre na urna de 2018.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Mais uma coisa que denuncia a montagem é o som de duas teclas sendo clicadas simultaneamente, como apurou esse técnico do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, no vídeo a seguir:

 

Em nota, o TRE-MG informou que não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e que isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela.

Além disso, o TSE disse não ter recebido nenhuma denúncia formal em relação ao vídeo e que, por isso, ainda não apurou o caso. O dados de seção e zona eleitoral informados no vídeo também não correspondem a nenhum local existente!

Em seu perfil no Twitter, o TSE também desmentiu que a urna estaria dando votos para o PT:

 

Conclusão

O vídeo mostrando uma urna autocompletando votos para o candidato do número 13 é falso!

Continue lendo
61 Comentários

Comente

61 Comments

  1. Bruno

    7 de outubro de 2018 em 23:47

    Poxa cara não sei não, no vídeo mostra o cara apertando o número 1 e aparece o candidato do PT poxa eu não vi que parece existir corte na imagem não.

    • Bilete

      8 de outubro de 2018 em 9:08

      É verdade esse relato.

    • Nadia Haver

      8 de outubro de 2018 em 9:09

      Tem razão, o vídeo é real. Aconteceu comigo também, fui votar 17 e quando digitei 1, apareceu a foto do Padre do Balão! É verdade esse bilete!

      • Cesar Crash

        8 de outubro de 2018 em 18:42

        Quando eu apertei o 6, completou 666 e apareceu a cara do diabo. Na hora eu disse “tá repreendido em nome de Jezuixxxxxxxx”.

    • Ozymandias Lengruber

      9 de outubro de 2018 em 9:57

      Acredito! Eu fui votar no “Luladad”, digitei 13, surgiu o número 51, depois 171. Daí e ouvi um click. Soube então que a porta do cafofo onde ele estava, lá em Curitiba, se abriu e ele fugiu. Tudo culpa minha, dos hackers, dos bloops, dos noobs e dos bots espalhados por aí!!!!

  2. Sandra

    7 de outubro de 2018 em 23:58

    Engraçado ele ficou um bom tempo “brincando” com a urna e ninguém falou nada, estranho esse livre acesso as urnas

  3. Urna Eletrônica

    8 de outubro de 2018 em 6:42

    Claro que é verdade. Eu estava lá, vi tudo!

  4. Sã Tomé

    8 de outubro de 2018 em 8:37

    É verdade sim, tudo fraudado. Quando coloquei 17 e fui clicar em CONFIRMA, o botão trocou de lugar e virou o CORRIGE! Aí eu ia clicar em CONFIRMA, que agora era o CORRIGE, e virou o BRANCO! No final levei 40 minutos e não consegui votar!

  5. Ah Mén

    8 de outubro de 2018 em 8:38

    TUDO VERDADE FUI VOTAR E QUANDO DIGITEI 17 VEIO UMA LUZ BRANCA E A URNA SUMIU!

    • Gilmar Lopes

      8 de outubro de 2018 em 8:42

      kkkkkk! Caramba, comecei a ler achando que era sério!

      • Walkiria Toledo Veiga Schwab

        8 de outubro de 2018 em 13:20

        Pois é Gilmar Lopes, vc está provando, nesse caso, por a+b que esse POST é fake. Quem o fez deveria ser preso e ainda por cima pagar uma senhora multa. Ganhar dessa maneira incriminado o outro partido é imoral. Essa cambada que postou brincou com essa situação demonstram nitidamente que não estão nem aí com a corrupção e imoralidade que assola o nosso país.

        • Militante Revoltado

          8 de outubro de 2018 em 16:10

          Isso aí, Gilmar é petista comunista esquerdista esquerdopata petralha vendido illuminati reptiliano que come pão com mortandela enquanto faz a sombrancelha! Você é pago pelos Marinhos, donos a Dona Réde Globo de Télevisão! SUA BATATA ESTÁ ASSANDO, SEU GILMAR! NÃO DEIXAREMOS OS VERMELHOS VENCEREM! MORTE AOS COMUNISTAS! MORTE AOS NAZISTAS! MORTE AOS SAXOFONISTAS!

          https://grupoquinquilharia.com.br/site/wp-content/uploads/2018/01/b5943022e7cc67833832dd5a75fc-e1516760314833.jpg

          E TENHO DITO!

        • John Baloney

          8 de outubro de 2018 em 16:11

          É, Walkiria! Pior que eu fui votar ontem e quando digitei 13 saiu um papelzinho da urna, na hora que eu peguei e li vi que estava escrito “Vale um Pão com Mortadela”. Aí fui na padaria trocar, mas como não era Ceratti, nem quis.

          É verdade esse bilete.

  6. Alina

    8 de outubro de 2018 em 9:15

    Que as urnas foram fraudadas não restam dúvidas, principalmente para os que perderam o seu voto para presidência.
    Não foi só o meu voto perdido mas sim muitos. Aconteceu comigo e com várias pessoas na minha zona eleitoral. No
    caso a que me refiro quando chegava ao voto da presidência não havia a confirmação e simplesmente encerrava-se.
    Devidamente registrado na seção eleitoral.

    • Ever Dade

      8 de outubro de 2018 em 11:36

      Sim, tem razão! E eu quando fui votar, apertei 1 e apareceu o Sergio Mallandro dizendo “ié ié, glu glu! Pegadinha do Mallandro”

      É verdade esse bilete!

    • Blade Runner

      8 de outubro de 2018 em 11:41

      É verdade, as urnas foram fraudadas e o Bolsonaro é um ciborgue pronto para acabar com a humanidade. Eu vi ele sem a pele, só as partes mecânicas. Minha família também viu, e o cachorro do vizinho toda vez que vê ele começa a latir!

      Temos que eliminar todos os ciborgues se passando por humanos. Isso não vai acabar bem.

    • Cascatinha

      8 de outubro de 2018 em 11:44

      E eu que fui votar e quando digitei 17 apareceu a cara do Costinha! Quando teclei CONFIRMA, a urna fez um barulho igual a esse:

      https://www.youtube.com/watch?v=t2g78DJpZdk

      Incrível, é verdade, aconteceu comigo e com várias pessoas na minha zona. Eleitoral também.

    • JADSON HENRIQUE SOUSA BELISARIO

      8 de outubro de 2018 em 11:55

      E por quê não denunciou a justiça eleitoral na hora?

      • Alina

        8 de outubro de 2018 em 14:16

        Denunciado na hora. Tenho a ata e estou denunciando ao MP.

        • ELENUNCA

          8 de outubro de 2018 em 17:25

          Lembre-se que estupidez não é crime, hein? Se não sabe usar a urna, a culpa é só sua e dos seus amigos!

        • Marcio Saviano

          11 de outubro de 2018 em 0:53

          Fonte Bunda, ok?

    • Ferreira

      8 de outubro de 2018 em 19:39

      Boa…. precisamos de seriedade nessas denúncias…. o

  7. Cabine de Papelão

    8 de outubro de 2018 em 9:48

    o video e real eu tava la e vi!

    • Lucho

      8 de outubro de 2018 em 13:25

      Eu confirmo o que disse meu colega Cabine de papelão. Afinal, eu estava lá. Eu era a carteira onde estava a urna.

  8. Lucho

    8 de outubro de 2018 em 9:54

    Acho engraçado que o pessoal que registra esses “erros graves” prefiram colocar videos no facebosta ao invés de denunciar às autoridades. Pois isso é algo gravíssimo.

  9. Samuel Luna

    8 de outubro de 2018 em 9:57

    Amigo do e-Farsas, acompanhe seu trabalho de longa data.

    Pela primeira vez, tenho que discordar, e aconselhar que tome cuidado com esse caso, pois não é porque o TSE disse que é fake, que seria mesmo fake. Você tem experiência nisso melhor do que ninguém.

    O vídeo é anônimo porque ninguém é louco de assumir que estava filmando a urna, pois isso é crime eleitoral.

    Já trabalhei em eleições, e algumas urnas possuem um som de duplo clique quando se aperta um botão, pois o retorno do botão à posição também produz um clique.

    Esse técnico está sendo descreditado por diversas pessoas que trabalham com edição de vídeo nos comentários do vídeo do TRE-MG.

    Pra completar, está estranho a informação de que o local da seção informado no vídeo não existe, pois o Raul Jungmann afirmou que, apesar de não haver fraude, a urna foi substituída.

    • Gilmar Lopes

      8 de outubro de 2018 em 10:33

      Trabalho como mesário desde a primeira votação com urna eletrônica justamente para acompanhar de perto o andamento do pleito. Sei que não existe um sistema 100% seguro e luto para que nas próximas eleições tenhamos o voto impresso juntamente com o voto eletrônico.
      Longe de mim querer defender o TSE, mas um hacker decente nunca iria fazer uma fraude tão na cara como essa.
      Tenta achar a seção e a zona eleitoral mostrada na urna do vídeo.

    • Cumpadi Wósto

      8 de outubro de 2018 em 11:45

      É tudo verdade, eu fui votar e quando digitei 13 saiu uma mão da tela da urna e me deu um tapa na cara falando “SABE DE NADA, INOCENTE!”

      Tudo verdade. A Carla Perez que era mesária. Ela pode confirmar!

  10. Felipe

    8 de outubro de 2018 em 10:48

    video do G1, bom a explicação dada pelo técnico não condiz com a realidade. Vamos por etapas:

    1) A timeline do video inicia com uma timeline diferente da do audio e ambas podem ser dessincronizadas, o video não tem audio no início apenas depois de um ponto, ta estranho isso.

    2) Ele sugere que alguém digitou o segundo numero, mas o audio não aparece do click como aparece do digito 1

    3) A tela não foi substituída como ele sugere pois ao chegar perto a mão do teclado ela inibe o reflexo da luz.

    4) Ele diz que a tela foi “plantada” se isso de fato tivesse acontecido não poderia ter inibido o reflexo da luz

    5) observe atentamente as bordas da tela, o tal “implante” de tela é feito por uma técnica chamada Motion tracking, o que nesse video está perfeito, essa técnica é extremamente difícil de ser feita, as grande produções usam roupas com sensores ou objetos com sensores pra que o o editore de video identifique com extrema precisão o movimento.

    6) Ainda sobre o tracking motion, pra que fosse perfeito teria que termos um 3d da tela.

    7) Sim o celular pode editar videos, e esse video que postei eu editei 🙂

    8) O fato de não mostrar o teclado na primeira parte do video não significa nada, experimenta filmar e digitar algo ao mesmo tempo.

    9) As bordas das urnas são iguais a qualquer outras
    Com isso concluo que na minha opinião esse video não é fake news.

    • Xeroque Rolmes

      8 de outubro de 2018 em 11:35

      É tudo verdade, e o laudo foi assinado pelo Badan Palhares!

    • Ah Chismo

      8 de outubro de 2018 em 11:39

      “Com isso concluo que na minha opinião esse video não é fake news.”

      UFA! Ainda bem que é só sua opinião, não significa nada.

  11. Adolfo Brizola

    8 de outubro de 2018 em 10:54

    É a CIA que desestabilizou a economia do Brasil e agora quer implantar uma ditadura pra controlar os recursos naturais que hoje são propriedade de filiais de empresas da China.

    Mar por quê o PT? Simples manipulação. Você faz um candidato parecer que é trapaceiro, então o eleitor sente repúdio e vota no outro.

    Uma palavra para você pensar: nióbio.

    • Eneas

      8 de outubro de 2018 em 11:37

      E MEU NOME É ENEAS!

      • Adolfo Brizola

        8 de outubro de 2018 em 13:13

        Ola “Eneias”, você trabalha pra CIA certo? Temos seu IP agora. Em breve faremos contato. Obrigado.

        • Eneas

          8 de outubro de 2018 em 16:07

          >Ola “Eneias”, você trabalha pra CIA certo?”
          Se eu contar vou ter que te matar em seguida.

          >Temos seu IP agora.
          Só agora? Comento aqui há anos!

          >Em breve faremos contato. Obrigado.
          No celular ou no fixo?

    • Marcio Saviano

      11 de outubro de 2018 em 0:56

      Maconha estragada?

  12. deneir de souza

    8 de outubro de 2018 em 11:11

    Errou feio quem analisou porque em cima do monitor da urna tem uma tela de vidro. Esse reflexo é da lâmpada fluorescente que ficava bem em cima da urna. Outra coisa: quem garante que esse corte no audio não foi provocado por quem tentou desqualificar a denúncia? EM toronto as urnas estavam desta mesma forma. Há lugares que ao votar 17 aparecia voto nulo.

    • Gilmar Lopes

      8 de outubro de 2018 em 12:25

      Quem iria fazer uma fraude tão descarada como essa?
      Além disso, se você acha que o corte foi feito por alguém com intenção de desqualificar o vídeo original, cadê o vídeo original?

    • ELENAO

      8 de outubro de 2018 em 13:44

      “Há lugares que ao votar 17 aparecia voto nulo.”
      Fonte: Cu

  13. Tiro Lipa

    8 de outubro de 2018 em 11:50

    essas urna tudo fraldada, fui votar no tiririca e quando confirmei a urna comecou a tocar florentian flrentina , flroentina de jesus!

  14. Eder

    8 de outubro de 2018 em 12:41

    esse pode ate ser fraude….mas alguns amigos de Niteroi, rio de janeiro, foram a delegacia registrar exatamente este tipo de fraude…Ou seja, que teve isso acontecendo teve….e que esse pode ser fake pode…

    • Lucius

      8 de outubro de 2018 em 16:04

      Sim, comigo aconteceu algo parecido. Teclei 17, o número virou 666 e saiu fogo da urna. Assustador, fiz um BO e um exorcismo, só pra garantir.

  15. William Riga

    8 de outubro de 2018 em 15:28

    Outra análise sobre o caso. Vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=EPO0cBllZOE

    • Xeroque Rolmes

      8 de outubro de 2018 em 17:28

      Só cara bão analisando, hein? Esse cara não saberia achar nem um clitóris, quanto mais achar fraude em um vídeo!

      • verdadeiro

        8 de outubro de 2018 em 18:45

        Cara olha teu argumento pra desqualificar o cara “Esse cara não saberia achar nem um clitóris, quanto mais achar fraude em um vídeo!”… por favor mano rala desse site velho por favor adm do site coloca um limitador de idade aqui porque garotada de 12 anos ficar dando uma de sabichão já deu né ?

        • Xeroque Rolmes

          8 de outubro de 2018 em 20:41

          Cara olha o seu argumento para desqualificar meu comentário “por favor mano rala desse site velho por favor adm do site coloca um limitador de idade aqui porque garotada de 12 anos ficar dando uma de sabichão já deu né ?”… se tivesse um teste de QI para poder comentar, com certeza você não passaria…

          😉

  16. Cesar Crash

    8 de outubro de 2018 em 18:46

    Gilmar, seria muuuuito legal se fizesse um “ranking de fakenews”, um placar tipo “coxinha 17 x mortadela 13”. Sei que listar todas é impossível, mas seria legal, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais pra mais ou pra menos, ter uma ideia de quem produziu mais nestas eleições.

  17. Ozymandias Lengruber

    9 de outubro de 2018 em 9:52

    “Trabalho como mesário desde a primeira votação com urna eletrônica justamente para acompanhar de perto o andamento do pleito. Sei que não existe um sistema 100% seguro e luto para que nas próximas eleições tenhamos o voto impresso juntamente com o voto eletrônico.
    Longe de mim querer defender o TSE, mas um hacker decente nunca iria fazer uma fraude tão na cara como essa.
    Tenta achar a seção e a zona eleitoral mostrada na urna do vídeo.” Perfeito, principalmente na parte em que você afirma que **NÃO EXISTE UM SISTEMA 100% SEGURO**! Palmas para você e parabéns sua imparcialidade mal compreendida. Estamos de olho!!!

  18. Marcio Saviano

    9 de outubro de 2018 em 21:14

    ídeo anônimo que não poder ser conferido, sem local, data, hora nem nada, com cortes no áudio e no vídeo e ninguém acha estranho? Esse povo aceita tudo em nome do seu político de estimação. Se derem um prato de merda mole e fedorenta dizendo que é chocolate essa gente estúpida come lambendo os beiços, arrota, limpa na camiseta e perde mais. Kkkkkkkk

  19. Leandro Barros

    9 de outubro de 2018 em 22:49

    Tá logo na cara que os próprios fraudadores das urnas fizeram esse vídeo e jogaram na internet e noticiaram na mídia que o vídeo era fake, para tentar dar descredito dos outros eleitores que teriam este mesmo problema na hora de votar, tem várias denuncias de eleitores com este problema, esse vídeo é somente uma propaganda do problema para dar descredito na verdade sobre a fraude, não foi de eleitor algum este vídeo, mas vídeo produzido maliciosamente. tá na cara, não precisa nem ser técnico.

    • Gilmar Lopes

      10 de outubro de 2018 em 8:17

      Tem o link do vídeo pra gente colocar aqui?

    • Glonk, de Antares

      10 de outubro de 2018 em 9:50

      Claro, claro. E o Obama, líder dos Reptilianos, é quem está por trás de tudo isso.

      É verdade esse bilete!

  20. marcio aurelio fedalto

    10 de outubro de 2018 em 0:38

    muito bem explicado. Entretanto, eleições paralelas o teste é aleatório, claro, mas a amostragem é muito pequena. Por exemplo, pra Goiás apenas 3 urnas. E se houvesse mesmo frande de autocompletar, o cara não iria fazer em todas as urnas. Mas o trabalho foi muito bem feito. parabéns.

  21. Odir

    10 de outubro de 2018 em 0:38

    Minha esposa digitou 17 e antes de teclar o botão de confirmar a urna encerrou o voto.

    Ela fez relatório de ocorrência na ata da seção (003 – 321) Curitiba – PR.

    Vi diversas reclamação similar em vídeo, e diversas foram registradas em ata.

    É muito fácil dizer que é mentira, mas a verdade é que a grande maioria das reclamações foram feitas por mulheres acima de 50 anos e todas votando no 17, nunca em outro candidato.

    Houve fraude sim, tenho certeza pois ocorreu com alguém que conheço bem e 100% certeza que é ela falou a verdade.

    • E.T.

      10 de outubro de 2018 em 9:49

      Meu escravo sexual digitou 24 e antes de teclar o botão de confirmar a urna explodiu.
      Ele fez relatório de ocorrência na ata da seção (069 – 666) Inferno – Acre.
      Vi diversas reclamações similarES em vídeo, e diversas foram registradas em ata.
      É muito fácil dizer que é mentira, mas a verdade é que a grande maioria das reclamações foram feitas por reptilianos acima de 50 sois e todas votando no 24, nunca em outro candidato.
      Houve fraude sim, tenho certeza pois ocorreu com alguém que conheço bem e 100% certeza que é ela falou a verdade.

    • Carlos

      10 de outubro de 2018 em 11:34

      A quem interessaria fraudar a urna ? O PT, que nem está mais no governo ? os marcianos ? os venusianos ?
      Algumas urnas deram defeito, o que é normal, e foram trocadas mas um monte de gente fica vendo pelo em ovo e isso virou uma espécie de telefone sem fio, agora todos conhecem alguém que passou por isso.

      • Gilmar Lopes

        10 de outubro de 2018 em 11:47

        Pois é nisso que eu fico pensando. Outros partidos “rivais” do PT cresceram em número de representantes no poder nessa eleição. Se eles (o PT) fraudaram as eleições deu errado.
        O PSL, de Jair Bolsonaro, foi o partido que mais cresceu após o pleito. Se é pra desconfiar de quem está ganhando só ganha porque está fraudando as urnas, vamos desconfiar do PSL?
        Como funcionaria esse esquema de fraude? Quem paga mais ganha?
        Se for assim, muita gente estaria sabendo desse “leilão” e ia acabar escapando na mídia mais cedo ou mais tarde!

        • Ozymandias Lengruber

          11 de outubro de 2018 em 20:39

          Talvez, né Gilmar, você não saiba de tudo que rola por aí. Talvez você não seja o único que pensa que é e está bem informado. Continue tentando, a fundo, que talvez, quem sabe, você possa se surpreender.

          • ELENUNCA

            12 de outubro de 2018 em 11:18

            Falou o bot de ego inflado que sabe de tudo, inocente.

            Catch-22. Se o PT ganha o segundo turno, é fraude. Se não ganha, é pq o PSL impediu a fraude. Não tem como sair dessa. Então de boa, continua vivendo aí no seu mundinho paranoico. Não esqueça seu chapéu de papel alumínio!

  22. Ozymandias Lengruber

    15 de outubro de 2018 em 18:48

    Mas e aí, Gilmar?! Alguma outra novidade a respeito dessa matéria?!

    • ELENUNCA

      15 de outubro de 2018 em 21:08

      Não sou o Gilmar, mas posso responder: Continua sendo mentira.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo