Elon Musk publicou confissão de Alexandre de Moraes sobre fraude nas eleições?
Bilionário teria divulgado arquivo com mais de 90 horas de conversas onde o ministro do STF Alexandre de Moraes confessa ter fraudado as eleições! Será?
A afirmação ganhou força em publicações nos grupos de WhatsApp na segunda semana de setembro de 2024, e traz revelações bombásticas a respeito das eleições presidenciais de 2022. Segundo o que se espalhou, o bilionário sul-africano Elon Musk teria divulgado um documento com mais de 90 horas de conversas entre o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e técnicos que trabalharam nas eleições de 2022. Na transcrição de um trecho da conversa vazada, Moraes teria combinado a vitória da Esquerda no Brasil.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Apesar do assunto ficar bastante popular nos diversos grupos do WhatsApp e do Telegram – e também ter se espalhado em diversos grupos do Facebook – a história é falsa!
Em algumas versões, Elon Musk teria divulgado as supostas conversas comprometedoras no Twitter, em outras, o assunto teria sido vazado pelo dono do Telegram. Isso sem contar as versões que afirmam que o dono do WhatsApp teria exposto toda a falcatrua.
No entanto, não há nenhuma prova de que essas conversas sejam reais, além das publicações feitas nas redes sociais. Imagina só se uma bomba dessas não seria um prato cheio para os jornais, para a TV, rádio, etc. Mas não há nota alguma em nenhuma mídia séria a respeito.
O autor dessa desinformação tenta enganar o leitor ao dar a entender que a divulgação da suposta conversa comprometedora tem a ver com os chamados Twitter Files, conjunto de documentos revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenbergerem no dia 3 de abril de 2024. Os Twitter Files Brazil são e-mails trocados por funcionários do Twitter sobre decisões judiciais brasileiras que envolviam a rede social e investigações ao longo do período de 2020 a 2022. No entanto, a tal “conversa comprometedora” de Alexandre de Moraes não está nesses documentos.
Conclusão
Não é verdade que Elon Musk divulgou um documento com uma conversa entre Alexandre de Moraes e funcionários sobre fraude nas eleições!