Connect with us

E-farsas

Fernando Haddad se encontrou secretamente com fiscais das eleições?

Conspirações

Fernando Haddad se encontrou secretamente com fiscais das eleições?

Fernando Haddad se encontrou secretamente com fiscais das eleições?

É verdade que o candidato Fernando Haddad se encontrou às escuras, juntamente com Manuela D’Ávila, com a entidade que vai fiscalizar as eleições de 2018?

Imagem compartilhada nas redes sociais acusa a coligação de Fernando Haddad de se encontrar secretamente com a entidade que vai fiscalizar o segundo turno das eleições de 2018.

O texto que acompanha a foto do encontro levanta suspeitas em relação ao fato de um presidenciável estar de “conversinha” com os responsáveis pela lisura das eleições!

Será que essa foto é real? Haddad e Manuela realmente se encontraram secretamente com o órgão que irá fiscalizar as eleições para tentarem um acordo?

Coligação de Fernando Haddad se encontra secretamente com o órgão que vai fiscalizar as eleições?

Verdade ou mentira?

A foto é real! Mas não houve nada de secreto no encontro.

Conforme noticiado por diversos meios de comunicação, dentre eles o Jornal Nacional, o Estadão, a TV Record e outros, Fernando Haddad se encontrou com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) para pedir que observem com atenção os acontecimentos até o dia das eleições.

O candidato observou também que, se as fake news diminuírem no segundo turno, sua coligação poderá ter “um bom resultado eleitoral”:

“O que nós pedimos é para que eles observem com atenção os acontecimentos daqui para domingo. O que nós queremos evitar é o que aconteceu no final do primeiro turno. Se a gente conseguir evitar aquela avalanche de notícias falsas que circularam entre sexta e domingo do primeiro turno, a gente pode chegar a um bom resultado eleitoral”, disse Fernando Haddad.

Abaixo, matéria do Jornal Nacional sobre o encontro:

https://www.youtube.com/watch?v=5K5dUbFqJSE

 

Diferente do que se espalhou, a Organização dos Estados Americanos não será fiscal das eleições brasileiras. Convidada pelo Governo em setembro de 2017 e recebida pelo presidente Michel Temer em agosto de 2018, a OEA irá apenas observar as eleições.

De acordo com o TSE, as missões de observação eleitoral da OEA “têm como meta aprimorar a cooperação para o aprofundamento da democracia” e devem ocorrer de maneira “objetiva, imparcial e transparente“, sem a finalidade de “julgar a legitimidade de uma eleição“.

Conclusão

A foto mostrando Haddad e Manuela em um encontro com a OEA é real, mas a reunião não foi feita secretamente e a organização não participa dessas eleições como fiscais, mas como observadores!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top