24.2 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022

Fernando Haddad se encontrou secretamente com fiscais das eleições?

- Publicidade -

É verdade que o candidato Fernando Haddad se encontrou às escuras, juntamente com Manuela D’Ávila, com a entidade que vai fiscalizar as eleições de 2018?

Imagem compartilhada nas redes sociais acusa a coligação de Fernando Haddad de se encontrar secretamente com a entidade que vai fiscalizar o segundo turno das eleições de 2018.

O texto que acompanha a foto do encontro levanta suspeitas em relação ao fato de um presidenciável estar de “conversinha” com os responsáveis pela lisura das eleições!

Será que essa foto é real? Haddad e Manuela realmente se encontraram secretamente com o órgão que irá fiscalizar as eleições para tentarem um acordo?

Coligação de Fernando Haddad se encontra secretamente com o órgão que vai fiscalizar as eleições?

Verdade ou mentira?

A foto é real! Mas não houve nada de secreto no encontro.

Conforme noticiado por diversos meios de comunicação, dentre eles o Jornal Nacional, o Estadão, a TV Record e outros, Fernando Haddad se encontrou com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) para pedir que observem com atenção os acontecimentos até o dia das eleições.

O candidato observou também que, se as fake news diminuírem no segundo turno, sua coligação poderá ter “um bom resultado eleitoral”:

“O que nós pedimos é para que eles observem com atenção os acontecimentos daqui para domingo. O que nós queremos evitar é o que aconteceu no final do primeiro turno. Se a gente conseguir evitar aquela avalanche de notícias falsas que circularam entre sexta e domingo do primeiro turno, a gente pode chegar a um bom resultado eleitoral”, disse Fernando Haddad.

Abaixo, matéria do Jornal Nacional sobre o encontro:

https://www.youtube.com/watch?v=5K5dUbFqJSE

- Publicidade -

 

Diferente do que se espalhou, a Organização dos Estados Americanos não será fiscal das eleições brasileiras. Convidada pelo Governo em setembro de 2017 e recebida pelo presidente Michel Temer em agosto de 2018, a OEA irá apenas observar as eleições.

De acordo com o TSE, as missões de observação eleitoral da OEA “têm como meta aprimorar a cooperação para o aprofundamento da democracia” e devem ocorrer de maneira “objetiva, imparcial e transparente“, sem a finalidade de “julgar a legitimidade de uma eleição“.

Conclusão

A foto mostrando Haddad e Manuela em um encontro com a OEA é real, mas a reunião não foi feita secretamente e a organização não participa dessas eleições como fiscais, mas como observadores!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

21 COMENTÁRIOS

  1. Hahahahahahahahahaha…

    Meu Deus! O cara que fez a notícia não viu (ou não quis saber) que a camisa do cara está escrito “OEA”. Ou seja: era muito falsa essa “notíssia”.
    Só os bolsonários mais idiotas não viram isso. Lamentável

  2. A respeito dessas informações e determinadas coisas “secretas”.

    Se são “secretas”, como que conseguem descobrir? O pessoal acha que ser “secreto” é como ser James Bond, o agente “secreto” que todo sabe que é agente “secreto”?

      • Isso se chama “projeção”. Projeta nos outros os desejos mais íntimos. Ainda mais utilizando esse nick “Meu pau”, demonstra claramente seu desejo por ele.

        Eu explico.

      • Você está confuso, Lula não era candidato do PT. Tá vendo, acredita em qualquer bosta que lê no Whatsapp e depois fica repetindo por aí. É um bot, mesmo!

    • O “Meu pau”, o “Eu bobalhão tm”, o ELENAOMEREPRESENTA são o mesmo noob que pratica suas bizarrices por aqui quando enfezado com a opinião alheia e contrária a única que ele tem. Não resta dúvida! Da mesma forma que não restam dúvidas que o petê perdeu e que não presta, íden.

      • O “Meu pau”, o “Eu bobalhão tm”, o ELENAOMEREPRESENTA são o mesmo noob
        Fonte: Cu
        que pratica suas bizarrices por aqui quando enfezado com a opinião alheia e contrária a única que ele tem.
        Além de burro é idiota, não percebe que o Meu Pau (não aquele que está na fonte de seus comentários, que fique bem claro) é CONTRA o que eu digo? É um analfabeto funcional, mesmo!
        Não resta dúvida!
        Recebeu pelo Whatsapp, drone?
        Da mesma forma que não restam dúvidas que o petê perdeu e que não presta, íden.
        “Íden”. Tá “serto”. KKKKKKKKKKKKKK

    • A PTsada só falam nas fake news contra o Malddad,as fake news contra o MITO ninguem fala,era cada coisa que eu escutava das PTsadas analfabetas e ignorantes por causa de fake news que eu chegava a duvidar se essas pessoas estavam fazendo hora com a minha cara ou se realmente eram ignorantes mesmo,diferente das fake news contra o Malddad,que nós,por termos um QI mais elevado,sabíamos distinguir o q era fake e o que era real,o MITO foi muito mais prejudicado pelas fakes pelo fato da PTsada ser um povo mais ignorante

      • A PTsada só falam nas fake news contra o Malddad,
        Claro, idiota. Pra que vão falar sobre fake news contra o oponente? Aposto que os PSListas só falam nas fake news contra o Ornitomito.
        as fake news contra o MITO ninguem fala,
        Ninguém, não. Os botminions e PSListas falam o tempo todo. Mas como são em menor quantidade, não importam tanto.
        era cada coisa que eu escutava das PTsadas analfabetas e ignorantes por causa de fake news que eu chegava a duvidar se essas pessoas estavam fazendo hora com a minha cara ou se realmente eram ignorantes mesmo
        Era cada coisa que eu escutava dos Botminions analfabetos e ignorantes por causa de fake news que eu chegava a duvidar se essas pessoas estavam fazendo hora com a minha cara ou se realmente eram ignorantes mesmo. Tipo mamadeira erótica, kit gay, Haddad pedófilo ou apoiador de pedofilia, etc, etc, etc…
        diferente das fake news contra o Malddad,que nós,por termos um QI mais elevado,sabíamos distinguir o q era fake e o que era real
        Repelir não é distinguir. Chamar tudo de “fora de contexto” não é dizer que é falso. Fechar os olhos para as bostas que seu candidato falou não é distinguir, é ser conivente.
        o MITO foi muito mais prejudicado pelas fakes pelo fato da PTsada ser um povo mais ignorante
        Por gentileza apresente alguma evidência do que afirma, no aguardo.

  3. Vai dar 13! Vai dar Haddad! Vai dar Lula na cabeça!!! Força, foco e fé!!!
    Hã?! Ele perdeu?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………………… O teclado travou!!!!!

    • Vai dar 13! Vai dar Haddad! Vai dar Lula na cabeça!!! Força, foco e fé!!!
      FRAUDE! URNAS FRAUDADAS! URNAS QUE AUTOCOMPLETAM! VOTOS ANULADOS! TSE MENTE! LEI DE BENFORD, FRAUDE COMPROVADA!!!!
      Hã?! O Bonoro ganhou?! “URNAS CONFIÁVEIS! TSE É DO BEM! #NUNCATEVEFRAUDE! WHATSAPP MENTE!!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………………… O teclado travou!!!!!
      A quantidade de letras ‘k’ usadas na onomatopeia é inversamente proporcional ao QI do comentarista. Obrigado por comprovar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui