Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto antiga mostra Miriam Leitão treinando com uma arma na juventude! Será verdade?

Crimes

Foto antiga mostra Miriam Leitão treinando com uma arma na juventude! Será verdade?

Foto antiga mostra Miriam Leitão treinando com uma arma na juventude! Será verdade?

Será que a moça que aparece manuseando uma arma em uma foto antiga é mesmo a jornalista Miriam Leitão?

A foto surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de julho de 2019 e rapidamente se espalhou também através de grupos do WhatsApp. Nela podemos duas mulheres ao lado de um homem de uniforme e uma delas está segurando uma grande arma (que parece ser um fuzil). O texto que acompanha a imagem afirma que a jovem é a agora jornalista Miriam Leitão e ainda ironiza a situação.

Será que a moça da foto é mesmo a Miriam Leitão?

Texto de uma das versões que acompanham a foto: “A garota propaganda da Globo fazendo propaganda de guarda chuva! A inocente Miriam Leitão segurando uma inocente furadeira…” (foto; Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Através de uma busca reversa da imagem com a ajuda do site TinEye, chegamos até uma publicação feita no site UOL sobre os mortos e desaparecidos durante o regime militar no Brasil. Na reportagem, descobrimos que o homem que aparece de uniforme é Carlos Lamarca, um militar desertor e guerrilheiro, morto em 1971. 

Busca reversa do TinEye

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

De posse dessa informação, partimos em busca de mais dados a respeito dessa foto e chegamos à sua origem. De acordo com o arquivo da Folhapress, a foto foi tirada no dia 22 de janeiro de 1969, em Osasco (SP), quando o então capitão Carlos Lamarca treinava bancárias do Bradesco com fuzil no quartel de Quitaúna. Segundo o arquivo, 20 funcionários do banco passaram pelo treinamento de defesa contra assaltos e Lamarca deixaria o Exército dois dias depois.

Como já explicamos aqui no E-farsas em outra fake news envolvendo o nome de Miriam Leitão, a jornalista nasceu em 1953 e, portanto, estava com 15 anos em 1969. A moça que aparece na foto segurando o fuzil aparenta mais idade.  

Mais uma busca e encontramos a possível identidade da moça da foto. Tudo indica que se trata da paulistana Iara Lavelberg, guerrilheira e militante morta por um cerco de agentes de segurança em 1971. A versão oficial do Governo atestou que a guerrilheira havia se suicidado, mas uma exumação feita 2003 provou que ela foi assassinada:     

Conclusão

A moça que aparece em uma foto segurando um fuzil ao lado de Carlos Lamarca não é Miriam Leitão! A fotografia foi tirada em 1969 em Osasco (SP), quando Miriam ainda tinha somente 15 anos de idade e morava no interior de Caratinga (MG). 

Continue lendo
85 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo