Será que a moça que aparece manuseando uma arma em uma foto antiga é mesmo a jornalista Miriam Leitão?
A foto surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de julho de 2019 e rapidamente se espalhou também através de grupos do WhatsApp. Nela podemos duas mulheres ao lado de um homem de uniforme e uma delas está segurando uma grande arma (que parece ser um fuzil). O texto que acompanha a imagem afirma que a jovem é a agora jornalista Miriam Leitão e ainda ironiza a situação.
Será que a moça da foto é mesmo a Miriam Leitão?
Texto de uma das versões que acompanham a foto: “A garota propaganda da Globo fazendo propaganda de guarda chuva! A inocente Miriam Leitão segurando uma inocente furadeira…” (foto; Reprodução/Facebook)
De posse dessa informação, partimos em busca de mais dados a respeito dessa foto e chegamos à sua origem. De acordo com o arquivo da Folhapress, a foto foi tirada no dia 22 de janeiro de 1969, em Osasco (SP), quando o então capitão Carlos Lamarca treinava bancárias do Bradesco com fuzil no quartel de Quitaúna. Segundo o arquivo, 20 funcionários do banco passaram pelo treinamento de defesa contra assaltos e Lamarca deixaria o Exército dois dias depois.
Mais uma busca e encontramos a possível identidade da moça da foto. Tudo indica que se trata da paulistana Iara Lavelberg, guerrilheira e militante morta por um cerco de agentes de segurança em 1971. A versão oficial do Governo atestou que a guerrilheira havia se suicidado, mas uma exumação feita 2003 provou que ela foi assassinada:
Conclusão
A moça que aparece em uma foto segurando um fuzil ao lado de Carlos Lamarca não é Miriam Leitão! A fotografia foi tirada em 1969 em Osasco (SP), quando Miriam ainda tinha somente 15 anos de idade e morava no interior de Caratinga (MG).