Connect with us

E-farsas

Hackers estão espalhando vírus no WhatsApp através de gifs animados?

Falso

Hackers estão espalhando vírus no WhatsApp através de gifs animados?

Será verdadeiro o alerta que teria sido emitido pela China of Shanghai International News sobre o perigo de se desejar bom-dia com GIFs animados no WhatsApp?

A notícia não é muito recente, mas voltou a se espalhar novamente no final de outubro de 2017. De acordo com o texto espalhado através de grupos do WhatsApp, a China of Shanghai International News teria enviado um alerta para todos os seus assinantes que evitem enviar “bons dias”, “boas tardes” e “boas noites” juntamente com imagens animadas para os contatos no aplicativo de mensagens instantâneas!

Segundo o aviso, os especialistas teriam descoberto que hackers chineses teriam projetado imagens em movimento com códigos de vírus embutidos nelas. Quando os usuários enviam e recebem tais imagens contaminadas, os hackers conseguem ter acesso ao aparelho da vítima e roubar todos os seus dados pessoais.

O texto ainda alerta que mais de 500 mil vítimas de fraude já teriam sido enganadas.

Será que isso é verdade ou mais uma mentira da web?

Verdade ou farsa?

Como já dissemos lá no começo desse artigo, esse alerta não é novo. Encontramos versões dessa mesma história em outros idiomas circulando desde maio de 2017!

Ou seja, mesmo que o texto espalhado por aí afirme que o tal aviso tenha sido emitido hoje, não quer dizer que ele tenha sido emitido “hoje”. Como ele não é datado, vamos voltar a ver essa mesma história circulando de tempos em tempos…

Texto do alerta espalhado pelo WhatsApp!

Outro detalhe importante é que não existe a China of Shanghai International News. Portanto, seria impossível essa empresa ter dado tal alerta!

Apesar de ser possível se injetar códigos maliciosos em imagens GIF, não encontramos nenhum relato de infecção de dispositivos móveis através de uma possível infecção por meio do WhatsApp. Em março de 2017, a empresa de segurança digital Check Point Security divulgou um estudo revelando que era possível invadir o computador de um usuário do WhatsApp e do Telegram apenas com o envio de uma imagem modificada.

Trecho do código que foi inserido na imagem de teste! (reprodução/Check Point Security)

O ataque só funcionava quando o usuário usava esses dois mensageiros instantâneos na versão para a web, no computador. Mesmo assim, a invasão só era possível se a vítima abrisse a imagem em outra janela.

Na época, a empresa notificou os desenvolvedores das duas empresas, que já solucionaram (ou afirmaram terem solucionado) essas vulnerabilidades.   

Conclusão

O alerta é falso! A única coisa “boa” nele é a parte que pede para que você pare de ficar enviando mensagens de “bom-dia” para todos os grupos do WhatsApp, porque isso, sim, é chato pra caramba! 🙂

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top