Connect with us

E-farsas

Homem incendeia o carro ao pensar que tinha acertado na Mega Sena?

Falso

Homem incendeia o carro ao pensar que tinha acertado na Mega Sena?

Será verdadeira a notícia do morador de Sergipe que teria incendiado o próprio veículo ao pensar que havia ganhado os 200 milhões da Mega Sena?

A notícia ganhou força na web no dia 27 de novembro de 2015 contando o acontecimento curioso de um comerciante de Sergipe, que teria colocado fogo no próprio carro, após pensar que havia acertado os 6 números do concurso 1764, realizado no dia 25/11/2015.

Acontece que, de acordo com a reportagem, Adailton Feliciano acabou descobrindo horas mais tarde, com a ajuda do filho, que ele havia conferido errado o bilhete e que, na verdade, não tinha ganhado nada!   

O texto ainda afirma que, o delegado da 5ª regional de Sergipe teria resolvido não não indiciar Adailton depois de saber que o infeliz comerciante havia incendiado o próprio carro em via pública.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Comerciante de Sergipe teria colocado fogo no próprio carro após pensar que tinha ganhado na Mega Sena! Será verdade? (foto: Reprodução)

Comerciante de Sergipe teria colocado fogo no próprio carro após pensar que tinha ganhado na Mega Sena! Será verdade? (foto: Reprodução)

Verdadeiro ou falso?

Em primeiro lugar, podemos verificar que a notícia carrega consigo algumas características de um boato virtual:

  • Cita nomes de pessoas que não existem;
  • Trata de um assunto que está em evidência;
  • A tal notícia não aparece em nenhum jornal local de grande circulação;
  • Usa imagens chocantes para chamar a atenção dos leitores;
  • Não dá muitos detalhes de onde o fato teria ocorrido;

Uma busca nos principais jornais de Sergipe não nos retorna nenhuma menção a esse incidente. As únicas referências ao nome do tal comerciante aparecem somente em sites e blogs que apenas copiaram esse mesmo texto.

Também não encontramos nenhum delegado de uma 5ª regional de Sergipe como também não encontramos no Google essa delegacia. O resultado que chegou mais próximo disso está no site do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol), listada como “5ª Delegacia Metropolitana”, que está localizada na cidade sergipana de Nossa Senhora do Socorro.

A foto do carro queimando

Se essa história é falsa, como e onde tiraram essa fotografia do carro incendiado?

Uma rápida busca através do Google Images nos revela que o incêndio desse automóvel não ocorreu em Sergipe, mas em outro estado e em outra situação!

Em julho de 2015, um carro começou a pegar fogo e as labaredas se espalharam rapidamente em uma rua do bairro do Bessa, em João Pessoa (PB). Note na foto original, ampliada abaixo, que o nome do estado da Paraíba aparece no uniforme do bombeiro:

Detalhe no uniforme do bombeiro mostra que ele é da Paraíba! (foto: Reprodução)

Detalhe no uniforme do bombeiro mostra que ele é da Paraíba! (foto: Reprodução)

De acordo com os bombeiros, o motorista não se feriu. A foto é de Walter Paparazzo, a serviço do G1 e podemos ver outras fotos desse incidente nessa reportagem.

Origens

A publicação mais antiga desse boato foi feita no dia 25 de novembro de 2015 no blog humorístico Sacizento, já conhecido aqui no E-farsas por criar postagens memoráveis como a que afirmava que o pastor Waldemiro teria proibido seus fiéis de comerem a maionese Hellmann’s.

Claro, notícias fictícias e humorísticas que – apesar do Sacizento avisar em blog que as histórias publicadas ali são “90% inventadas e 10% é mentira” e não devem ser levadas a sério – muita gente acaba acreditando e passando adiante sem verificar a veracidade daquilo!

Conclusão

A notícia do homem que incendiou o próprio carro após pensar que havia ganhado a Mega Sena é falsa! Nasceu em um blog de humor e vários outros blogs acabaram acreditando na brincadeira!

Sugestão de João Oliveira Farias, através do nosso e-mail: contato@e-farsas.com

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top