16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Homem ressuscita após 38 dias enterrado em um túmulo! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostra um homem debilitado em uma cama de hospital e texto afirma que ele foi encontrado após 38 dias enterrado! Será?

O filminho tem cerca de 30 segundos de duração e se espalhou através de grupos do WhatsApp no final de junho de 2019. De acordo com o texto que acompanha as imagens de um homem debilitado em uma cama de hospital, o sujeito teria morrido e, após 38 dias, teria sido resgatado do próprio túmulo!

Após ouvirem seus gritos de socorro – diz o texto – algumas pessoas socorreram o homem, retirando-o de seu túmulo e levando ele pra um hospital!

Será que esse caso é real?

Texto de uma das versões que se espalharam nas redes sociais: “Um caso que não passou nem na tv ainda de um homem que voltou da morte depois de dias de sepultamento , nossa inacreditável , sentiram ruídos no túmulo depois de 38 dias . Retiraram do túmulo o senhor com vida mas com o corpo em decomposição . Muito loko isso”

Verdade ou mentira?

O assunto se tornou viral e ganhou versões diferentes. Algumas dizem que o sujeito teria revivido 27 dias após a sua morte, outras afirmam que ele ficou em seu túmulo por 38 dias…

Em nenhum dos compartilhamentos é afirmado quando e onde o “milagre” teria ocorrido, mas o idioma falado no vídeo lembra muito o russo, o que nos orientou a procurar por notícias nessa língua. Descobrimos notícias datadas de 20 de junho de 2019 de sites russos desmentindo essa história de um morto que teria voltado à vida.

Mais umas buscas e chegamos ao site EurAsya Daily, que explicou que o vídeo foi feito em Tuva, na Rússia e que o homem que aparece debilitado no hospital se chama Alexander. De acordo com o site, o sujeito foi atacado por um urso, que lhe quebrou uma costela, e passou um mês em uma pequena caverna (na “casa” do urso) onde sobreviveu até ser achado por caçadores locais auxiliados por cães farejadores.

Alexander, segundo o que diz na notícia, foi encontrado consciente e teve sorte, pois o urso – ao invés de comer o homem – cavou um buraco raso e o “guardou pra depois”.

Ainda assim, o fato do sujeito ter sobrevivido tanto tempo na toca do urso com tantos ferimentos é surpreendente!

Atualização 26/06/2019

- Publicidade -

Nos dias posteriores a nossa publicação, agências de notícias do mundo todo começaram a receber atualizações sobre o assunto. Um porta-voz do Ministério da Saúde da República Tuva disse em entrevistas que não foi relatado nenhum caso semelhante em seu país, o que levantou sérias suspeitas a respeito da história do ataque de urso.

Além disso, no dia 19 de junho de 2019, o mesmo vídeo já havia se espalhado como se tivesse ocorrido em outra região da Rússia.

Já, o site Daily Mail disse ter entrado em contato com um grupo no Cazaquistão e que foi informado de que o nome do homem não é Alexander e que ele não havia sido atacado por um urso. O problema é que o homem, segundo o que diz o Daily Mail, não se lembra de seu próprio nome e tampouco sabe como chegou ao hospital naquelas condições.

Atualização 01/07/2019 – Descoberta a identidade do homem

No dia 30 de junho de 2019, o Dr. Rustam Isaev – médico do Aktobe Medical Center (no Cazaquistão) – revelou que o “homem do urso” foi internado com psoríase grave e com sintomas profundos de depressão. O homem tem 41 anos e vive na cidade de Aktin, no Cazaquistão!

foto: Reprodução

O doutor disse em entrevistas que abriu uma sindicância para apurar quais foram os funcionários que filmaram o paciente e espalharam o vídeo sem autorização da família!

Conclusão

O homem que aparece desnutrido e cheio de ferimentos em uma cama de hospital foi atacado por um urso na Rússia e foi encontrado 30 dias com vida dentro da toca do bicho. Apesar dele não ter sido encontrado dentro de um túmulo após ter ressuscitado, com certeza podemos dizer que ele “nasceu de novo”! O homem, na verdade, foi internado com um caso grave de psoríase!

Obs.: Conforme prometido, finalizamos o caso quando descobrimos a identidade e a real história por trás do homem que teria ressuscitado após ter sido enterrado por 38 dias!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

44 COMENTÁRIOS

  1. Eu deixei a opção religiosa por último. Apostei em boneco animatrônico daqueles de cinema ou até um anuréxico viciado.

    A realidade é muito mais surpreendente e não duvido que pode virar filme.

  2. Bom dia amigos. Esse site é excelente, mas é outra farsa, não há marcas de urso ai, nem o urso, nem ele ficariam 30 diaa convivendo em uma toca. Isso são sequelas da droga Krokodil.

  3. A língua falada é russo mesmo, é perguntado o nome, mas é surpreendente o estado que ele se encontra, muito magro,cheio de feridas e os olhos até com uma gosma. Hoje se pode imaginar muitas coisas, até um boneco como foi dito em outro comentário. Espero que consiga se recuperar sem sequelas. Em breve se descobrirá a historia real.

  4. Parte da Internet assumiu o lugar daqueles antigos Jornais Populares com matérias sensacionalistas, falsas e/ou de credibilidade e qualidade duvidosas, com temáticas de crime, sexo, violência, grotesco etc. Um exemplo é o extinto jornal NOTÍCIAS POPULARES do grupo Folha. Vendia pra caramba para populares sem muita instrução, além de lucrarem também com a presença certa dos CLASSIFICADOS (geralmente no final do jornal). Tinha temáticas como, por exemplo, “MATOU A MÃE E FEZ CHURRASCO DELA”. 😉 KKKKKKKKK! 😀

  5. Russia né… É mais fácil acreditar que ele fez criticas construtivas ao governo… e como resultado foi a situação aí do rapaz, mas o relatório de que ele foi atacado por um urso e ficou preso em uma sem se alimentar de água ou comida é p suficiente para as autoridades. Caso encerrado! kkkkkk

    • O que eu achei estranho desde o início é que o cara não se alimentava por não conseguir se mover, mas bebia a própria urina. Como ele fazia isso sem conseguir se levantar?

      Eu já soube de casos de pessoas que caíram em lugares e bebiam a própria urina pra sobreviver, mas elas podiam se locomover. Nesse caso, não tinha como. Essa foi a primeira informação que me pareceu sem sentido.

      E ninguém sobrevive tanto tempo nessas condições! Há quem faça greve de fome e resista por mais de 20 dias, mas sem estar ferido. Algo de errado não está certo, rsrs…

  6. É a primeira vez que a noticia real é mais absurda que a própria fake, porem é a primeira matéria do E-farsas que eu fico com pé atrás de acreditar no veredito do e-farsas, parece mto um animatrônico e a situação CRITICA da pessoa, faz a gente recusar que alguém pode chegar nesse estado e ainda estar vivo…. mto sofrimento.

  7. Acredito que a tese do Urso seja apenas a hipótese mais provável.
    Não há evidências suficientes, além de notícias em sites sensacionalistas russos, que possam comprovar o fato.

  8. Cheguei aqui pela história do urso pois me pareceu muito surreal. Ainda estou relutante em acreditar nessa história. Vou checar os sites linkados mas adoraria ver uma matéria completa sobre esse caso do urso.

  9. Por favor corrijam. Não há nenhuma marca de mordida ou unhada de urso. Essas são sequelas da droga Crocodilo mesmo. O urso não iria ficar com uma pessoa um mês em uma toca. Não é comportamento natural de urso. Nem iria furar só os olhos desse senhor.

    • @Leonardo Belluco Arraes, infelizmente, ainda não dá para afirmar se a notícia do urso é Verdadeira ou Falsa. Gilmar Lopes disse que isso foi informado pela mídia digital russa EurAsia Daily (EAD), criada em 2015, muito bem identificada, com autorização e certificação do governo russo para operar. Logo, parece ser uma mídia com alguma reputação a zelar. Talvez o erro do Gilmar é que ele deveria ter colocado na conclusão alguma coisa do tipo: “segundo/conforme a EurAsia Daily foi um urso que atacou…”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui