13.2 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

Joe Biden disse que apoiava a transição de gênero em crianças a partir de 8 anos?

- Publicidade -

Desde meados de outubro de 2020 circula nas redes sociais uma história que Joe Biden, projetado pela mídia norte-americana como o presidente eleito dos Estados Unidos, teria dito durante um programa de TV, que apoiava a transição de gênero de crianças a partir de 8 anos.

Essa história foi disseminada através de alguns sites de notícias (1,2,3,4), principalmente de cunho religioso, e ganhou força através de publicações no Facebook (1,2,3,4,5), após Donald Trump alegar, sem provas, que houve fraude favorável a Joe Biden nas eleições presidenciais deste ano.

Confira abaixo alguns exemplos:

Exemplo de artigo alegando que Biden apoiava a transição de gênero em crianças.

Mais um exemplo de publicação alegando que Biden apoiava a transição de gênero em crianças.

Entretanto, será que isso é verdade? Joe Biden disse apoiar a transição de gênero de crianças a partir de 8 anos? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Joe Biden não disse que apoiava a transição de gênero em crianças a partir de 8 anos de idade! Na verdade, Joe Biden disse que apoiava que crianças de 8 ou 10 anos, por exemplo, tivessem a liberdade de serem transgêneras, ou seja, de se identificarem com o gênero que quisessem.

E, por mais que alguém não concorde com a posição de Joe Biden, isso é muito diferente de dizer que apoia a transição de gênero em crianças, ou seja, a submissão a tratamentos hormonais e cirúrgicos para paulatinamente transformar as características primárias e secundárias de um indivíduo em relação ao gênero que se identifica, a partir de 8 anos de idade.

A Participação de Joe Biden numa Sabatina Promovida pela ABC

Em 15 de outubro de 2020, Joe Biden participou de uma sabatina promovida pela ABC, na Pensilvânia, que foi conduzida pelo apresentador George Stephanopoulos.

Num determinado momento, a mãe de uma filha transgênero de oito anos perguntou a Biden como ele protegeria os direitos das pessoas LGBTQ nos Estados Unidos, destacando que a administração Trump baniu os transgêneros do serviço militar, suspendeu as proteções antidiscriminação para transgêneros sob o Obamacare, e removeu referências à comunidade LGBTQ + do site da Casa Branca.

- Publicidade -

Ele respondeu que iria mudar o que havia sido feito durante a administração de Trump.

Em 15 de outubro de 2020, Joe Biden participou de uma sabatina promovida pela ABC, na Pensilvânia, que foi conduzida pelo apresentador George Stephanopoulos.

Biden, que adora contar uma história e divagar, narrou rapidamente uma situação que presenciou quando era jovem. Num belo dia, ele teria visto dois homens, muito bem vestidos, se abrançando e, em seguida, se beijaram. Biden disse que olhou para o pai, que por sua vez, disse: “Joey, isso é bem simples. Eles se amam.

Então, voltando a sua resposta para a mãe, Biden completou:

A ideia de que uma criança de 8 ou 10 anos decida, ‘Sabe, decidi que quero ser transgênero. É que eu acho que gostaria de ser. Tornaria minha vida muito mais fácil’. Deve haver discriminação zero.

É justamente essa frase de Biden, que vem sendo distorcida! Em nenhum momento da entrevista ele disse que apoiava a transição de gênero para crianças a partir de 8 anos de idade. São duas coisas distintas.

A Utilização de Capturas de Tela em Peças de Desinformação nas Redes Sociais

Na absoluta maioria das peças de desinformação que encontramos nas redes sociais, por exemplo, está sendo utilizada uma captura de tela do site “Gospel Prime”, que menciona no título, entre aspas, a expressão “transição de gênero” (arquivo).

As aspas, como recurso jornalístico, acabaram gerando desinformação, porque Biden não disse isso.

Na absoluta maioria das peças de desinformação que encontramos nas redes sociais, por exemplo, está sendo utilizada uma captura de tela do site “Gospel Prime”.

Eis um trecho do que é mencionado do texto:

O candidato à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, do Partido Democrata, declarou ser favorável ao tratamento de crianças a partir dos 8 anos que se identifiquem como transsexuais ou transgêneros

Esse trecho, por exemplo, é completamente falso! Biden não disse ser favorável ao tratamento de crianças a partir de 8 anos de idade, que se identifiquem como transsexuais ou transgêneros! Biden sequer se referiu a crianças como transsexuais!

A Verificação da Agência de Notícias “Reuters”

A agência de notícias “Reuters” verificou essa mesma história e afirmou que Biden não mencionou sobre “transição de gênero” em toda a sabatina.

No site de sua campanha, que ainda se encontra ativa, Biden lista as políticas que planeja implementar para apoiar pessoas transgêneras, incluindo várias mudanças para apoiar crianças transgêneras (arquivo). Ele diz, por exemplo, que garantirá que as pessoas LGBTQ + tenham total acesso a todos os tratamentos e recursos de saúde apropriados, incluindo a cobertura de cuidados relacionados à transição e cirurgia de confirmação de gênero.

Entretanto, a página não menciona nada sobre transição de gênero em crianças!

Um Agradecimento Final

Agradecemos ao Marcelo, moderador de nosso grupo, no Facebook, por auxiliar na verificação dessa história!

Conclusão

Falso! Joe Biden não disse durante a referida sabatina, que apoiava a transição de gênero em crianças a partir de 8 anos de idade! Na verdade, Joe Biden disse que apoiava que crianças de 8 ou 10 anos, por exemplo, tivessem a liberdade de serem transgêneras, ou seja, que se identificassem com o gênero pelo qual se sentissem fazer parte.

E, por mais que alguém não concorde com a posição de Joe Biden, isso é muito diferente de dizer que ele declarou apoio a transição de gênero em crianças, ou seja, a submissão a tratamentos hormonais e cirúrgicos para paulatinamente transformar as características primárias e secundárias de um indivíduo em relação ao gênero que se identifica, a partir de 8 anos de idade.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. O Marcos é um menino ingênuo. Joe Biden disse claramente que apoia a transição de gênero em crianças a partir de 8 anos. Antes que alguma mente binária vomite sua eterna demência: Eu ODEIO o TRUMP!

    Uma mudança macabra em uma sociedade se inicia com doses leves até as pessoas se acostumarem com o que acham apenas estranho. Depois pegam mais pesado para aceitarem o absurdo achando que é algo só estranho. E logram com chave de ouro fazendo todos gostarem e acharem natural o que sempre foi completamente insano.

    É preciso saber interpretar políticos e ideólogos. Eles falam pensando a longo prazo.

    Quer exemplos? Olha o absurdo do feminismo com sua luta SEXISTA; reflita sobre o que estão tentando enfiar na cabeça das pessoas a respeito do ASSASSINATO de BEBÊS; reparem na loucura de existir alguém que DEFENDE BANDIDO, dizendo ser uma vítima… Há dezenas de exemplos de absurdos que aos poucos foram sendo introduzidos na sociedade e PARECE que é normal, certo e até humano.

    E por que tudo isso está acontecendo? Simples: os próprios bandidos, assassinos, pedófilos e toda espécie de monstros, dominaram o poder. Tudo está sendo deturpado a favor deles. Teoria de conspiração? É o que eles dizem. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui