18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Juiz pego em blitz mandou guinchar todas as viaturas da polícia?

Array
- Publicidade -

Será verdade que o juiz Berneval Souza Aguiar após ser pego com documentação atrasada mandou rebocar todas as viaturas e motos da polícia?

A notícia apareceu no final de junho de 2017 no Facebook e se espalhou também em outras redes sociais. De acordo com o texto acompanhado de fotos, o juiz Berneval Souza Aguiar teria sido pego em uma blitz policial por estar com a documentação do veículo e, visivelmente irritado e desconfiado, resolveu pedir a documentação de todas as motos e viaturas que estavam na batida policial!

O texto ainda afirma que, ao constatar que todos os veículos estavam com os documentos vencidos há mais de 3 anos, o juiz ordenou que os carros e motos dos policiais também fossem rebocados. Além do seu próprio carro, o guincho apreendeu 5 viaturas, além de 8 motos!

Será que essa notícia é real?

Juiz teria mandado apreender todas as viaturas policiais que estavam com a documentação atrasada! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Uma busca pelo nome do juiz Berneval Souza Aguiar não retorna nenhum resultado! Uma notícia como essa certamente estaria em vários jornais, mas não encontramos nada.

Além disso, o texto não diz nem quando e nem onde o fato teria ocorrido. Certamente, quem inventou essa mentira quer que seu texto volte a circular novamente ano após ano…

A prova disso é que essas mesmas imagens já foram usadas anteriormente, em 2015. Só que na ocasião a história era outra: O fato teria ocorrido em Olinda e quem teria sido pego em uma blitz foi um delegado da Polícia Federal!

Acontece que, logo após a publicação desse rumor em novembro de 2015, o Tenente Cel Sylvio Guerra – comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar – emitiu uma nota explicando a verdade a respeito dessas fotografias: 

“O Comandante do 29°BPM, Ten Cel Sylvio Guerra (foto) vem esclarecer a população que estas viaturas apresentadas no blog do Adilson Ribeiro, foram levadas do pátio do Centro de Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar no Rio de Janeiro, para o Município de Nilópolis, pois o mesmo trabalha em parceria com o 20º BPM o batalhão da área. Sendo assim a Prefeitura irá realizar a manutenção dessas viaturas para aumentar a frota do batalhão possibilitando assim um maior efetivo nas Ruas de Nilópolis. Que a população fique ciente de que este comentário é falso e as operações que são realizadas pela Polícia Militar são de caráter legítimo, procurando sempre proporcionar a Segurança da população.”

Conclusão

- Publicidade -

As fotos mostrando vários carros e motos da Polícia sendo levados em carros de guincho eram, na verdade, veículos do 29°BPM de Nilópolis que foram encaminhados para manutenção!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Vem com esse papo idieta como se a pm presta algum serviço a sociedade, a pm só sabe encharcar trabalhador cortar lacre de placa e os bandidos na favela tira onda pinta e borda, qualquer um pode puxar um IP VA, puxa de qualquer uma viatura que estamos irregular já vi carro até sem placa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui