Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Kim Jong-un impôs seu próprio corte de cabelo aos norte-coreanos?

Falso

Kim Jong-un impôs seu próprio corte de cabelo aos norte-coreanos?

Será real a notícia afirmando que o líder da Coreia do Norte determinou que todos os homens daquele país sejam obrigados a usar corte de cabelo igual ao seu?

A mais nova demonstração de autoritarismo de Kim Jong-un apareceu nos jornais de todo o mundo. De acordo com o texto que foi publicado em diversos sites e blogs, o 3° Líder Superior da Coreia do Norte teria imposto o seu próprio corte de cabelo a toda a população masculina do país.

Com essa medida, todos os homens de lá, em breve, terão os cabelos raspados nos lados da cabeça e espetados em cima.

A notícia ainda afirma que os primeiros a terem seus cabelos redefinidos à moda de Kim Jong-un foram os estudantes da cidade de Pyongyang (capital da Coreia do Norte), mas logo a obrigação foi estendida para o restante da população masculina.

Será que isso é verdade ou farsa?

Lider norte-coreano Kim Jong-un teria determnado que todos os homens usassem seu corte de cabelo. Será verdade? (foto: Reprodução)

Lider norte-coreano Kim Jong-un teria determnado que todos os homens usassem seu corte de cabelo. Será verdade? (foto: Reprodução)

Verdadeiro ou falso?

No dia 26 de março de 2014, essa história começou a se espalhar pela web. O ditador da Coreia do Norte Kim Jong-un teria baixado um decreto ordenando que seu corte de cabelo passe a ser obrigatório a todos os homens do país. No entanto, quem iniciou esse rumor foi a Radio Free Asia (canal de notícias asiáticas sediado nos Estados Unidos), publicando um artigo sobre a tal lei sem citar nenhuma fonte!

Tá bom, eles até citaram alguns depoimentos, mas todos de anônimos. Nenhuma prova concreta.

Além disso, o artigo da Radio Free Asia diz que, na verdade, não há uma lei obrigando o modelo de corte de cabelo, mas que a ordem (não escrita, ou seja, apenas verbal) teria partido de dentro do Partido dos Trabalhadores de lá. Também não dá provas dessas afirmações…

Lembrando que esse tipo de corte de cabelo nem sempre foi moda na Coreia do Norte e só se tornou popular por influência do ditador.

Além disso, não fica claro qual seria a punição para quem não cumprisse a tal determinação e tampouco quem iria fiscalizar os cabelos dos cidadãos.

Jornalista fazendo o seu trabalho

Quem pesquisou um pouco mais a fundo esse boato foi a agência de notícias Associated Press, que publicou no dia 27 de março de 2014 uma matéria pesquisada pelo repórter Eric Talmadge.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Como Eric explicou, turistas que estão na Coreia do Norte informaram que não há nenhum movimento visível de corte de cabelo em massa na capital.

Outros relatórios também confirmam que em outras cidades não se ouve nem falar no assunto. Como exemplo, a Associated Press conversou com Simon Cockerell, gerente da agência de viagens Koryo Tours. Simon é especializado em levar turistas para a Coreia do Norte e disse ao repórter da AP que não notou nada de novo no visual dos norte-coreanos.

O jornal NkNews também reporta que não há nenhuma evidência de que o corte de cabelo no estilo Kim Jong-um tenha virado obrigatório no país.

Guerra contra homens de cabelos longos

Apesar da notícia ser falsa, precisamos lembrar aqui que o governo norte-coreano já fez uma campanha sugerindo que os homens cortassem seus cabelos.

Em janeiro de 2005, campanhas foram veiculadas nos veículos de mídia da Coreia do Norte onde o governo “sugeria” aos homens que aparassem os cabelos longos, chamando-os tolos antissocialistas, anti-higiênicos e direcionando-os para usar o cabelo no estilo “socialista”. A campanha alegava que o cabelo comprido dificulta a atividade do cérebro, levando oxigênio para longe de nervos na cabeça (Só não explicava por que as mulheres foram autorizadas a deixar o cabelo longo!).

De acordo com a BBC, as Estatais de TV de lá chegaram a expor o nome dos infratores, com seus nomes e endereços, expondo-os para que outros cidadãos pudessem dar aquela “tiração de sarro”. Até que a propaganda não deu muito certo, pois a maioria das pessoas já mantinha o cabelo aparado voluntariamente.

Conforme apurado pela revista Times, em 2013, o Estado Comunista da Coreia do Norte “sugeriu” alguns cortes de cabelos masculinos e femininos.

North Korea Daily Life

North Korea Daily Life

Cortes masculino e feminino sugeridos pelo governo norte-coreano em 2013! (fotos: Divulgação)

 Conclusão

A notícia é falsa (por enquanto)! Kim Jong-um não impôs seu corte de cabelo aos norte-coreanos, mas se ele cismar de fazer isso, todos os homens daquele país terão que aceitar. Aliás, o governo daquele país já demonstrou interesse no visual de seu povo. Quem sabe, poderá voltar com isso novamente?

Continue lendo
26 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo