25.7 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

Kim Jong-un impôs seu próprio corte de cabelo aos norte-coreanos?

- Publicidade -

Será real a notícia afirmando que o líder da Coreia do Norte determinou que todos os homens daquele país sejam obrigados a usar corte de cabelo igual ao seu?

A mais nova demonstração de autoritarismo de Kim Jong-un apareceu nos jornais de todo o mundo. De acordo com o texto que foi publicado em diversos sites e blogs, o 3° Líder Superior da Coreia do Norte teria imposto o seu próprio corte de cabelo a toda a população masculina do país.

Com essa medida, todos os homens de lá, em breve, terão os cabelos raspados nos lados da cabeça e espetados em cima.

A notícia ainda afirma que os primeiros a terem seus cabelos redefinidos à moda de Kim Jong-un foram os estudantes da cidade de Pyongyang (capital da Coreia do Norte), mas logo a obrigação foi estendida para o restante da população masculina.

Será que isso é verdade ou farsa?

Lider norte-coreano Kim Jong-un teria determnado que todos os homens usassem seu corte de cabelo. Será verdade? (foto: Reprodução)
Lider norte-coreano Kim Jong-un teria determnado que todos os homens usassem seu corte de cabelo. Será verdade? (foto: Reprodução)

Verdadeiro ou falso?

No dia 26 de março de 2014, essa história começou a se espalhar pela web. O ditador da Coreia do Norte Kim Jong-un teria baixado um decreto ordenando que seu corte de cabelo passe a ser obrigatório a todos os homens do país. No entanto, quem iniciou esse rumor foi a Radio Free Asia (canal de notícias asiáticas sediado nos Estados Unidos), publicando um artigo sobre a tal lei sem citar nenhuma fonte!

Tá bom, eles até citaram alguns depoimentos, mas todos de anônimos. Nenhuma prova concreta.

Além disso, o artigo da Radio Free Asia diz que, na verdade, não há uma lei obrigando o modelo de corte de cabelo, mas que a ordem (não escrita, ou seja, apenas verbal) teria partido de dentro do Partido dos Trabalhadores de lá. Também não dá provas dessas afirmações…

Lembrando que esse tipo de corte de cabelo nem sempre foi moda na Coreia do Norte e só se tornou popular por influência do ditador.

- Publicidade -

Além disso, não fica claro qual seria a punição para quem não cumprisse a tal determinação e tampouco quem iria fiscalizar os cabelos dos cidadãos.

Jornalista fazendo o seu trabalho

Quem pesquisou um pouco mais a fundo esse boato foi a agência de notícias Associated Press, que publicou no dia 27 de março de 2014 uma matéria pesquisada pelo repórter Eric Talmadge.

Como Eric explicou, turistas que estão na Coreia do Norte informaram que não há nenhum movimento visível de corte de cabelo em massa na capital.

Outros relatórios também confirmam que em outras cidades não se ouve nem falar no assunto. Como exemplo, a Associated Press conversou com Simon Cockerell, gerente da agência de viagens Koryo Tours. Simon é especializado em levar turistas para a Coreia do Norte e disse ao repórter da AP que não notou nada de novo no visual dos norte-coreanos.

O jornal NkNews também reporta que não há nenhuma evidência de que o corte de cabelo no estilo Kim Jong-um tenha virado obrigatório no país.

Guerra contra homens de cabelos longos

Apesar da notícia ser falsa, precisamos lembrar aqui que o governo norte-coreano já fez uma campanha sugerindo que os homens cortassem seus cabelos.

Em janeiro de 2005, campanhas foram veiculadas nos veículos de mídia da Coreia do Norte onde o governo “sugeria” aos homens que aparassem os cabelos longos, chamando-os tolos antissocialistas, anti-higiênicos e direcionando-os para usar o cabelo no estilo “socialista”. A campanha alegava que o cabelo comprido dificulta a atividade do cérebro, levando oxigênio para longe de nervos na cabeça (Só não explicava por que as mulheres foram autorizadas a deixar o cabelo longo!).

De acordo com a BBC, as Estatais de TV de lá chegaram a expor o nome dos infratores, com seus nomes e endereços, expondo-os para que outros cidadãos pudessem dar aquela “tiração de sarro”. Até que a propaganda não deu muito certo, pois a maioria das pessoas já mantinha o cabelo aparado voluntariamente.

Conforme apurado pela revista Times, em 2013, o Estado Comunista da Coreia do Norte “sugeriu” alguns cortes de cabelos masculinos e femininos.

North Korea Daily Life

North Korea Daily Life
Cortes masculino e feminino sugeridos pelo governo norte-coreano em 2013! (fotos: Divulgação)

 Conclusão

A notícia é falsa (por enquanto)! Kim Jong-um não impôs seu corte de cabelo aos norte-coreanos, mas se ele cismar de fazer isso, todos os homens daquele país terão que aceitar. Aliás, o governo daquele país já demonstrou interesse no visual de seu povo. Quem sabe, poderá voltar com isso novamente?

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

26 COMENTÁRIOS

  1. Se é falso, como a página induz as pessoas a crer nisso? Porque vários sites dão esta notícia então? Será que o e-farsas agora se tornou dono da verdade?
    Será pelo fato de ter o nome do ”partido dos trabalhadores” a farsa foi ”desmascarada” com pressa? O PT nutre simpatia por este cara, então querem mostrar que ele não é tão ruim quanto parece…faça me o favor !!! tudo que envolve PT é mentira? estão defendendo ele porque? Parece que a página é parcial demais.

  2. Sendo verdade ou não, é fato que o povo da Coréia do Norte vive sob o jugo de um governo extremamente truculento e autoritário.

    Já está passando da hora de alguem formar um exército e ajudar os povos que estão sendo tiranizados e vitimados por ditaduras ao redor do mundo.

    Não há desculpa para se omitir e deixar que um povo seja trucidado desta forma.

  3. Lamento informar a ‘e-farsas’ que la noticia es auténtica (en parte). Procede de Radio Free Asia, y del periódico Rodong Sinmun. La verdad: ni Kim Jong-Un ni el partido ni el gobierno de Corea del Norte han dado esta orden. Es una ocurrencia del “Ministerio de la Juventud”, que ha querido ser “más papista que el papa”, con esta idiotez. También se ha recomendado que las chicas no usen la falda corta que a veces se pone la esposa de Kim Jong-Un, Ri Sol-Ju, “por no ser apropiada” para las jóvenes socialistas. Dictadura y miedo. Saludos desde España.

  4. Esse povo besta que acredita nas maluquices da rede globo acredita em papai noel. Afinal, a xuxa quase queimou a casa dela toda, com essa teimosia dela em querer cultuar a lendária tradição de santa claus. Teve tempo que a equipe de jornalismo do JN estava tão preguiçosa, que só noticiava trechinhos de notícias não confirmadas postadas na net. Dava pra ver a cara anacrônica da fátima bernardes em ter que ler aquelas tontices pro povo.

  5. Isso só poderia ser mentira mesmo, imagine se o cara fosse careca, ou tivesse cabelo ruim.
    Se você for careca e morar lá, é melhor correr senão vai acabar fuzilado haha

    Esse mundo está de pernas pro ar

    • Conclusão
      A notícia é falsa (por enquanto)! Kim Jong-um não impôs seu corte de cabelo aos norte-coreanos, mas se ele cismar de fazer isso, todos os homens daquele país terão que aceitar. Aliás, o governo daquele país já demonstrou interesse no visual de seu povo. Quem sabe, poderá voltar com isso novamente?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui