19 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

Lançamento da Barbie Iemanjá choca os cristãos! Será?

- Publicidade -

Será verdade que a Mattel irá lançar a boneca Barbie com temas ligados ao Candomblé, macumba para homenagear religiões e crenças afrodescendentes?

O alerta, seguido de fotos, começou a se espalhar através das redes sociais – sobretudo, pelo WhatsApp – na segunda semana de abril de 2017 e chama a atenção para o lançamento da boneca mais famosa do mundo nas versões Iemanjá, Virgem Maria, Ogum, Oxum

No texto do alerta é solicitado a todos os cristãos que não comprem tais bonecas demoníacas, que já estariam à venda nas lojas!

Será que essa notícia é real?

Barbie Iemanjá já estaria à vendas nas lojas, diz alerta! Será verdade? (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em 2013, explicamos a verdade por trás de um rumor que afirmava que a fabricante da Barbie iria lançar versões transexuais de suas bonecas. Na época, explicamos que as fotos que se espalharam do brinquedo eram, na verdade, parte de uma exposição feita pelos artistas plásticos colombianos Andrea Cano e Manuel Antonio Velandia.

As bonecas não estavam à venda e as obras foram feitas para exposição “Invisíveis: Naturezas Transgressoras”, promovida pela associação dos direitos GLSBT Decide-T.

Agora, em 2017, o assunto volta a “incomodar” alguns grupos religiosos, que tentam conseguir mais fiéis através da mentira e do medo!

Só que dessa vez as bonecas fazem parte de outra exposição: Pool&Marianela (A Religião Plástica), criada em 2014 pelos artistas argentinos Emiliano Pool Paolini e Marianela Pirelli.

Nesse link podemos ver outras bonecas transformadas pela dupla!

- Publicidade -

A Barbie Iemanjá é uma das 33 bonecas modificadas (“reinterpretados”) da exposição. Junto com ela, um boneco crucificado como Jesus Cristo, uma Barbie de Virgem Maria, além de um Ken São Jorge em um cavalo rosa:

Os artistas também criaram uma Barbie Kali, deusa do hinduismo:

Fotos: Divulgação

Conclusão

A notícia afirmando que a Barbie estaria à venda nas lojas com temas ligados ao Candomblé é falsa! As bonecas foram transformadas por dois artistas argentinos em 2014 para um exposição de arte!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

16 COMENTÁRIOS

  1. Não entendi o porquê dos evangélicos estarem tão revoltados, visto que eles não consideram as imagens como sagradas. Se a notícia fosse real quem deveria se revoltar eram os seguidores de religiões afros, pela banalização das imagens de suas entidades.

  2. ÉAcontece que os cristaos pensam que qualquer deus que nao seja o deles,é na verdade o capeta tentando enganar as pessoas.Eles devem jogar muito God of War de tanto que combatem os deuses alheios.

    • Não jogamos essa porcaria e sim acreditamos em um só Deus e o resto é demônio não existe vários deuses mais nos respeitamos a religião dos outros mais já que vcs estão dando sua opinião porque porque os cristão não pode dar a sua opinião também essa é a minha opinião goste vcs ou não o importante é Deus na minha vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui