Connect with us

E-farsas

Laranjas importadas da Líbia estão contaminadas com HIV?

Falso

Laranjas importadas da Líbia estão contaminadas com HIV?

É verdade que foi interceptada uma grande quantidade de laranjas, vindas da Líbia, que estavam contaminadas com o vírus da AIDS?

O alerta apareceu nas redes sociais no final fevereiro de 2015 e chama a atenção para um carregamento de laranjas infectadas com o vírus HIV, que teria vindo da Líbia. O texto que pede para ser repassado, diz que o Serviço de Saúde da Argélia teria interceptado a entrega das frutas. Fotos que companham o aviso mostram algumas laranjas manchadas de pontos vermelhos, dando a entender que aquilo seria sangue contaminado.

Algumas dessas postagens feitas no Facebook alcançaram mais de 45 mil compartilhamentos!

Será que o alerta é real?

O Serviço de Saúde da Argélia teria apreendido um grande carregamento de laranjas da Turquia contaminadas com o vírus da AIDS! Será verdade? (foto: Rerodução/Facebook)

O Serviço de Saúde da Argélia teria apreendido um grande carregamento de laranjas da Turquia contaminadas com o vírus da AIDS! Será verdade? (foto: Rerodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O texto alarmista possui varias características de um boato virtual:

  • Não é datado
  • Trata de um assunto que atrai muitos leitores
  • Pede para ser repassado
  • Cita nomes de instituições para conseguir mais credibilidade

A primeira dúvida que surge ao lermos notícias como essa é: Quando o fato teria ocorrido?

O alerta não deixa claro quando a apreensão aconteceu e basta uma busca rápida na web para descobrirmos que em dezembro de 2014 essa história já corria por aí com diferentes versões. Um exemplo é essa postagem feita no Twitter, em árabe, dizendo que foram encontradas laranjas contaminadas com o “vírus C” (provavelmente, Hepatite C) no Egito.

Note que, em dezembro, o rumor não citava a Argélia ou a Turquia.

Outro exemplo é essa postagem que circulou em holandês, em fevereiro de 2015:

Versão que circulou em holandês, no WhatsApp!

Versão que circulou em holandês, no WhatsApp! 

Voltando no tempo, podemos achar essas mesmas imagens publicadas no dia 09 de dezembro de 2014, em um site de notícias árabe, mostrando que a Inspeção Sanitária de Buraimi tenta desmentir os boatos a respeito de frutas que estariam contaminados com diversos vírus.

Uma publicação do Iêmen usou das mesmas fotos para espalhar que as laranjas estariam sendo contaminadas com Hepatite B e sangue soropositivo e enviadas do Egito para países vizinhos.

Boato antigo

Meses antes, em agosto de 2013, a Embaixada da Tailândia teve que emitir uma nota desmentindo rumores que afirmava que vários produtos enlatados daquele país estavam sendo exportados com o vírus da aids.

Como todo bom boato, esse tem várias versões, cada um mostrando um país de origem diferente das supostas laranjas contaminadas. Tanto que, em março de 2015, o Órgão do Governo que fiscaliza alimentos e remédios nas Maldivas desmentiu os rumores que circulavam a respeito das suas frutas estarem sendo exportadas contaminadas com vírus do HIV.

Apesar de não encontrarmos a origem dessas imagens, tudo indica esses frutos são laranjas sanguíneas,ou laranja-de-sangue, ainda imaturas. 

O vírus HIV sobrevive em frutas?

De acordo com o portal aids.gov.br, o vírus da aids é bastante sensível ao meio externo:

“[…]Estima-se que ele possa viver em torno de uma hora fora do organismo humano. Graças a uma variedade de agentes físicos (calor, por exemplo) e químicos (água sanitária, glutaraldeído, álcool, água oxigenada) pode tornar-se inativo rapidamente.”

Portanto, mesmo que essa história de contaminação fosse verdade, o vírus dificilmente conseguiria sobreviver a uma viagem de um país a outro dentro de uma laranja. Além disso, o vírus HIV, depois de tanto tempo fora do organismo, não suportaria também a acidez do estômago e a contaminação através da ingestão dessa forma seria impossível de ocorrer.

Conclusão

A história das laranjas contaminadas com o HIV é um boato sem o menor fundamento e que não deve ser repassado!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top