Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília?

Conspirações

Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília?

É verdade que tropas militares de todos os estados brasileiros estão rumando para Brasília por precaução em função da grande manifestação Nacional de 15 de março?

A imagem abaixo apareceu nas redes sociais no dia 02 de março de 2015 e vem acompanhado de um alerta que deixou muita gente preocupada. Segundo o aviso, tropas gaúchas, paranaenses, catarinenses, paulistas e de demais estados estariam marchando suas tropas para Brasília, com o objetivo de “tomar conta” do país, caso os milhões de manifestantes causem algum problema durante a grande manifestação Nacional que promete tomar todo o país no dia 15 de Março.

Algumas postagens a respeito foram compartilhadas mais de 50mil vezes em poucos dias, além dos inúmeros comentários de leitores assustados, mas será que isso é verdade?

Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

O ano de 2015 começou recheado de boatos sobre uma iminente intervenção militar no país. Já falamos aqui no E-farsas sobre um alerta falso a respeito disso, que circulou através do WhatsApp há alguns dias. A diferença é que dessa vez o boato veio acompanhado de foto!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No entanto, a imagem de vários soldados em veículos militares, descendo por uma estrada, nada tem a ver com preparativos para um Golpe Militar contra o Governo.

Na verdade, a fotografia foi retirada do site do Exército Brasileiro e mostra o sexto dia da Operação Guarani 2014 – ocorrida no dia 18 de agosto de 2014 – e é parte de um exercício combinado de adestramento que reúne tropas do Exército Brasileiro e do Exército Argentino. A operação ocorreu na região de Cacequi e Rosário do Sul/RS, área onde está sediado o Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã).

Operação Guarani

Operação Guarani é o nome dado ao Exercício de Operações Combinadas com participação de tropas dos Exércitos do Brasil e da Argentina. O exercício, que simulou um quadro de guerra convencional, ocorreu no mês de agosto de 2014 serviu de treinamento para desenvolver formas de cooperação institucional e fortalecer os laços de amizade entre as forças terrestres do Brasil e da Argentina. Ao todo, participaram 1,2 mil militares e 320 viaturas dos dois países.

Conclusão

A imagem que mostra vários veículos militares em uma estrada nada tem a ver com a manifestação prevista para 15 de março de 2015. Trata-se do registro de uma simulação que serviu de treinamento para os exércitos do Brasil e da Argentina e ocorreu em agosto de 2014.

Sugestão e contribuição de Marcos Lana, através da nossa fanpage no Facebook!

Continue lendo
30 Comentários

30 Comments

  1. Pierrot

    10 de março de 2015 em 7:41

    Essa semana vai ser tensa.
    INFELIZMENTE o boato não é real, e eu até fico receoso de falar isso mas em vista de ontem já começar a aparecer vários sites com conteúdo sobre o impeachment,e falando inclusive; de forma a descredibilizar o levante

    • Ana

      10 de março de 2015 em 11:07

      Infelizmente?Cara, por que pensam que seria diferente com militares? De novo eles mamando nas tetas do governo por décadas e o povo sem poder reclamar?

      • Pierrot

        10 de março de 2015 em 17:40

        Talvez, mas esses horizontes de roubalheira de hoje tão ai e vamos fazer o que? por isso o desejo de uma reviravolta brusca, claro que eu entendo que não é desejar assim e pronto e tem lá suas implicações.

      • Pedro Rocha

        11 de março de 2015 em 14:28

        Diga-me o nome de um único presidente da ARENA que tenha ficado rico como Sarney ou Lula.

        Pergunte a sua mãe se a 30 anos atrás era perigoso andar nas ruas como hoje!

        • Marcelo Souza

          11 de março de 2015 em 15:41

          Pedro. O perigoso era ficar em casa pois os militares inventavam que alguém estava conspirando contra o governo, ia até a casa das pessoas e levavam ela para os porões de tortura e muitos não voltavam para casa pois eram mortos pelos torturadores. É isso que você quer de volta?

          • julio Santhana

            11 de março de 2015 em 18:15

            O Pt é o maior, adoro petistas, são todos idiotas, as teorias de Gramsci, quando aplicadas escravizam os idiotas que passam a sustentar a burguesia, na China já ocorreu a divisão, 300 milhões de chineses vivem nababescamente e 1,1 bilhão são escravos… eu quero ter escravos, Dilma, implante logo o comunismo, então eu quero o meu chicote, QI baixo não tem tirocínio mas à vezes podem se revoltar.

        • Bruno

          12 de março de 2015 em 23:58

          Com prazer, retardado.

          Médici e João Figueiredo não morreram pobres.

          • Pedro Rocha

            24 de março de 2015 em 11:02

            Vá fazer curso preparátório para concursos como o neto de Médici. Mas você não deve precisar disso porque tem alguma mamata do PT.

        • Bruno

          13 de março de 2015 em 0:09

          Ainda citou Sarney, uma criação da sua amada ARENA, seu jumento.

        • Fernando Alvares

          13 de março de 2015 em 10:49

          Você sabe a origem da (ex) fortuna de Eike batista? Informe-se.
          A corrupção sempre existiu, e não venha me falar que agora se rouba mais, pois antes NADA era investigado, portanto não existe parâmetros de comparação. A diferença é que agora, ao menos no âmbito federal, as coisas são investigadas e os envolvidos indiciados e julgados.
          Mas aparentemente você prefere o modo tucano de engavetar, arquivar e não investigar.

          • Valter Cruz

            13 de março de 2015 em 23:22

            A fortuna do Eike Batista, veio através da influência de seu pai, Sr.. Eliezer Batista, que foi presidente da Vale, e outras empresas públicas…. e também dos benefícios criados pelo Sr., FHC, para os seus apadeinhados…

          • Edson

            14 de março de 2015 em 0:12

            Eles realmente estão conseguindo, estão instalando a discórdia no seio do povo, tentando acabar com harmonia entre os brasileiros, estimulam o anti-semitismo e a falsa homofobia.

        • Giu

          23 de abril de 2015 em 18:46

          PEDRO ROCHA, como voce é imbecil

        • neuci de oliveira lopes da silva

          26 de abril de 2015 em 22:00

          Eu vivi o militarismo, foi o melhor tempo em minha vida andava tranquila, dormia tranquila… tinha saude, educação,segurança e trabalho.Hoge temos uma democracia invalida que não quer dizer nada !

          • Walter Nunes Soares Nunes Soares

            17 de março de 2016 em 10:25

            Eramos felizes, e não sabiamos!

          • Jefferson

            17 de março de 2016 em 13:17

            “SAUDE”, “HOGE”? Imagine se não houvesse educação nesse seu tempo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Gustavo

            18 de março de 2016 em 8:51

            A não ser que tu morasse no sertão , a única coisa segura seria migrar ou morrer de fome né ?

    • Danilo

      22 de abril de 2016 em 16:32

      Cara você diz “INFELIZMENTE”? Você gosta de ficar vendo suas bobeiras na internet? Você tem noção de quem se uma ditadura fosse instaurada você provavelmente não teria o direito de escrever aqui neste espaço? Ou pior, muito menos de tentar se manifestar CONTRA o governo atual? Pense!

  2. EvandroJGC

    10 de março de 2015 em 10:24

    Mano… não vai acontecer impeachment nenhum, vergonha alheia dos que fica acreditando nessas baboseiras aí. Pior é a mídia/jornais que ficam gastando tempo divulgando essas bestagens de “feice”/”zap-zap”.
    Não vai acontecer, e pra quem quer que aconteça: até a oposição do governo já disse que se houvesse um impeachment, não ia mudar merda alguma.

  3. Alexandre Aguiar

    10 de março de 2015 em 13:44

    A insanidade toma ares disso mesmo, de insanidade. É muito fácil falar de ditadura numa democracia. Queria ver esses meninos deslumbrados com um casaco verde-oliva (me parece fetiche sexual, mas deixa pra lá!) proporem uma democracia numa ditadura, ou sequer levantarem alguma hipótese de manifestação com um ditador de plantão.
    Vão arrumar o que fazer!

    • Roberto

      10 de março de 2015 em 14:23

      Que democracia???

      Fetiche parece ter vc acreditando que o Brasil tem plena democracia. É o ferro entrando e vc gostando.

      Deve ser mais um simpatizante do socialismo.

      Vá VC arrumar o que fazer!!!

    • Pedro Rocha

      11 de março de 2015 em 14:31

      Vai deixar o PT meter tiro em todo mundo como Maduro e Raul Castro fazem em suas tiranias?

      O povo brasileiro não é ladrão para suportar o preço da gasolina e da eletricidadde. E você arrume o que fazer em vez de ficar petralhando a rede em horário de expediente.

  4. dudu

    11 de março de 2015 em 8:43

    Pena que é só mais uma mentira inventada pelo NAZIPTRALHISMO! Se as FFAA estivessem em mãos sérias, ela já teria derrubado esse bando de vigaristas comunistas do poder!!! Brasil, rumo a ditadura cubana… bando de moleques acéfalos!!!

    • julio Santhana

      11 de março de 2015 em 18:20

      Tô contigo mano.

  5. Jr

    13 de março de 2015 em 10:54

    15/03 – O dia da Revolução
    Todos nos sabemos, quem sabe consegui sentir a aberração que nos brasileiros estamos vivendo. Estamos sendo taxados de um bando de “bananas” no mercado Internacional, devido a inércia do povo de fazer o que precisa ser feito.
    Os líderes das manifestações estão indo pelo caminho errado, estão sendo muito singelos nas reivindicações, por isso não obtivemos resultados concretos até então.
    O momento é para uma mudança radical, REVOLUCIONAR esse país definitivamente e nos tornarmos sólidos e eficientes na aplicabilidade das normas.
    O Estado esta fragilizado, perdeu o controle de tudo, obras inacabadas, não existe planejamento de nada que é feito pelo Governo Federal, a criminalidade está crescendo por onde o inimigo não ataca (A arte da guerra), que são nas grandes periferias, favelas e presídios, onde o Estado se ausentou para prestar as mínimas condições de sobrevivência. Não preciso nem dizer da educação e saúde que é uma calamidade publica, leis da época da ditadura que protege o Estado e seus serventuários, dentre outros setores que está estagnado.
    O país necessita urgentemente de várias reformas (tributaria, agraria, politica, penal, social, comercial, etc) nos POVO estamos clamando por isso a muito tempo, há vários projetos nesse sentido em tramite no congresso mas nada se concretiza e não irá se concretizar NUNCA do jeito que esta. Passam anos, passam décadas e os nossos representantes não realiza o que precisa ser realizado, e quem paga a conta? Somos nós, com mortes nos hospitais, com sangue nas ruas e ignorância nas escolas, independentemente de lado partidário, somos todos “macacos” adestrados pelo Estado, chega de abaixar a cabeça e achar que esta tudo bem.
    Chega dessa ditadura disfarçada de democracia, nosso povo não merece o que PT vem fazendo com suor e as lágrimas dos brasileiros.
    Devemos copiar a constituição e a política de outros países como Finlândia, Holanda, Alemanha, EUA, enfim países exemplo de sociedade e governança.
    O momento agora é para o Poder Constituinte Revolucionário, sobrepor uma nova constituição tirando como base o que eu disse acima. É essa a semente que os líderes devem plantar para o povo no dia 15, para que nós, nossos filhos e netos possam colher bons frutos no futuro.
    Nada vai adiantar os brasileiros saírem nas Ruas novamente com ideias singelas. Para que haja a verdadeira mudança e trazer a dignidade que os filhos do Brasil merecem o caminho a ser seguido é através do Poder Constituinte Revolucionário, esse poder é do POVO, nos que temos que lutar para se sobrepor uma nova constituição e não os políticos.
    Eu sou do interior de SP não tenho condições para ir até a capital para “vender” esse sonho ao povo, então peço aos lideres, sindicalistas, militantes e afins que utilize os meios possíveis para plantar essa ideia, para assim mudarmos o futuro do nosso país definitivamente.

    “Estado para o povo, e não o povo para um Estado”

    “Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não….vem vamos embora esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer”

  6. linka

    15 de março de 2015 em 3:22

    Vamos dar o cu pessoal. E muito melhor dar o rabi fique discutir
    Bando de burro! Vamos sustentar os ladrões e não vamos reclamar, senão a bala come

    • Lucho

      15 de março de 2015 em 15:56

      Senhores, ele (ou ela) usa o Hotmerda.

      A Microsoft deu fim no MShitN, caso vc não saiba.

  7. J.c.s.

    23 de março de 2016 em 7:54

    Que deus ajude a todo em nossa nação.mas não esta descartodo a intervenção militar somos forças especiais e s2 nas fronteiras e se preciso for e tivermos que perecer. Nois o faremos pois juramos defender os fracos e oprimidos no nosso pais . região norte antigo inferno verde em Clevelândia do norte aqui so os melhores do melhores treinam e permanece ! Selva.selva !!!! Brasil acima de tudo e de todos .

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo