Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Homer Simpson previu o bóson de Higgs?

Cinema / TV

Homer Simpson previu o bóson de Higgs?

É verdade que Os Simpsons previram a existência da “Partícula da Deus” 14 anos antes dela ser descoberta pelos cientistas?

A notícia apareceu na web no começo de março de 2015 e narra a incrível descoberta do escritor britânico Simon Singh a respeito de um episódio de Os Simpsons, de 1998.

Em seu mais recente livro chamado “The Simpsons and their Mathematical Secrets”, Simon explica uma cena do episódio “The Wizard of Evergreen Terrace” – que foi ao ar no Estados Unidos em setembro de 1998 – em que o personagem Homer Simpson aparece escrevendo uma fórmula bastante complexa em um quadro negro e essa equação, por acaso, se assemelha muito à descoberta do bóson de Higgs, comprovada somente em 2013.

A notícia de mais essa suposta previsão feita pela equipe de redatores de Os Simpsons nasceu de uma publicação do jornal de língua inglesa The Independent e foi compartilhada inúmeras vezes nas redes sociais, além de ser publicada em milhares de blogs e sites, mas será verdade que os Simpsons previram mesmo a descoberta do bóson de Higgs 14 anos antes?

Cena do episódio “The Wizard of Evergreen Terrace” de Os Simpsons, que foi ao ar em 1998, mostra a previsão de Homer para o bóson de Higgs! (foto: Reprodução/YouTube)

Cena do episódio “The Wizard of Evergreen Terrace” de Os Simpsons, que foi ao ar em 1998, mostra a previsão de Homer para o bóson de Higgs! (foto: Reprodução/YouTube)

 

Verdadeiro ou falso?

A fórmula escrita por Homer na lousa (que, no episódio, estava tentando se tornar um inventor de sucesso) demonstra uma massa um pouco maior do que a descoberta de 2013, mas como isso pode ter acontecido? Coincidência? Vidência?

A cena que mostrava em 1998 as equações da “partícula de Deus”, descoberta em 2013, existe mesmo, mas não se trata de nenhuma previsão de Os Simpsons. Apesar do bóson de Higgs ter sido descoberto em 2013, sua existência através de fórmulas já era conhecida – em teoria – desde 1964, quando o físico teórico e professor da Universidade de Edimburgo, Peter Higgs – juntamente com outros cinco físicos – começou a desenvolver os cálculos da existência dessa partícula. Portanto, na época em que os roteiristas de Os Simpsons escreveram o episódio citado, a fórmula já era conhecida pelos físicos.

Quem confirma isso é uma matéria publicada no Daily Mail, mostrando que David X. Cohen – um dos roteiristas do episódio – foi responsável por transcrever aquelas equações matemáticas para o quadro negro.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

David disse ao Daily Mail que ele, quando estava escrevendo o roteiro, entrou em contato com um de seus amigos do ensino médio, David Schiminovich, astrônomo da Universidade de Columbia, para lhe ajudar nos cálculos. A primeira equação escrita na lousa foi em grande parte baseada no trabalho prevendo a massa do bóson de Higgs. O roteirista afirmou que ele e o amigo refinaram a equação para chegarem, juntos, à melhor resposta à equação, baseada nos dados disponíveis na época.

David X. Cohen é matemático e também é o principal roteirista da série Futurama, que se passa no futuro!

Mais uma vez, Os Simpsons não previram o futuro

Nos últimos anos, a web vem alimentando o mito da suposta clarividência do desenho animado Os Simpsons, mas já mostramos aqui no E-farsas que muitas das alegadas previsões feitas pelo seriado não passaram de invencionices de sites especializados em papo furado!

Fizemos até um vídeo mostrando algumas dessas previsões (que não eram previsões, na verdade):

 

Conclusão

Homer Simpson não previu a massa do bóson de Higgs 14 anos antes de sua descoberta. Na verdade, a equação da “partícula de Deus” já era bem conhecida pelos físicos há, pelo menos, 50 anos. O roteirista do episódio em questão é também um matemático que contou com a ajuda de um amigo astrônomo para desenhar as fórmulas escritas por Homer.    

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Lucho

    7 de março de 2015 em 13:40

    O que mais que Os Simpson “previu”? Isso também saiu numa “notícia” do BuzzFeed?

    • Gilmar Lopes

      8 de março de 2015 em 8:58

      Não! Isso saiu no Independent!

  2. Victor Speed

    7 de março de 2015 em 21:51

    Parabéns pelo belo trabalho.
    Em meio a tantas mentiras, falsidades e boatos (principalmente políticos), acompanhar o seu trabalho representa uma esperança de que a comunidade que usa principalmente o feicibuqui ainda vai levar mais a sério a importância e o alcance tremendos desta ferramenta.

  3. Mario Marcos

    8 de março de 2015 em 21:22

    Antes de ser conhecida como partícula de Deus, de tão difícil de ser provada, era tida como a partícula do Diabo…. está tudo na superinteressante… foi divulgada nas revistas como “de Deus” só para não ter uma repercussão negativam, não “pegar mal”… bem… afinal, é só mais uma partícula atômica; certamente daqui alguns anos teremos mais surpresas… hehe

  4. Sueli

    9 de outubro de 2016 em 12:37

    Interessante.

  5. Pingback: Verdadeiro ou Falso? Os Simpsons previram a morte de Donald Trump? – Ajduk's

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo