Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Lendas da web – (parte 2) – John Titor

Falso

Lendas da web – (parte 2) – John Titor

Na segunda parte do nosso artigo sobre as lendas da internet, vamos falar sobre um dos personagens mais misteriosos da web: John Titor, o viajante do tempo!

Como você já vem acompanhando no E-farsas, todo mês escolhemos um tema e, para conseguirmos aprofundar um pouco mais nos assuntos, dividimos o artigo em partes e os publicamos sempre às quartas-feiras.

No mês de janeiro de 2013, resolvemos revirar as gavetas da grande rede e mostrar um pouco sobre alguns dos personagens que nasceram e/ou viraram lendas na web. Na primeira parte desse artigo, falamos um pouco sobre a origem do Slender Man e hoje você vai conhecer e/ou relembrar o famoso caso do John Titor, o Viajante do Tempo!

John Titor, a origem

Em 2001, um sujeito se aproveitando da enorme popularidade dos fóruns de discussão, se tornaria muito conhecido na internet a partir de várias de suas postagens em um fórum chamado ArtBell (que não existe mais), que iniciavam sempre com a seguinte frase:

“Saudações. Eu sou um viajante do tempo do ano de 2036”.

O emblema que, segundo Titor, era usado pelos militares que faziam parte da missão. (foto: Reprodução/Internet)

John Titor se apresentava como um viajante que veio do futuro para realizar algumas missões militares no passado e que havia “parado” ali naquele ano por questões pessoais. Ele afirmava que morava com a família em uma base militar na Flórida (EUA) e que a sua missão principal ocorreria (ou ocorreu) no ano de 1975, onde ele teria que coletar um computador IBM 5100.

Computador Pessoal IBM 5100 (foto: Divulgação)

De acordo com o viajante do tempo, a tal máquina possuía uma função acidental seria essencial para traduzir alguns códigos de linguagem de máquina em 2036.

Sucesso

Verdade ou farsa, Titor fez enorme sucesso em 2001 (e, até hoje, muita gente ainda acha que as historias do tal viajante do tempo são reais)! Em suas postagens, ele teria avisado a todos que num futuro não muito distante ocorreriam vários problemas com a humanidade. Dentre eles:

  • Uma guerra civil nos Estados Unidos começaria em 2004
  • Em 2015, a Rússia lançará um míssil no país, acabando com estados inteiros e iniciando a Terceira Guerra Mundial
  • Os Estados Unidos se dividiriam em cinco países, com um presidente cada
  • A doença de Creutzfeldt-Jakob (a vaca louca) preocuparia os criadores de gado nos anos seguintes.
  • Não haveria a realização de Jogos Olímpicos após as guerras civis de 2005.

John Titor também afirmava que possuía um código de conduta que o proibia de fornecer informações privilegiadas sobre o futuro.

Esse “código de conduta” salvou o viajante do tempo de não ter que falar sobre os ataques às Torres Gêmeas que iriam ocorrer meses mais tarde, em 11 de setembro de 2001.

No caso de alguma “previsão” errada, Titor se posicionava de maneira semelhante aos videntes e respondia que o futuro pode mudar. Além disso, o viajante explicava que, ao viajar de volta ao passado, teria criado uma nova linha do tempo alternativa e tudo poderia mudar. Conveniente…

A máquina do tempo

Em algumas postagens, John chegou a publicar fotos de alguns dispositivos que, segundo ele, possibilitam que um ser se desloque pelo tempo-espaço. Um deles era o C204 Gravity Distortion Time Displacement Unit. Um equipamento muito complexo que foi acoplado em um automóvel Corvette (Seria um plágio do filme “De Volta para o Futuro”?).

Painel do C204 (foto: Reprodução/Internet)

Sem dar muitos detalhes técnicos de sua máquina do tempo, o viajante se limitava a dizer que o equipamento trabalhava com campos magnéticos, raios X e eletrônica avançada.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Algumas ilustrações postadas por Titor sobre a sua máquina do tempo

O fim das postagens

John Titor publicou nos fóruns por apenas quatro meses. Depois disso, muitos curiosos buscaram mais informações sobre algum “John Titor” ou sobre a sua família (ou alguém com mesmo sobrenome) e pouca coisa foi encontrada, muito menos o IP ou o local de origem das postagens.

Apesar da identidade do viajante não ter sido revelada e dele ter sumido, suas histórias inspiraram uma peça de teatro, um livro e até um anime.

Falhas de roteiro de John Titor

A história criada pelo personagem John Titor foi bem elaborada e espalhou na web de forma estrondosa. Porém, alguns erros denunciam a fraude do viajante do tempo:

  • As fotos mostradas eram de baixa qualidade (Acreditamos que no futuro a qualidade das imagens seja muito superior)
  • A patente de qualquer invento perde o sentido com a viajem no tempo, pois qualquer viajante pode voltar no tempo e registrar a sua ideia antes de todo mundo
  • Titor não pode dar maiores detalhes sobre o futuro, mas pode mostrar com riqueza de detalhes sua máquina do tempo
  • Não mencionou os ataques de 11 de setembro (que ocorreriam naquele mesmo ano, meses mais tarde)
  • Errou ao falar sobre a guerra civil dos Estados Unidos em 2005
  • Os Jogos Olímpicos de 2004 seriam os últimos a serem realizados

A imagem abaixo foi postada por John Titor e mostra, segundo ele, um feixe de luz sendo deformado pela gravidade. No entanto, a gravidade não interfere a fumaça (nem a luz do local)

Foto do feixe de luz deformado pelo campo magnético da máquina do tempo

Fundação John Titor

Para quem quiser saber mais sobre essa lenda da internet, foi criada a Fundação John Titor, onde são publicados diversos estudos sobre as revelações do tal viajante.

Possível identidade do viajante

No vídeo abaixo, algumas investigações revelam a possível identidade de John Titor:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/OQthdEubMbk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Nosso vídeo

Assista ao vídeo que fizemos falando sobre John Titor e outros supostos viajantes do tempo:

 

Conclusão

Essa foi a segunda parte do nosso artigo sobre as lendas da web. Esperamos que tenham gostado e na semana que vem tem mais.

 

Continue lendo
37 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Apoio Técnico!

Voltando a Circular

Publicidade

Topo