Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Lula possui 243 milhões de Euros depositados no Vaticano?

Conspirações

Lula possui 243 milhões de Euros depositados no Vaticano?

Lula possui 243 milhões de Euros depositados no Vaticano?

É verdade que o ex-presidente Lula possui 243 milhões de euros depositados numa conta secreta do Vaticano?

Um vídeo começou a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2019 e também foi amplamente compartilhado através de grupos do WhatsApp. Nele podemos ver uma mulher entrevistando um homem vestido de padre mostrando documentos que comprovariam que alguns líderes e ex-presidentes da América do Sul teriam contas no Vaticano!

Dentre os nomes citados, os documentos citam Nicolás Maduro – presidente da Venezuela – e o ex-presidente Lula (que, segundo o vídeo, teria 243 milhões de euros guardados lá).

Será que isso é verdade ou mentira?

Padre denuncia: Lula tem 243 milhões de euros em uma conta no banco do Vaticano! Será verdade? (foto: reprodução/YouTube)

Verdade ou mentira?

Apenas para relembrar, pedimos para que você leia nossa pesquisa a respeito de um rumor, que se espalhou em janeiro de 2019, afirmando que o presidente Jair Bolsonaro possuía uma conta no valor de 200 milhões de dólares na Suíça. Na época, desmentimos essa história e explicamos como é fácil se criar notícias falsas em cima de todo e qualquer político:

A Polícia Federal descobriu que Jair Bolsonaro tem US$ 200 milhões na Suíça?

Voltando à acusação mostrada pelo vídeo, saiba que essa história de contas secretas do Vaticano circula desde o começo de 2019, como explica a imprensa de língua espanhola. A ACIPrensa, por exemplo, publicou um desmentido do Vaticano sobre essas supostas contas.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Esse rumor também foi desmentido pela agência de checagem Colombia Check , que – além de ouvir o Vaticano – também analisou os documentos e constatou várias falsificações, como nas assinaturas.

O site Infodecom também desmascarou as “provas” apresentadas pelo homem vestido de padre.

Essas foram as publicações que encontramos desmentindo essa história. Agora, cabe a você em quem acreditar: Em um homem vestido de padre (que não se sabe quem é) ou em todos que pesquisaram a respeito e descobriram que os documentos foram forjados!

O Banco do Vaticano não é bem um banco

Instituto para as Obras de Religião, mais conhecido como Banco do Vaticano, é uma instituição financeira ligada a Santa Sé localizado na Cidade do Vaticano. Criado durante a Segunda Guerra Mundial, o Banco do Vaticano administra as contas dos principais clérigos. Desde 2013, o Vaticano disponibiliza balanços anuais com todos os dados disponíveis para consulta.

Atualização 21/10/2019

Conforme observado por nossos atentos leitores (obrigado, Maria), o homem que aparece no vídeo é o auto-intitulado diácono da Igreja Católica Jorge Sonnante. Uma pesquisa pelo seu nome no Google e rapidamente encontramos diversas denúncias de falsificações feitas pro ele. Em outubro de 2019, a Igreja negou que Sonnante seja um diácono da instituição.

Conclusão

Não há nenhuma prova de que o ex-presidente Lula tenha uma conta com milhões de euros no Vaticano. Essa informação vem sendo desmentida desde janeiro de 2019 por diversos órgãos de imprensa espanhóis e italianos (sendo desmentida, inclusive, pelo próprio Vaticano)!     

Continue lendo
238 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo