16.6 C
São Paulo
quinta-feira, abril 22, 2021

Marieta Severo escreveu o texto “Os erros de Luís” contra o Lula?

- Publicidade -

Será que o texto “Os erros de Luís”, que aponta os erros que teriam sido cometidos pelo ex-presidente Lula e espalhado pela web é de autoria da atriz Marieta Severo?

No final de janeiro de 2018, um texto atribuído à atriz carioca Marieta Severo se espalhou através de publicações em diversos sites e blogs, além de ser bastante compartilhado nas redes sociais.

O texto “Os erros de Luís” é uma carta que aponta os erros que teriam sido cometidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seus anos de administração na vida pública.

No final do texto, a suposta autora ainda diz que o “Luís” finalmente vai em cana, pois “cana é tudo o que ele sempre quis!”.

Será que esse texto é mesmo de autoria da atriz Marieta Severo?

Marieta Severo escreveu um texto detonando o Lula? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 25 de janeiro de 2018, o texto sobre os “erros do Luís” começou a se espalhar como sendo de autoria da atriz Marieta Severo. Rapidamente, a filha da atriz, a também atriz Sílvia Buarque desmentiu essa história através da sua conta no Instagram.

Em seu desmentido, Sílvia diz:

“Ela [a Marieta] é eleitora do PT, ela não é radical, ela não é incendiária, ela é discreta como boa filha de mineiro[…] Esse texto é completamente mentiroso. Grave! Vai ter processo, vai ter resposta”

Reprodução/Instagram

Quem é o autor?

É muito difícil de se localizar a autoria de texto apócrifos na web. O que fizemos foi procurar as publicações por ordem de data e tentar descobrir quem publicou primeiro.

- Publicidade -

No dia 25 de janeiro de 2018, o blog Café com Kibe publicou esse mesmo texto intitulado “Os erros de Luís”, mas como se fosse de um autor desconhecido. Nos comentários da publicação, o suposto autor do texto se manifestou, exigindo o reconhecimento da sua autoria.

Márcio Didier disse ter escrito o texto no dia do julgamento do ex-presidente Lula, num momento de indignação, e que após publicar em um site pessoal, um amigo ajudou a espalhar as suas ideias assinadas apenas com as suas iniciais.

De fato, um dia antes desse texto viralizar em nome da Marieta Severo, o texto “Os erros de Luís” havia sido publicado por Márcio Didier no blog Papo Inverso. Como não encontramos nenhuma publicação anterior a essa na web, é bem provável que Didier seja o autor (ou o primeiro a postar isso na rede).

Conclusão

Marieta Severo não é a autora do texto “Os Erros de Luís”, onde aponta os erros do ex-presidente (que, aliás, se chama “Luiz” e não “Luís”). Tudo indica que o texto seja de autoria de Márcio Didier e alguém inseriu o nome da atriz para agregar mais notoriedade ao texto!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Tomara que o canalha seja processado e pague pelo que fez. Mas não há nada de estranho nisso. Mentir é uma característica histórica da extrema-direita e dos fascistas. Foi assim que gente como Hitler, Mussolini, Pinochet e Trump chegou ao poder.

  2. A defesa é válida pois não era a autora do texto mas ver pessoas inteligentes se afirmando como eleitora do PT me deixa muito triste, veja que pessoas que votaram em Aécio hoje se sentem enganadas e indignadas e não saem em defesa de que não seja punido, mas que seja processado, julgado e que caso venha a ser condenado cumpra a sua pena como qualquer cidadão brasileiro.
    Parece piada colocarmos na mesma frase intelectuais e defendendo Lula. Procurar no julgamento um viés político foge de qualquer senso do real, criar uma conspiração envolvendo Globo, CIA, 1ª e 2ª instâncias, STJ, STF uma defesa baseada em advogados caríssimos, ex-ministro do supremo e esquecendo ainda de celulares, sistemas digitais de rastreamento, muitos métodos usados até por esse site para encontrar fake news, beira a irresponsabilidade se não forem atos criminosos, passíveis de punição.

  3. Desconfiava que não era ela, pois sei que ela coloca partido na frente do pais, como todo esquerdopata. Se quiserem podem atribuir o texto à minha pessoa, pois muito de mim está expresso ali; E não venham com bla bla bla, pois eu era eleitor dele (não do PT) desde o tempo de Collor, pois coloco o caráter da pessoa antes do partido. Porem, o dinheiro fácil corrompe até os mais honestos, imagine ele !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui