Texto que circula pela web afirma que o fundador do Facebook teria dito em entrevista que os brasileiros estariam estragando a rede social criada por ele. Mas será que ele disse mesmo isso? Veja o que descobrimos:
Em março de 2012, um artigo começou a se espalhar na rede. O texto diz que Mark Zuckerberg teria afirmado em uma entrevista à rede CNN de notícias que “[…] está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook.”. A notícia com o desabafo do milionário foi reproduzida em vários sites de noticias no nosso país.
A questão é: Será que ele disse isso mesmo?
Essa notícia é verdadeira ou falsa?
Como sempre procuramos mostrar aqui no E-farsas, o texto tem todas as características de um hoax, de um boato virtual:
- Cita nomes de pessoas e empresas conhecidas
- Trata de um assunto que interessa muita gente
- Cita fontes para dar mais credibilidade
- Geralmente, não se sabe quem é o autor
O texto diz que Mark teria falado mal dos brasileiros e completa que “Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema”.
Crescimento do Facebook no Brasil
De acordo com o levantamento feito pelo analista de mídias sociais Nick Burcher, o Brasil foi o país que teve o maior crescimento em numero de usuários do Facebook em 2011. Segundo Burcher, “apenas” 8 milhões de brasileiros acessavam a ferramenta
em dezembro de 2010. No final de 2011 já havia 35 milhões de cadastrados. Um aumento de quase 300% de brasileiros.
Não seria uma atitude muito sensata por parte de Mark Zuckerberg – que ganha fortunas graças ao seu projeto – fazer alguma afirmação que viesse a prejudicar um mercado desse tamanho (o Brasil é quarto no mundo em numero de usuários!).
Em março de 2012, o Facebook lançou novas funcionalidades para os brasileiros que utilizam o serviço. Caso o Brasil não fosse um mercado que valesse a pena, com certeza Zuckerberg e sua equipe nem se daria ao trabalho…
Em um trecho, o autor explica que:
“O canal de notícias CNN disse que Mark Zuckerberg está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook.”
Cadê o link com a declaração bombástica? Quando ele disse isso?
Como sempre afirmamos aqui no E-farsas, a maioria dos boatos são assim: Citam nomes de fontes confiáveis, mas não provam quando ou onde tais afirmações foram proferidas.
[Update: 22/03/2012] Nossa leitora Alessandra Sartori nos enviou um link de uma matéria real do criador do Facebook à CNN em setembro de 2011, e mostra que o Facebook no Brasil é um mercado maduro e promissor.
Origem
Quem criou esse texto foi o grupo de humor G17. No rodapé do site G17 há um enorme aviso:
”FIQUE ATENTO – G17 é site de humor e as notícias aqui publicadas não podem ser levadas a sério ou, servir de fonte de informação, pois se tratam de sátiras e ficção.”
O G17 já é famosopor lançar notícias humorísticas como se fossem reais. Muitas vezes, algumas pessoas acabam acreditando e repassando as histórias como se fossem reais.
Alguns sites que caíram na pegadinha
Conclusão
Mark Zuckerberg nunca fez nenhuma declaração à CNN sobre seu descontentamento com os brasileiros no Facebook. Notícia falsa criada por um site humorístico!
Sites citados
- Olhar digital – Novas funcionalidades para os brasileiros
- Nick Burcher
- G17
- Entrevista do criador do Facebook ao Estadão
- Entrevista do criador do Facebook à CNN (de verdade)
Ai ai o povo cai em cada coisa, eu li a notícia e na hora vi que era falsa, mesmo que fosse(é) verdade que os brasileiros estragam o Facebook ele não falaria, não é politicamente correto e nem bom para os negócios.
É isso aí!
Haha! O pior não é nem o rodapé. Pior é o logo, logo de cara dizendo: G17.com.br – Sem compromisso com a verdade!
O papel aceita tudo. A internet aceita tudo e muito mais.
Hehehe! Verdade!
Papel é mais caro que bits, logo…
Ele pode até não ter dito isso, mas que os brasileiros “bagunçam” as redes sociais isso sim sem duvida é fato.O Orkut esta aí como prova.
Brasil é igual foça, aceita tudo que jogam dentro, por isto o povo tem este comportamento, acreditam sem pesquisar.
Sites como o Sensacionalista, Diário de Barrelas, MeiUnorte, O Bairrista, G17, R17, Diário Pernambucano e outros servem para mostrar como jornalismo brasileiro, e os jornalistas brasileiros, são uma bosta.
Ninguém apura nada, ninguém vê a procedência da fonte, ninguém pesquisa. Ninguém faz nada.
Eu acho que o criador do Orkut é que está descontente com os brasileiros, a grande maioria dos usuários do Orkut migraram para o Facebook, aí a “elite” foge para o Google+, até o povo do Facebook descobrí-lo e então o pessoal irar migrar para uma nova rede social, numa verdadeira corrida de gato e rato.
Estou de acordo com o Julio Costa Pereira
E tambem acredito que Mark Zuckerberg esteja aborrecido com a quantidade de spam em portugues do brasil que tem atacado o facebook nesses ultimos dias
É uma praga, alias nós (brasileiros) somos uma praga na internet
Fato!
Eu não conhecia o site g17, mas mesmo assim logo quando li a matéria no FB vi que era mentira, gente, Mark triste? HAUSIHAIUSA fala sério, ele não falaria isso e outra não tem link e o assunto tbm é meio ridiculo(embora a orkutização do FB seja verdade) daí já dá para ter certeza q é uma brincadeira
não sei como posta isso no facebokk, mas tomei a liberdade de postar no meu perfil
meu deus… toda a hora o povo cai nessas historinhas do paraguai ai ai ai
e além do mais, faço propaganda gratuita desse site, voces são otimos
Muito Obrigada!
não sei como posta isso no facebook, mas tomei a liberdade de postar no meu perfil
meu deus… toda a hora o povo cai nessas historinhas do paraguai ai ai ai
e além do mais, faço propaganda gratuita desse site, voces são otimos
Muito Obrigada!
É este tipo de noticia que cria Buzz em noticias e gera tráfego. Todo mundo gosta de caso mediático. Verdade ou mentira, todo o mundo gosta de partilhar.
O mais engraçado é que na suposta entrevista o fudador do Facebook fala que os brasileiros estavam fazendo com a rede dele o mesmo que fizeram com o orkut. Basta ser um pouco bem informado para saber que o orkut só é famoso no Brasil (e no Irã, salvo engano)
acredito que a notícia seja verdadeira, pois o youtube fez uma propaganda com o Marcelo Adnet em como se comportar no facebook, através do Bradesco:
http://www.youtube.com/watch?v=KG12nKBbT_Y&feature=relmfu
não eh sacanagem, nem propaganda o link.
estou decepcionado com esse site e-farsa. vocês são muito tendenciosos e chegam a uma conclusão rápido demais. fazem a pergunta e logo respondem: é farsa!
decepcionei demais………………..
cientificidade tem que mostrar a possibilidade da notícia ser verdadeira, a não ser que seja muito ridículo o boato.
nesse caso, do dono do facebook, acredito que vocês erraram.
mas, mesmo assim, o site é bom e oferece algumas coisas boas. BOA SORTE! E NÃO CAIAM EM POSTAGENS PARA CAUSAR E FAZER SUCESSO!
@julio:É sério que você ainda está acreditando que essa história é real?
Claro, afinal de contas o G17 só públicas notícias verdadeiras.
BUUUUUUUUUUUUUUUUUURRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
Como é que um ignorante desses consegue usar computador?
Quando me deparei com a notícia, percebi logo que podia ser falsa. Mas o engraçado disso tudo que foi compartilhado milhares de vezes no Facebook com comentários maldosos. As pessoas não tem o costume de verificar a veracidade dos fatos, acreditam em tudo.
Infelizmente.
Brasileiros são todos iguais, acreditam em tudo, por isto o povo tem este comportamento, vão na onda. e deixam a vida levar pela farsa. infelizmente.
Nossa. Como pode, e muitos acreditam nessa notícia. O Brasil tem que prestar mais atenção..
ah coitado