Mark Zuckerberg está triste com os brasileiros no Facebook?

24
8002
Facebook

Texto que circula pela web afirma que o fundador do Facebook teria dito em entrevista que os brasileiros estariam estragando a rede social criada por ele. Mas será que ele disse mesmo isso? Veja o que descobrimos:

Em março de 2012, um artigo começou a se espalhar na rede. O texto diz que Mark Zuckerberg teria afirmado em uma entrevista à rede CNN de notícias que “[…] está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook.”. A notícia com o desabafo do milionário foi reproduzida em vários sites de noticias no nosso país.

FacebookA questão é: Será que ele disse isso mesmo?

Essa notícia é verdadeira ou falsa?

Como sempre procuramos mostrar aqui no E-farsas, o texto tem todas as características de um hoax, de um boato virtual:

  • Cita nomes de pessoas e empresas conhecidas
  • Trata de um assunto que interessa muita gente
  • Cita fontes para dar mais credibilidade
  • Geralmente, não se sabe quem é o autor

O texto diz que Mark teria falado mal dos brasileiros e completa que “Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema”.

Crescimento do Facebook no Brasil

De acordo com o levantamento feito pelo analista de mídias sociais[bb] Nick Burcher, o Brasil foi o país que teve o maior crescimento em numero de usuários do Facebook em 2011. Segundo Burcher, “apenas” 8 milhões de brasileiros acessavam a ferramenta[bb]em dezembro de 2010. No final de 2011 já havia 35 milhões de cadastrados. Um aumento de quase 300% de brasileiros.

Não seria uma atitude muito sensata por parte de Mark Zuckerberg – que ganha fortunas graças ao seu projeto – fazer alguma afirmação que viesse a prejudicar um mercado desse tamanho (o Brasil é quarto no mundo em numero de usuários!).

Em março de 2012, o Facebook lançou novas funcionalidades para os brasileiros que utilizam o serviço. Caso o Brasil não fosse um mercado que valesse a pena, com certeza Zuckerberg e sua equipe nem se daria ao trabalho…

Em um trecho, o autor explica que:

O canal de notícias CNN disse que Mark Zuckerberg está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook.

Cadê o link com a declaração bombástica? Quando ele disse isso?

Como sempre afirmamos aqui no E-farsas, a maioria dos boatos são assim: Citam nomes de fontes confiáveis, mas não provam quando ou onde tais afirmações foram proferidas.

[Update: 22/03/2012] Nossa leitora Alessandra Sartori nos enviou um link de uma matéria real do criador do Facebook à CNN em setembro de 2011, e mostra que o Facebook no Brasil é um mercado maduro e promissor.

 

Origem

Quem criou esse texto foi o grupo de humor G17. No rodapé do site G17 há um enorme aviso:

FIQUE ATENTO – G17 é site de humor e as notícias aqui publicadas não podem ser levadas a sério ou, servir de fonte de informação, pois se tratam de sátiras e ficção.

O G17 já é famoso[bb]por lançar notícias humorísticas como se fossem reais. Muitas vezes, algumas pessoas acabam acreditando e repassando as histórias como se fossem reais.

 

Alguns sites que caíram na pegadinha

Noticia  no site jornalistico Alagoas 24horas
Noticia no site jornalistico Alagoas 24horas
Também no site da TV Transamerica
Também no site da TV Transamerica
Ops! O site do jornal Estilo também publicou a notícia do G17!
Ops! O site do jornal Estilo também publicou a notícia do G17!
O Click Sergipe acreditou na notícia falsa...
O Click Sergipe acreditou na notícia falsa...
...mas logo em seguida retirou o post do ar!
...mas logo em seguida retirou o post do ar!
E o Gazeta Online também embarcou nessa!
E o Gazeta Online também embarcou nessa!

Conclusão

Mark Zuckerberg nunca fez nenhuma declaração à CNN sobre seu descontentamento com os brasileiros no Facebook. Notícia falsa criada por um site humorístico!

Sites citados

24 COMMENTS

  1. Ai ai o povo cai em cada coisa, eu li a notícia e na hora vi que era falsa, mesmo que fosse(é) verdade que os brasileiros estragam o Facebook ele não falaria, não é politicamente correto e nem bom para os negócios.

  2. Ele pode até não ter dito isso, mas que os brasileiros “bagunçam” as redes sociais isso sim sem duvida é fato.O Orkut esta aí como prova.

  3. Sites como o Sensacionalista, Diário de Barrelas, MeiUnorte, O Bairrista, G17, R17, Diário Pernambucano e outros servem para mostrar como jornalismo brasileiro, e os jornalistas brasileiros, são uma bosta.

    Ninguém apura nada, ninguém vê a procedência da fonte, ninguém pesquisa. Ninguém faz nada.

  4. Eu acho que o criador do Orkut é que está descontente com os brasileiros, a grande maioria dos usuários do Orkut migraram para o Facebook, aí a “elite” foge para o Google+, até o povo do Facebook descobrí-lo e então o pessoal irar migrar para uma nova rede social, numa verdadeira corrida de gato e rato.

  5. Estou de acordo com o Julio Costa Pereira

    E tambem acredito que Mark Zuckerberg esteja aborrecido com a quantidade de spam em portugues do brasil que tem atacado o facebook nesses ultimos dias

    É uma praga, alias nós (brasileiros) somos uma praga na internet

    Fato!

  6. Eu não conhecia o site g17, mas mesmo assim logo quando li a matéria no FB vi que era mentira, gente, Mark triste? HAUSIHAIUSA fala sério, ele não falaria isso e outra não tem link e o assunto tbm é meio ridiculo(embora a orkutização do FB seja verdade) daí já dá para ter certeza q é uma brincadeira

  7. não sei como posta isso no facebokk, mas tomei a liberdade de postar no meu perfil
    meu deus… toda a hora o povo cai nessas historinhas do paraguai ai ai ai
    e além do mais, faço propaganda gratuita desse site, voces são otimos
    Muito Obrigada!

  8. não sei como posta isso no facebook, mas tomei a liberdade de postar no meu perfil
    meu deus… toda a hora o povo cai nessas historinhas do paraguai ai ai ai
    e além do mais, faço propaganda gratuita desse site, voces são otimos
    Muito Obrigada!

  9. O mais engraçado é que na suposta entrevista o fudador do Facebook fala que os brasileiros estavam fazendo com a rede dele o mesmo que fizeram com o orkut. Basta ser um pouco bem informado para saber que o orkut só é famoso no Brasil (e no Irã, salvo engano)

  10. acredito que a notícia seja verdadeira, pois o youtube fez uma propaganda com o Marcelo Adnet em como se comportar no facebook, através do Bradesco:
    http://www.youtube.com/watch?v=KG12nKBbT_Y&feature=relmfu
    não eh sacanagem, nem propaganda o link.
    estou decepcionado com esse site e-farsa. vocês são muito tendenciosos e chegam a uma conclusão rápido demais. fazem a pergunta e logo respondem: é farsa!
    decepcionei demais………………..
    cientificidade tem que mostrar a possibilidade da notícia ser verdadeira, a não ser que seja muito ridículo o boato.
    nesse caso, do dono do facebook, acredito que vocês erraram.
    mas, mesmo assim, o site é bom e oferece algumas coisas boas. BOA SORTE! E NÃO CAIAM EM POSTAGENS PARA CAUSAR E FAZER SUCESSO!

  11. Quando me deparei com a notícia, percebi logo que podia ser falsa. Mas o engraçado disso tudo que foi compartilhado milhares de vezes no Facebook com comentários maldosos. As pessoas não tem o costume de verificar a veracidade dos fatos, acreditam em tudo.
    Infelizmente.

  12. Brasileiros são todos iguais, acreditam em tudo, por isto o povo tem este comportamento, vão na onda. e deixam a vida levar pela farsa. infelizmente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here