19.9 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Missionário teve os dentes arrancados e a boca costurada na Síria! Será?

Array
- Publicidade -

É verdade que um missionário em visita à Síria teve os dentes arrancados e a boca costurada por tentar pregar o cristianismo no país?

A imagem de um homem chorando e com a boca costurada com alfinetes surgiu nos grupos do WhatsApp na segunda semana de junho de 2018 e deixou muita gente indignada!

De acordo com o texto que acompanha a fotografia, o sujeito seria um missionário que teria sido castigado por tentar divulgar o cristianismo na Síria.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Missionário teve os dentes arrancados e a boca costurada por pregar o cristianismo na Síria! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas a história é falsa!

A primeira coisa que chama atenção nisso (além da foto do cara com a boca costurada, o que é bastante chocante) é a falta de dados que ajudem a comprovar a veracidade desse fato:

  • Qual é o nome do missionário?
  • Onde o crime ocorreu? (em qual local na Síria)
  • Quando isso aconteceu?

Uma busca na web e chegamos à origem dessa fotografia e ela nada tem a ver com missionários na Síria. Ela faz parte de uma série de fotos tiradas do jogador sul-africano de rúgbi Hacjivah Dayimani, em maio de 2017.

O atleta fez uma maquiagem em apoio às mulheres vítimas de abuso:

“O seu silêncio é a sua maior arma! Fala contra o abuso das mulheres! Só porque não te está a acontecer não significa que tens de ficar calado!”

Maquiagem simples

É relativamente simples de se fazer uma maquiagem como essa. Inúmeros canais no Youtube ensinam como realizar esse efeito usando materiais simples, como algodão e sangue falso:

- Publicidade -

Fake news que se repete

Essa não foi a primeira vez que uma notícia falsa como essa se espalhou pela web. No começo de 2016, desmentimos aqui no E-farsas a fake news que afirmava que uma missionária teve um olho e a boca costurados por afegãos islâmicos ao tentar pregar o cristianismo.

Conclusão

A foto de um homem com a boca costurada é, na verdade, de um jogador de rúgbi que fez uma maquiagem em apoio às vítimas de abuso!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Gilmar, tudo bem? Se a foto é na verdade fruto de uma maquiagem, por que não mostrá-la então?
    Não entendi a necessidade de colocar tarjas pretas na boca. Abraços

  2. Em plena Europa evangelicos foram impedidos de pregar porque estava em area islamica. Se fossem islamicos em baixo cristão seria racismo caso fosse barrados. Islamicos usam muito a palavra racismo. São raça por acaso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui