20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Múmia de 1500 anos foi encontrada usando tênis da Adidas?

- Publicidade -

Será verdadeira a notícia de uma múmia de cerca de 1500 anos que teria sido encontrada na Mongólia usando tênis da Adidas? Seria um viajante do tempo?

O assunto tomou conta da internet no mundo todo no final da primeira quinzena de abril de 2016. De acordo com uma notícia acompanhada de uma fotografia, uma múmia de cerca de 1500 anos foi descoberta nas montanhas Altai, na Mongólia. Até aí, tudo bem…

O que chamou atenção na notícia é que a múmia está calçando algo muito parecido com um par de tênis da marca Adidas, que só veio a ser fundada em 1949, na Alemanha.

Seria essa a prova de que é possível viajar no tempo?

O corpo da múmia seria de uma pessoa que voltou ao passado e acabou morrendo por lá?

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Múmia estaria usando tênis da Adidas? (foto: Reprodução/Facebook)
Múmia estaria usando tênis da Adidas? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O importante achado é real, mas calma aí!

De acordo com uma publicação do Siberian Times, foram descobertas somente algumas partes desta múmia, que parece ser o primeiro turco a ser sepultado na Ásia Central. Esses restos mortais foram encontrados nas montanhas Altai, a cerca de 2800 metros de altitude (local que possui condições peculiares de umidade e pressão que ajudaram a conservar o material), e estão sendo estudados pelos peritos do museu Khovd, na Mongólia.

Grupo que estuda a múmia! (foto: Divulgação)
Grupo que estuda a múmia! (foto: Divulgação)

- Publicidade -

B.Sukhbaatar, perito do museu, disse à Siberian Times que os restos mortais parecem ser de uma mulher e que ela não seria da elite.

Juntamente com essas partes do corpo, os pesquisadores encontraram também uma sela, um freio, os restos de um cavalo inteiro (uma fêmea), um vaso de barro e uma chaleira de ferro, além de uma tigela de madeira e algumas peças de roupas.

Também foram encontrados algumas almofadas, uma cabeça de ovelha e um saco de viagem, onde estavam guardados acessórios que indicam que houve um ritual fúnebre típico da cultura local dos turcos (acredita-se que esse tenha sido o primeiro desse tipo).

Quanto ao “tênis da Adidas”, é claro que se trata de uma brincadeira inventada pela “galerinha da internet”, pois a múmia está usando apenas um tipo de sapatilha (bastante comum, aliás) que era amarrada por essas tiras paralelas. Podemos ver esse tipo de calçado em ilustrações do antigo povo turco:

Turkic_people

Conclusão

A importante descoberta de uma múmia turca foi anunciada no dia 9 de abril de 2016, mas o calçado dela, infelizmente, não é do futuro!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

21 COMENTÁRIOS

    • Por acaso não podia ter ele mesmo costurado, ainda mais aquela costura toda torta? As pessoas usavam roupas a milênios atras, elas emendavam os trapos com o que? Super Bonder? Será que é mais fácil acreditar que alguém viajou no tempo com uma porrada de tranqueira velha e só um tênis da nossa época, do que o cara saber costurar?

  1. Eh, então Aline, rs, eu não vi uma data do corpo, mas reparei na costura também.
    Não acredito nisso, mas se o corpo é de antes de inventarem a máquina de costura dupla, rs, tem algo estranho mesmo.

  2. Achei a data…
    Po, a 1500 anos atrás tinha esse tipo de costura???
    Não acredito ainda, mas que tem alguma coisa estranha tem.
    Nem é o caso de ser Adidas ou não, o curioso é saber se tinha essa costura a 1500 anos atrás.

  3. Dessa vez não convenceu não, Gilmar. Onde está a foto do tênis na mesa com os cientistas? Queremos mais imagens!!!! kkkkk.
    Pela foto percebemos que não são tiras de sandália, é um tecido com cores alternadas (preto e branco).
    Eu sei que é difícil acreditar em viajantes do futuro, então prefiro acreditar que esse povo conhecia um tipo de costura mais moderna ou foi uma P*** coincidência eles terem feito uma sandália com detalhes que lembram uma costura dupla moderna e um tipo de calçado da Adidas.

    • Saiu no lugar errado. Mas tudo bem, eu repito pra você ler:

      A beleza do mundo é que você acreditando ou não, achando ou não, não muda em absolutamente NADA a realidade.

      Consegue PROVAR que não é múmia, ou que ela não tenha 1500 anos?

      Duvido.

  4. Eu fico impressionado como algumas pessoas são retardadas ao ponto de acreditar em viajem no tempo ao invés de uma simples costura ou algo do tipo. Como se costurar fosse algo revolucionário e novo lol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui