28.5 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 19, 2022

Nostradamus, Gangnam Style e o Fim do Mundo

- Publicidade -

Será que há alguma relação entre uma das profecias de Nostradamus sobre o fim do mundo e o clipe da música Gangnam Style do cantor sul-coreano Psy?

No começo do mês de dezembro de 2012, uma notícia começou a circular pela web afirmando que foram encontradas citações do clipe da música Gangnam Style em profecias apocalípticas de Nostradamus.

De acordo com o fórum do Projeto Avalon, uma profecia teria sido feita por Nostradamus em 1503 que diz:

From the calm morning, the end will come When of the dancing horse the number of circles will be nine

Em uma tradução macarrônica:

Da calma manhã, o fim virá quando o número de círculos do cavalo dançante for nove”.

Montagem que circula pela web afirma que o mundo vai acabar quando o clipe do Psy alcançar 1 bilhão de visualizações!

O fórum ainda afirma que o “cavalo dançante” seria a coreografia do Psy (aquela que é feita várias vezes durante seu clipe). Já os “nove círculos” seriam os zeros alcançados nas visualizações do Youtube (que ocorrerá quando o vídeo alcançar a marca e 1 bilhão de views). A “Calma manhã”, segundo o Projeto Avalon, seria uma referência clara ao nome “Coreia do Sul” que significa algo como “A terra da calma manhã”.

Será que o fim do mundo ocorrerá quando o videoclipe do Psy alcançar 1.000.000.000 de visualizações no YouTube?

Verdadeiro ou falso?

É falso! Apesar de “sucesso” da notícia, a história falsa!

Em primeiro lugar, o autor desse boato não cita de onde tirou a tal profecia de Nostradamus. Sabemos que o “vidente” escrevia em forma de quadras (sempre de quatro em quatro linhas), formando 100 (as famosas centúrias). Procuramos nas textos conhecidos escritos por Nostradamus e não encontramos nada parecido com o que está sendo espalhado pela web.

O mais próximo do texto que encontramos foi a quadra 91 da centúria 2, que diz:

Ao nascer do sol um vai ver um grande incêndio,

ruído e luz estendendo para Aquilon:

Dentro do círculo e uma morte vai ouvir gritos,

o aço, o fogo, a fome, a morte os espera.

- Publicidade -

Nada a ver com nove círculos, né?

Como falamos em parágrafos anteriores, Nostradamus escrevia em quadras. A suposta profecia que circula por aí só tem 3 linhas…

Outro detalhe que evidencia o hoax é que, de acordo com o texto, a profecia teria sido feita em 1503. Esse foi o ano de nascimento de Michel de Nostredame, o Nostradamus. Portanto, seria impossível ele ter feito uma profecia quando ainda era um bebê.

Conclusão

A história é falsa! O clipe do Psy já está perto de alcançar 1 bilhão de visualizações, mas o máximo que pode acontecer é não caber tanto zero no layout do YouTube!

Videoclipe do Psy logo irá alcançar 1 bilhão de visualizações! (foto: Reprodução/YouTube)

 

Atualização – 21/12/2012

E, por incrível que possa parecer, o clipe do Psy acabou alcançando 1 bilhão de visualizações no YouTube!

O sul-coreano foi o primeiro artista a alcançar a inacreditável marca e justamente hoje, dia 21 de dezembro de 2012, às 13:50 (no horário de Brasília).

Tudo aconteceu em pouquíssimo tempo. A música foi postada no site de vídeos em julho de 2012 e, em pouco menos de 6 meses, passou a casa do bilhão de expectadores!

Reprodução da bilionésima visualização do clipe da música Gangnam Style (possivelmente, uma montagem) Foto: https://twitter.com/mikko/status/282139146489823232/photo/1

 

A profecia estava certa? Foi coincidência?

Não e não! A profecia continua errada, pois como mostramos lá em cima no artigo, Nostradamus nunca fez tal previsão. Além do mais, como você pode notar o mundo não acabou.

Também não foi coincidência o fato do clipe alcançar os “nove zeros” exatamente no dia de hoje. O que houve foi uma “ajudinha” dos internautas para que a música Gangnam Style chegasse ao tão esperado bilhão e, assim, fazer valer a profecia.

No dia 20, ainda faltavam 48 milhões de visualizações para chegar-se á bilionésima view. Como a média de visualizações da música era de cerca de 06 milhões por dia, o Psy entraria pra história do YouTube só daqui a 8 dias – perto do dia 28 de dezembro. Como os usuários ficaram assistindo (e dando várias atualizações na página), a visualização de numero 1.000.000.000 se deu no dia 21.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

17 COMENTÁRIOS

  1. tentar cantar essa música é que é o fim do mundo…
    mas pensa numa música que vicia, Deus me livre!
    e diz ai quem nunca dancou essa música, eu dou 5 milhoes…

    ..
    ..
    .
    de grampos de papel invísível
    , kkkkkk!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui