13.2 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

O Facebook admitiu que cometeu um erro ao censurar a hidroxicloroquina?

- Publicidade -

É verdade que a rede social de Mark Zuckerberg admitiu que errou ao censurar postagens sobre tratamento precoce da COVID-19 com hidroxicloroquina?

Na primeira semana de fevereiro de 2021, uma notícia envolvendo o Facebook e o uso de hidroxicloroquina no tratamento do novo coronavirus começou a ser compartilhada em vários sites e blogs, além de se espalhar também em grupos de WhatsApp e em demais redes sociais.

De acordo com o recorte de uma manchete, o Facebook teria admitido que cometeu um erro ao censurar publicações envolvendo o tratamento precoce da COVID-19 com hidroxicloroquina. Com essa decisão, a rede social estaria admitindo que errou ao esconder da população a verdade sobre os benefícios da droga na prevenção da doença causada pelo SARS-CoV-2.

Vários políticos compartilharam a notícia, dentre eles, o deputado federal Filipe Barros, como podemos ver na imagem abaixo, mas será que isso é verdade ou mentira?

O Facebook reconheceu que errou ao censurar postagem sobre tratamento precoce da COVID-19! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A postagem dá a entender que o Facebook teria reconhecido a a eficácia do uso da hidroxicloroquina no tratamento precoce da COVID-19, o que não é verdade.

Em outubro de 2020, um usuário postou um vídeo e um texto em francês em um grupo público do Facebook relacionado ao COVID-19. A postagem do usuário denunciava que a Agence Nationale de Sécurité du Médicament (agência francesa responsável pela regulamentação dos produtos para a saúde) havia proibido o uso de hidroxicloroquina e azitromicina contra COVID-19, mas havia autorizado o antiviral Remdesivir.

A publicação era, em resumo, uma critica à falta de uma estratégia de saúde na França, que dava autorização para alguns remédios e não para outros no tratamento da COVID-19.

Ao ser cobrado pelo Oversight Board (um órgão formado por um conselho que toma decisões de moderação de conteúdo na plataforma de mídia social Facebook, criado para lidar com recursos para conteúdo bloqueado ou removido), o Facebook explicou que removeu a postagem, pois ela continha afirmações [falsas] de que existe uma cura para o COVID-19.

Em sua defesa, o Facebook também disse que a empresa ponderou que deixar a publicação no ar poderia levar as pessoas a ignorar as orientações de saúde ou a tentarem se automedicar, por isso a removeu.

- Publicidade -

A sugestão do Conselho, que pode ser lida na íntegra aqui, é que o Facebook volte atrás nessa postagem especificamente, por entender que o usuário havia se manifestado em oposição a uma política governamental e pretendia [com o seu post na rede social] mudar essa política. 

A postagem do usuário cita a combinação de medicamentos que não pode ser comprada sem receita na França e, por esse motivo, o conselho entendeu que a manifestação não incentiva as pessoas a comprar ou tomar medicamentos sem receita

Além disso, a decisão do Facebook – segundo parecer do Conselho – não estava em conformidade com os padrões internacionais de direitos humanos sobre a limitação da liberdade de expressão. 

Ao Facebook, foi aconselhado que volte com a postagem – marcando-a como “distorcida” – e que a empresa elabore novos métodos para avaliar publicações como essa.

Doutora Simone Gold

A notícia espalhada nas redes sociais cita uma publicação feita pela doutora Simone Gold, lider do movimento America’s Frontline Doctors – uma organização política que se opõe a bloqueios e mandatos de distanciamento social durante a pandemia de COVID-19 e promove tratamentos alegados e não aprovados para COVID-19 .

A doutora Gold foi uma das pessoas presas por participar da invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, no dia 6 de janeiro de 2021.

Conclusão

A afirmação compartilhada nas redes sociais dá a entender que o Facebook teria admitido que a hidroxicloroquina é eficaz no tratamento precoce da COVID-19. Na verdade, o Facebook acatou uma sugestão do seu Conselho, que entendeu que uma publicação feita em outubro de 2020 por um usuário sobre uma decisão da Agence Nationale de Sécurité du Médicament não deveria ser removida, mas marcada como “distorcida”. O Conselho entendeu que a publicação não encorajava a automedicação, pois a combinação de medicamentos citada não pode ser comprada sem receita na França. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

24 COMENTÁRIOS

  1. Admitir que errou faz parte do caráter de pessoas inteligentes, quando vocês do e- farsas irão admitir o erro de polemizar contra o tratamento precoce.

    • Eu tive covid e não apresentei nenhum sintoma porque eu faço parte dos 99% da população que vai desenvolver sintomas leves ou nenhum sintoma. Não tomei nenhum desses medicamentos recomendados pelo capiroto que ocupa a presidência do Brasil. Se tivesse tomado, hoje eu estaria dizendo que foram esses medicamentos que me curaram.

      O bicho-ruim que carrega a faixa de presidente sabe que somente 1% da população irá desenvolver sintomas graves e/ou até morrer independente da medicação que tomar. Mas ele conta com a ingenuidade daqueles que estão nos 99% pra tomarem e dizerem que foram salvos graças aos medicamentos indicados por ele.

      O tinhoso que vive no palácio alvorada é ardiloso.

      • Tinhoso é quem critica um presidente que está fazendo um bom trabalho e não é corrupto como seus antecessores. E se você se recuperou sem precisar tomar nada então Bolsonaro estava certo, é porque foi só uma gripezinha mesmo.

        • Tinhoso é quem critica um presidente que está fazendo um bom trabalho e não é corrupto como seus antecessores.

          AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH
          AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHAH
          AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH
          AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH
          AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH
          AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH
          AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH
          AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH

          Essa foi ótima, agora conta a do papagaio!

          E se você se recuperou sem precisar tomar nada então Bolsonaro estava certo, é porque foi só uma gripezinha mesmo.

          Diga isso pras famílias dos mais de 230 mil mortos… néscio que não sabe como funciona o método científico. Volte lá pro curral de onde não deveria ter saído, bovino amestrado defensor de bandido.

        • Eu achei que você estivesse falando sério. Poxa, deveria ter deixado claro desde o começo que seus comentários são irônicos e você está trollando! UFA, sabia que não poderia ser assim tão alienado!

        • Se você considera que o capiroto que carrega a faixa presidencial do Brasil “está fazendo um bom trabalho e não é corrupto” não tem nem como argumentar com você, porque isso só pode ser cinismo ou cegueira.

  2. Ixi, Gilmar… e agora, como fica a cara dos gados imbecis analfabetos estúpidos negacionistas bolsominions que defendiam isso só porque o MITOmaníaco falava?

    https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/104529,nao-existe-medicamento-comprovado-cientificamente-admite-bolsonaro

    E aquele monte de vídeo dele defendendo cloroquina? Mostrando a caixa pra ema? Aquele infomercial dele tomando o remédio quando – supostamente – ficou doente? https://media3.giphy.com/media/Q8OOs80Hb5Bj1qNA1d/giphy.gif

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui