today-is-a-good-day
18.1 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

O governo tailandês estimulou a plantação de sementes de frutas em passeios ao ar livre?

- Publicidade -

Campanha teria sido criada pelo governo da Tailândia, que teria implantado a ideia em todo o país! Mas plantar sementes de frutas em qualquer lugar é algo benéfico para a natureza?

O texto voltou a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp no final de setembro de 2023. De acordo com o que foi espalhado, o governo tailandês teria iniciado uma campanha incentivando seus cidadãos a espalhar sementes de plantas frutíferas durante seus passeios ao ar livre.

A suposta campanha, segundo o texto, teria gerado resultado naquele país, pois a quantidade de árvores teria se multiplicado nos últimos anos. O texto se encerra sugerindo que todos devamos fazer isso aqui no nosso país. 

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no final de setembro de 2023: “Caros amigos: Em breve será a temporada de frutas como goiaba, maracujá, laranja, mamão, abacate, caju, manga, pequi, mangaba, acerola, melancia, limão, etc. Meu pedido para todos é de não jogar as sementes no lixo, mas em vez disso, lavá-las, secá-las (ao sol) e armazená-las em um saco de papel e guardá-las no carro. Toda vez que saírem para um campo, quando estiverem pescando, fazendo trilha de moto ou bike, viajando, joguem essas sementes nos terrenos vazios, à beira da estrada, ou na beira dos rios e lagoas.
Com este ato simples, podemos contribuir com no mínimo uma árvore a cada temporada. A nossa missão de tornar este mundo verde pode acontecer. O governo tailandês promoveu esta ideia aos  seus cidadãos nos últimos anos. O número de árvores frutíferas na natureza multiplicou-se, especialmente nos distritos do norte da Tailândia. Não adianta só reclamar do calor, da falta de chuva. Temos que fazer a nossa parte.”

Verdade ou mentira?

Ao fazer uma busca na internet, descobrimos que essa suposta recomendação já circula desde, pelo menos, abril de 2019. Na ocasião, essa história disfarçada de boa ação já havia sido desmentida por especialistas.

Ao plantar sementes sem nenhum critério técnico, a pessoa bem intencionada pode causar não só um problema ambiental, mas também econômico e social, pois as espécies nativas podem ser impactadas negativamente pelas novas plantas.

O problema real é que a grande maioria das frutas que consumimos no nosso dia-a-dia são exóticas, ou seja, não são naturais do Brasil e forçar a plantação dessas árvores em regiões onde elas não são nativas pode causar mais problemas do que solução.

Além disso, cada planta necessita de um tipo de solo, de um tipo de adubação, rega etc. Por exemplo, são poucas as chances de um pé de acerola crescer e dar frutos sem as condições necessárias para sua floração.  

Em entrevista ao Globo Rural, especialistas alertam:

“Nem toda espécie trazida de fora se torna um problema. Existem alguns critérios técnicos que a gente pode inclusive usar para analisar o potencial de uma espécie se tornar um problema”, disse a professora Michele Dechoum, da Universidade de Santa Catarina.

- Publicidade -

O correto seria se informar a respeito das plantas nativas da região antes de sair plantando indiscriminadamente qualquer semente. O Instituto Hórus é um bom local para buscar essas informações.

Em 2021, o Departamento Provincial de Meio Ambiente e Recursos Naturais das Filipinas publicou essa mesma corrente em seu perfil do Facebook, apagando a postagem assim que descobriu que a campanha não era benéfica para o meio ambiente.

Em relação à Tailândia, não encontramos nenhuma notícia comprovando que o governo daquele país tenha iniciado alguma campanha de conscientização para plantação de sementes de frutas entre a população. Há alguns estudos sobre reflorestamento de áreas ao norte da Tailândia e outros projetos, como esse abaixo – de 2013 – que usou aviões para lançar sementes de plantas nativas em várias florestas, mas nada relacionado com disseminação indiscriminada de plantas frutíferas pelo povo de lá:

Conclusão

Não é verdade que o governo tailandês iniciou uma campanha incentivando seus cidadãos a plantarem sementes de árvores frutíferas ao ar livre. A plantação indiscriminada de sementes em florestas, parques e trilhas pode causar mais problemas ambientais do que ajudar o planeta!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui