Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O grupo Antifas incediou uma casa com uma criança dentro e impediu os bombeiros de salva-la?

Conspirações

O grupo Antifas incediou uma casa com uma criança dentro e impediu os bombeiros de salva-la?

O grupo Antifas incediou uma casa com uma criança dentro e impediu os bombeiros de salva-la?

O crime bárbaro teria ocorrido em Richmond, na Virgínia (EUA), durante protestos contra o assassinato de um negro por policiais brancos! Será verdade?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs e se espalhou também através de grupos do WhatsApp na primeira semana de junho de 2020. De acordo com o texto compartilhado, o chefe de polícia de Richmond – Virgínia (EUA) – teria afirmado que o movimento #blacklivesmatter e o grupo Antifas teriam incendiado uma casa multifamiliar com uma criança dentro, durante protestos contra a morte de um negro. O texto também afirma que o grupo ainda teria bloqueado o acesso dos bombeiros ao local para que a criança não fosse salva!

Será que esse crime terrível aconteceu mesmo?

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões que foram compartilhadas nos grupos de WhatsApp: “Terrorismo – O chefe de polícia de Richmond, Virgínia, chora ao contar que o #blacklivesmatter e o grupo terrorista ‘Antifas’ incendiaram uma casa multifamiliar com uma criança dentro e depois bloquearam o acesso dos bombeiros para salvá-la“. (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 25 de maio de 2020, um policial matou um homem chamado George Floyd, se ajoelhando em seu pescoço por sete minutos! O homem, um afro-americano de 46 anos de idade, algemado e desarmado, havia sido imobilizado e morreu asfixiado com o rosto espremido no asfalto em um bairro de Minneapolis, no Estado norte-americano de Minnesota.

Após a morte de Floyd, uma série de protestos contra a violência policial em relação às pessoas negras surgiu em diversas cidades dos EUA e, igualmente, um monte de notícias falsas e/ou desencontradas começou a ser disseminado pela web.

Grande maioria dos sites que publicaram a respeito cita uma entrevista coletiva concedida pelo chefe de polícia de Richmond, Will Smith, no dia 1º de junho de 2020. Emocionado, Smith afirmou mesmo que um grupo havia incendiado uma casa com uma criança em seu interior e que o mesmo grupo havia impedido a chegada do socorro.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Acontece que, poucas horas depois da coletiva do chefe de polícia, o tenente do corpo de bombeiros Chris Armstrong disse em entrevista que, com base em sua investigação, o incêndio começou inicialmente numa rua lateral e apenas pelo lado externo da casa. Diferente do que o chefe Smith havia dito, a casa não foi incendiada propositalmente, mas um carro acabou espalhando o fogo no lado de fora da construção. 

O tenente Armstrong acrescentou que o socorro demorou um pouco para chegar ao local porque o caminhão teve que andar mais devagar por causa dos obstáculos, mas que quando o corpo de bombeiros chegou ao local, pai e filho já estavam do lado de fora ilesos.

Segundo palavras do tenente, apenas um único manifestante ficou na frente do caminhão e se recusou a se mover.

“A pessoa não saiu do caminho. Alguém também jogou algo no veículo”, disse Armstrong.

Ele acrescentou que alguns manifestantes começaram a vir em direção ao caminhão de bombeiros, mas que a polícia chegou e eles fugiram.

FBI não encontrou envolvimento do grupo Antifas

No dia 02 de junho de 2020, o FBI divulgou o resultado de sua investigação mostrando que o grupo conhecido como “Antifas” não participou de atos violentos nos protestos ocorridos nos EUA no dia 31 de maio de 2020.

Conclusão

Notícia falsa! A versão apresentada pelo chefe de polícia de Richmond não cita o Antifas e, ainda por cima, foi contestada por uma investigação feita pelo corpo de bombeiros que atendeu a ocorrência! De acordo com o tenente dos bombeiros, as duas pessoas que estavam dentro da casa em chamas já haviam saído e estavam ilesos quando o caminhão chegou!

Continue lendo
17 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo