17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

O horário do envio das mensagens revela fraude em mensagens vazadas da Lava Jato?

- Publicidade -

Será que envio de três textos no mesmo segundo revelam que houve fraude na divulgação das mensagens vazadas entre membros da operação Lava Jato?

A imagem se espalhou pela web a partir do dia 13 de junho de 2019, poucas horas após a publicação de mais um trecho de conversas vazadas de membros da operação Lava Jato pelo site The Intercept Brasil. Nela podemos ler um trecho de uma suposta conversa ocorrida no dia 22 de abril de 2016 entre o então juiz Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol tiveram através do aplicativo de troca de mensagens Telegram.

Mas o que chama a atenção nessa conversa é que três das mensagens do procurador haviam sido enviadas simultaneamente! É como se o procurador tivesse digitado os textos em com uma velocidade incrível, o que despertou a dúvida em muita gente.

Às 13h04min13, Dallagnol teria dito a Moro que havia conversado com o ministro do STF Luiz Fux sobre uma “queda de braço” entre Sérgio Moro e Teori Zavascki.

Será que essa “falha” é indício de que o Intercept Brasil adulterou as mensagens?

Texto da imagem acima: “13:04:13 Deltan Dallagnol – Caros, conversei com o FUX mais uma vez, hoje. 13:04:13 Deltan Dallagnol – Reservado, é claro: O Min Fux disse que quase espontaneamente que Teori fez queda de braço com Moro e viu que se queimou, e que o tom da resposta do Moro depois foi ótimo. Disse para contarmos com ele para o que precisarmos, mais uma vez. Só faltou, como bom carioca, chamar-me para ir à casa dele rs. Mas os sinais foram ótimos. Falei da importância de nos protegermos como instituições. 13:04:13 Deltan Dallagnol – Em especial no novo governo. 13:06:55 Moro – Excelente. In Fux we trust. [em português, significa: Em Fux, nós confiamos] 13:13:48 Deltan – kkk

Verdade ou mentira?

O site The Intercept vem publicando trechos de conversas que teriam vazado de um grupo do Telegram criado por integrantes da operação Lava Jato desde o dia 09 de junho de 2019  e, apesar de nunca ter afirmado que recebeu o material de um hacker, muitos sites e blogs começaram a espalhar a teoria de um hacker (ou um grupo de hackers) teria invadido os servidores do Telegram para roubar os dados.

Até mesmo órgãos públicos afirmaram que houve uma (ou várias) invasão de equipamentos de integrantes da operação Lava Jato, mas ainda não houve nenhum desmentido oficial dos conteúdos publicados pelo Intercept.

A alegação de houve invasão nos servidores do Telegram já foi, inclusive desmentida pela própria empresa, como já explicamos aqui no E-farsas.

No dia 13 de junho de 2019, o perfil oficial brasileiro do Telegram no Twitter até desafiou a todos seus usuários a encontrar um hacker que consiga ou que tenha conseguido quebrar o sistema de verificação de duas etapas usado por eles para invadir seus sistemas:

- Publicidade -

Voltando ao conteúdo das mensagens que comprovariam a fraude criada pelo Intercept, a própria reportagem esclarece que as mensagens com horários idênticos foram encaminhadas juntas para o destinatário e, por esse motivo, apresentam o mesmo minuto e segundo. No próprio texto da imagem podemos ver que o autor inicia a frase com “caros”, o que mostra que ele estaria falando com um grupo e não com apenas uma pessoa! 

Em resposta ao portal UOL, o jornalista norte-americano autor das reportagens do Intercept Glenn Greenwald explicou que Delton Dallagnol tinha mandado as mensagens para um grupo só de procuradores e só depois as encaminhou, todas de uma só vez, para Sérgio Moro:

“Dallagnol havia mandado estas mensagens para um outro grupo, apenas com procuradores, e depois encaminhou a Moro. Por isto, as mensagens chegaram ao mesmo tempo”, justificou o jornalista ao UOL.

Antes mesmo da conversa ser publicada (e levantar dúvidas a respeito dos horários das conversas) o apresentador do programa É da Coisa, Reinaldo Azevedo – da rádio Band News FM – teve acesso com exclusividade ao texto que seria publicado pelo Intercept no mesmo dia 12 e, como podemos ver na reportagem do site da Band News, a explicação sobre os horários da postagem das conversas também foi a mesma:

Reprodução/Band News FM

Conclusão

Ainda não há comprovação da veracidade das conversas de integrantes da Lava Jato publicadas pelo The Intercept Brasil e somente o fato dessa conversa ter o mesmo horário de envio não comprova que ela seja falsa!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

84 COMENTÁRIOS

    • Tudo que denegrir pessoas íntegras, mais cedo ou mais tarde a verdade aparece. Esses corruptos deveriam deixar as pessoas idôneas trabalharem para o nosso bem, afinal somos que pagamos as contas, inclusive dos corruptos.

        • Infelizmente e-farsas mostra que tem um lado claro ….
          O lado da verdade.
          e as mensagens vindas do futuro? Hein?
          Erros na hora de transcrever para o site. Acontece. Não significa que as mensagens originais estavam com esta data errada.

      • Pode até ser eleitor do Bolsonaro, mas todas as pesquisas apontam que quem tem menos escolaridade , logo maior vulnerabilidade intelectual são os eleitores que votaram contra o Governo. Aliás… já te avisaram que votastes em um ladrão de merendas ?

        • Pode até ser eleitor do Bolsonaro, mas todas as pesquisas apontam que quem tem menos escolaridade, logo maior vulnerabilidade intelectual são os eleitores que votaram contra o Governo.
          Pois é. Acho que você deu um tiro no pé. Os “inteligentes” e “escolados” votaram no Bozo, ó a merda que deu.
          Aliás… já te avisaram que votastes em um ladrão de merendas ?
          E desde quando você sabe em quem eu votei? O voto é secreto, jovem.
          #EUAVISEI

        • Mas a própria matéria em si é uma tremenda conspiração! Até agora não mostraram prova alguma que este diálogo existiu.
          Lógica bolsominion: “Eu não vi, logo não existe”. Quantos kits gays ou mamadeiras de piroca você viu antes de acreditar que eles existiam?

          • Da mesma forma que “caros” indica que o diálogo veio de um grupo, não existe neste trecho nenhuma explicação ao Moro do diálogo do Deltan do que ele estava falando. Indicando dessa forma que existe supressão de trechos. Assim, esse argumento não exclui a possibilidade de ter ocorrido uma adulteração dos diálogos. Dessa forma, como esse site quer desvendar se as notícias são verdadeiras ou falsas deveria ter argumentos menos tendenciosos e com com conclusões precipitadas sem se preocupar com as várias possibilidades que possam ter ocorridas.

          • Ou seja

            Não existe explicação, do Deltan, do porquê está mandando três mensagens ao mesmo tempo para o Moro. Conclui-se que existe indícios de adulteração dos diálogos.

          • Da mesma forma que “caros” indica que o diálogo veio de um grupo, não existe neste trecho nenhuma explicação ao Moro do diálogo do Deltan do que ele estava falando.
            Irrelevante.
            Indicando dessa forma que existe supressão de trechos.
            Claro que existe. As mensagens foram editadas para remoção de conteúdo pessoal e irrelevante para a denúncia. Isso já foi dito várias vezes.
            Assim, esse argumento não exclui a possibilidade de ter ocorrido uma adulteração dos diálogos.
            Exatamente. Os diálogos foram adulterados, para remoção de conteúdo pessoal. Mas não significa que sejam falsos.
            Dessa forma, como esse site quer desvendar se as notícias são verdadeiras ou falsas deveria ter argumentos menos tendenciosos e com com conclusões precipitadas sem se preocupar com as várias possibilidades que possam ter ocorridas.
            E até o momento todas as evidências apontam para a veracidade das mensagens vazadas, e ninguém conseguiu provar o contrário
            Ou seja
            Não existe explicação, do Deltan, do porquê está mandando três mensagens ao mesmo tempo para o Moro. Conclui-se que existe indícios de adulteração dos diálogos.
            Sim, os diálogos foram adulterados. Mas não há nenhuma evidência que tenham sido inventados. E a casa está desMOROnando a cada dia que passa!

    • Sei que bolsominion não gosta de ler, mas faça um esforcinho:

      “Voltando ao conteúdo das mensagens que comprovariam a fraude criada pelo Intercept, a própria reportagem esclarece que as mensagens com horários idênticos foram encaminhadas juntas para o destinatário e, por esse motivo, apresentam o mesmo minuto e segundo. No próprio texto da imagem podemos ver que o autor inicia a frase com “caros”, o que mostra que ele estaria falando com um grupo e não com apenas uma pessoa!

      Em resposta ao portal UOL, o jornalista norte-americano autor das reportagens do Intercept Glenn Greenwald explicou que Delton Dallagnol tinha mandado as mensagens para um grupo só de procuradores e só depois as encaminhou, todas de uma só vez, para Sérgio Moro:

      “Dallagnol havia mandado estas mensagens para um outro grupo, apenas com procuradores, e depois encaminhou a Moro. Por isto, as mensagens chegaram ao mesmo tempo”, justificou o jornalista ao UOL.””

      • E os eleitores da esquerda lêem o quê? Engraçado que TODAS as pesquisas apontam o contrário do seu texto. Quem votou contra o Governo eram os eleitores com menos escolaridade. Imagina-se que em um país onde encontra-se nos níveis superiores uma capacidade intelectual medíocre, o que nos espera nos níveis primários? Acefalia ? Todo este imbróglio não significa absolutamente nada. Não apresentaram prova alguma até agora e já se sabe que pelo menos uma das mensagens foi adulterada. A esquerda é patética !

        • E os eleitores da esquerda lêem o quê?
          Paulo Freire, pra começar.
          Engraçado que TODAS as pesquisas apontam o contrário do seu texto.
          E eu sei voar e atiro laser pelos olhos.
          Quem votou contra o Governo eram os eleitores com menos escolaridade.
          Pois é, e os “inteligentes” votaram no bozo, que tá afundando cada vez mais o país e defende juiz parcial.
          Imagina-se que em um país onde encontra-se nos níveis superiores uma capacidade intelectual medíocre, o que nos espera nos níveis primários? Acefalia ? Todo este imbróglio não significa absolutamente nada.
          Fonte: Cu.
          Não apresentaram prova alguma até agora
          Só porque você não viu, não existem?
          e já se sabe que pelo menos uma das mensagens foi adulterada.
          Falácia da amostra limitada.
          A esquerda é patética !
          E pobre de direita é burro.
          #EUAVISEI

          • Eu nunca votaria num partido responsável pelo maior escândalo de corrupção do país (mundo?). Não mesmo. PT jamais. Podem espernear, eleição só daqui uns 3 anos. Até lá !

          • Eu nunca votaria num partido responsável pelo maior escândalo de corrupção do país (mundo?).
            É mesmo? E qual partido seria este? Teria evidências que comprovem qual partido foi o “responsável pelo maior escândalo de corrupção do país”? No aguardo.
            Não mesmo. PT jamais.
            Prefere votar em um burro fascista, então… sei.

          • Podem espernear, eleição só daqui uns 3 anos. Até lá !
            Em 6 meses de (des)governo já tá essa bosta, com previsão do PIB cada vez menor… e seu presidente preocupado com tomada de 3 pinos. Votou num imbecil que vai transformar o Brasil numa Venezuela! Não era disso que tinham tanto medo? SE LASCOU!
            #EUAVISEI!

  1. Uma coisa podemos concluir com absoluta certeza destas conversas. Pelo horário o Deltan acorda cedo para c…. ou nem dorme por calsa da lava jato. 🤣

  2. As pessoas tem a necessidade de criar ilusões para não perder a fé em seus falsos heróis.
    Vão tentar a todo custo diminuir o valor da informação divulgada. Isso é normal.

    • É bem simples mandar um monte de mensagens com o mesmo horário, é só escrever todas as mensagens com a internet desligada e depois ligar a internet que as mensagens são encaminhadas automaticamente e todas com o mesmo horário. #VazaJato

      • kkkkk Mileno #VazaJato aí gosto de sofre, colocar de novo aquela quadrilha, se você passa umas ferias em cuba e na Venezuela que vai ver como funciona um belo sistema socialista/comunista #esquerdanãovoltamais

      • Jorge, essa informação não tem valor nenhum!
        Disse o José, baseado no que leu no Whatsapp…
        Ela vou roubada de um telefone celular.
        Se eu roubo um documento que comprova que todos os ministros do STF são corruptos, esse documento deve ser desconsiderado só porque foi roubado? Em que mundo você vive?

      • Vazamento no dos outros é refresco, né? Quando era vazamento de grampo ilegal da Dilma, ok, vale. Quando é vazamento das merdas do “herói”, aí não tem valor? Dois pesos e duas medidas??
        #EUAVISEI

        • O pior do vazamento no caso do Lula foi que ocorreu bem na época de eleições. Isso, com certeza, contribuiu para o resultado nas urnas.
          Importante ressaltar que o áudio revelava parte de um depoimento que acabou sendo descartado pela promotoria!

          • O isentão dono do site, vem de mi mi mi boçal. Os grampos foram completamente legais e legítimos. O telefone da presidência não foi grampeado como vcs mesmos sabem, mas ficam de mi mi mi por aqui. Mostrava uma conversa em áudio da trama da Presidenta com o bandidão tentando livra-lo da cadeia. ÁUDIOS ! Moro vazou áudios e não textos manipulados por um site de esquerda. A esquerda já apanhou tanto que quer de toda forma acreditar em algo. Podem latir a vontade.

          • Você sabe que os áudios divulgados pelo Moro em plena época de campanha foram conseguidos após o prazo legal, né? O Próprio Moro disse isso no Programa do Bial e ainda disse que o conteúdo era mais importante que a forma como foi obtido.
            A conversa divulgada pelo Moro apenas surtiu efeito eleitoreiro, visto que acabou não entrando no processo!

        • EU VOU TE AVISAR AGORA ! Quando Dilma foi pega em grampo combinando um esquema com Lula para transformá-lo em Ministro para ganhar Foro privilegiado e escapar da cadeia, não foi grampo ilegal. O telefone que estava grampeado era do Advogado do Lula e Dilma ligou para o número. Seria ilegal se grampeassem o telefone da Presidência. Moro estaria preso se assim fizesse. Não se iluda! Seu “ídolo” está preso porque é bandido.

          • EU VOU TE AVISAR AGORA !
            Vai, PDD, chora que te escuto!
            Quando Dilma foi pega em grampo combinando um esquema com Lula para transformá-lo em Ministro para ganhar Foro privilegiado e escapar da cadeia, não foi grampo ilegal.
            Mas o próprio Marreco de Maringá admitiu que era ilegal!
            https://www.conjur.com.br/2016-mar-17/moro-reconhece-erro-grampo-dilma-lula-nao-recua
            O telefone que estava grampeado era do Advogado do Lula e Dilma ligou para o número.
            Claro, claro.
            Seria ilegal se grampeassem o telefone da Presidência.
            Discuta com o Moro então.
            Moro estaria preso se assim fizesse.
            É advogado do Moro agora?
            Não se iluda! Seu “ídolo” está preso porque é bandido.
            Ao contrário de você não tenho heróis ou ídolos ou mitos. Eu sou inteligente. 😉
            #EUAVISEI

      • Valor? Hahahahahahaha vc realmente acredita que o site do maridão do Deputado do Piçol está sendo isento e falando a verdade? Kkkkkkkkkkkk
        Claro que não. Só o Whatsapp fala a verdade. Quantas mamadeiras de piroca você já tomou hoje?

  3. O ideal era publicar as mensagens originais e liberar o conteúdo ao público. Essa maneira que esta sendo feita a liberação das mensagens, seletivamente, cria esta sensação de fraude e terrorismo. Os dois jornalistas listados na análise da possível fraude também não são muito credíveis.

  4. Dependendo de como funciona isso, se a hora for do recebimento, não do envio, pode muito bem ser que houve um delay entre o momento que o cara escreveu até o momento em que elas foram recebidas e as três mensagens chegaram juntas.

    • Me explica uma coisa: “dar o traseiro” é um tipo de insulto? Tem a ver com sexo anal?
      Se você não é o juiz que está cuidando do processo contra o Lula, não tem como você inocentar ou condenar ele. Aliás, pelo andar da carruagem, parece que o ex-presidente foi julgado por pessoas não tão idôneas assim, hein?

      • Pelo que vemos, este site usa as mesmas fontes do Intercept: anônimas. Kkkkkkk o mesmo cara que escreve a matéria, faz comentários e critica os comentários alheios, ou seja, um baita FARSANTE KKKKKKKKK

        • Você não sabia que jornalismo trabalha com fontes anônimas e que o direito e o dever de não revelar os nomes das fontes está assegurado por lei?
          Não somos jornalistas, por isso sempre colocamos nas nossas matérias os links de onde tiramos as informações.

        • Pelo que vemos, este site usa as mesmas fontes do Intercept: anônimas.
          O anonimato da fonte jornalistica é garantido pela constituição. Só que o anonimato não significa que a fonte não exista, ao contrário das mensagens difundidas pelo Whatsapp, que PDDs como você acreditam sem questionar ou pedir fontes.
          Kkkkkkk o mesmo cara que escreve a matéria, faz comentários e critica os comentários alheios, ou seja, um baita FARSANTE Lembre-se que Calúnia – Artigo 138 do Código Penal. Artigo 138: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (anos), e multa. § 1º: Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

    • A cara…vai dar o traseiro…se aparecer o que for… não inocento barba ruiva pinguço do Lula
      O pior gado é aquele que ama ser enganado e idolatra o enganador. Síndrome de Estocolmo, talvez?

    • A cara…vai dar o traseiro…

      Lembre-se que homofobia é crime. Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades competentes.

  5. Olha!!! Estou perplexo. Achar que o molusco é inocente é o mesmo que acreditar em fada e Papai Noel. Absurdo isso. Realmente é assustador. Espero isso de um leigo, ignorante, seguidor fiel e detentor de bolsa família, mas de alguém que se diz pensador….Não é atoa que o País está afundado nesse atoleiro.

  6. kkkkk Mileno #VazaJato aí gosto de sofre, colocar de novo aquela quadrilha, se você passa umas ferias em cuba e na Venezuela que vai ver como funciona um belo sistema socialista/comunista #esquerdanãovoltamais

  7. O Gilmar Lopes pertence ao grupo isentão simpático, politicamente correto mas que sempre tropeça na primeira oportunidade ao defender o Lularápio, preso condenado em segunda Instância por órgão colegiado, tendo a execução da pena sido confirmada pelo STF. Lula é a vítima, seus julgadores – todos – são os não-idôneos, suspeitos por terem cumprido o dever de “conspirar” para colocar um Bandido na cadeia. De forma sempre falsamente polida, cínica e evidentemente irônica, tem a mesma tendência da grande mídia, da Rede Globo à veja, do Brasil 247 à caros amigos. Seu ego é seu ponto fraco. Você estava comprovadamente enganado no caso da Coca Cola, Gilmar, estava enganado em diversos outros casos nesse site quando simplesmente replicou a versão dos envolvidos, sem se dar ao mínimo trabalho de checar links e fontes. Você é a grande farsa deste site, Sr. Gilmar Lopes prestando imenso desserviço a toda a comunidade que se informa por este meio. Não se trata de uma acusação circunstancial, mas de constatação da sua tendência velada. Por vezes, Ostensiva.

    • E você é um grande falacioso que entrou aqui, escreveu um textão de bosta e não refutou sequer UM argumento apresentado pelo site. Vá lá mamar no saco do Moro, vagabundo.

    • EXATO. É só um embaixador da lacrosfera. De isento, só a auto-proclamação. Ele crê no Verdevaldo, ele torce para que Verdevaldo mostre que não editou/criou tudo… Daí, nos sonhos, Gilmar Mende, Levandowski, Toffoli etc “mandam soltar” Lula, que sai nos braços do povo e, anulada a eleição, se torna de novo Presidente… Ai ai….

      • EXATO. É só um embaixador da lacrosfera.
        Disse o Pobre De Direita que votou no Bozo e acha que o Moro é “herói”. Achava também que o Aécio, o Cunha, o Japonês da Federal eram heróis também? Se lascou, hein? Só escolhe herói bandido!!! KKK
        De isento, só a auto-proclamação.
        Só porque ao contrário de você, ele não acredita em correntes do Whatsapp com fake news de mamadeira de piroca e kit gay, então ele é parcial? Não, jovem. Você que é burro, mesmo.

      • Ele crê no Verdevaldo, ele torce para que Verdevaldo mostre que não editou/criou tudo…
        Curioso que até agora seu herói já mudou de discurso várias vezes sobre as mensagens… a última foi que “foi um descuido”, né?
        https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/06/foi-descuido-meu-diz-moro-sobre-mensagem-a-lava-jato-com-pistas-contra-lula.shtml
        Daí, nos sonhos, Gilmar Mende, Levandowski, Toffoli etc “mandam soltar” Lula, que sai nos braços do povo e, anulada a eleição, se torna de novo Presidente… Ai ai….
        Aí quem está sonhando é você. Na verdade, seria um pesadelo, né? Imagina só, o Lula, supermaiorbandido do mundo todo, solto? Bonzinhos são a familícia e o Queiroz, tudo “gente de bem”!! Iludido!
        #EUAVISEI!

  8. Brasileiro contra brasileiro… eu vejo esse pessoal comentando na internet sobre política e defendendo políticos… parecem que ganham alguma coisa para isso. Coisa chata que não chega a lugar nenhum… Briguem pessoalmente assim… Rsrsrs aí não né… E o medo?!?!

  9. Para quem não sabe, isso de um juiz falar com advogados de promotoria, principalmente em casos onde há recursos públicos envolvidos, é muito mais normal que imaginam. Sou advogado e posso dizer que falo com todos juízes de todos meus casos e por qualquer meio: celular, WhatsApp ou telegram.
    Outro ponto o e-farsas caiu em descrédito comigo quando vi o responsável pela matéria discutindo nos comentários defendendo um lado. Independente de quem seja o ponto de partida é ser parcial e não é o que vi aqui. Uma coisa falar da matéria em si, outra defender um lado com outros fatos que não estão citados.
    Em resumo teria mais crédito se fosse parcial.

    • Se você está dizendo que tem a ajudinha do juiz nos seus casos, é melhor pedir que eu apague seu comentário pra não te comprometer. É crime o juiz ter qualquer tipo de vínculo com qualquer uma das partes e se isso que você escreveu é uma confissão, me avisa que removo ainda hoje. Por falar nisso, me passa o numero do seu registro de advogado, por favor.
      Agora, é muito curioso você defender que o juiz pode, sim, ter amizade com um lado do julgamento e ao mesmo tempo me condena por (ao seu ver) eu defender um lado, não acha? O nome disso seria hipocrisia?
      Quanto ao fato de você ter crédito ou descrédito comigo, não me importa muito, pois você pode ler o que outros sites pesquisaram a respeito e ver que chegamos às mesma conclusões. Isso não tem nada a ver com lado.

  10. É muito texto para ser digitado no mesmo segundo, 13:04:13 (13). São 3 envios no mesmo segundo e o envio do meio tem uma quantidade considerável de texto. Isso demanda um tempo que supera 1 segundo, mas os 3 envios estão no mesmo segundo (13). É só ter o mínimo de bom senso para perceber que tem algo errado nisso.

    • Ô burro encantado, as mensagens foram ENCAMINHADAS ao mesmo tempo, por isso estão com os mesmos horários. LEIA o texto antes de vir comentar e passar vergonha, gado encantado. Está TUDO explicado nele, mula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui