13.4 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

O motorista que invadiu o calçadão de Copacabana é funcionário da GloboNews?

Array
- Publicidade -

É verdade que Antonio de Almeida Anaquim, que atropelou 18 pessoas em Copacabana, é funcionário GloboNews e por isso a Globo não está cobrindo o assunto?

A notícia se espalhou em diversos sites e blogs no dia 19 de janeiro de 2018, um dia após um acidente grave envolvendo o motorista Antonio de Almeida Anaquim, que invadiu o calçadão da Praia de Copacabana (RJ) com o seu automóvel, deixando 17 pessoas feridas e matando um bebê de 8 meses de idade!

De acordo com o texto amplamente compartilhado, o homem que atropelou várias pessoas no Rio de Janeiro seria funcionário da GloboNews e, por esse motivo, a Rede Globo não estaria cobrindo o caso, além de tentar abafar o assunto…

Juntamente com a acusação, o texto vem acompanhado de fotos do homem nos corredores da GloboNews!

Será que isso é verdade?

Mensagem espalhada nas redes sociais afirma que Antonio de Amleida Anaquim é funcionário de GloboNews! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou farsa?

No dia 18 de janeiro de 2018, o motorista Antonio de Almeida Anaquim invadiu com o seu automóvel o calçadão da Praia de Copacabana, ferindo 17 pessoas e matando um bebê de 8 meses. Em depoimento à Polícia, Anaquim disse que sofre de epilepsia e que teve um ataque enquanto dirigia.

Ele tem 14 multas em sua carteira de motorista, que somam 62 pontos em infrações. Segundo o Detran (Departamento de Trânsito), Antonio de Almeida Anaquim estava com a habilitação suspensa desde maio de 2014

A primeira coisa que o texto dá a entender é que as Organizações Globo estariam tentando abafar o caso, visto que o infrator (que vai responder pelo crime de Homicídio Culposo – quando não há a intenção de matar) é funcionário da GloboNews. A verdade mesmo é que a Globo está informando a todo momento o andar das investigações a respeito desse acidente, como podemos ver em buscas no Portal G1 e no site da Rede Globo de Televisão.

Anaquim trabalha na GloboNews?

Em seu perfil no Twitter, o repórter e apresentador do jornal Bom Dia RJ Flavio Fachel afirma que o motorista não é e nunca foi funcionário da Globo:

- Publicidade -

No mesmo dia 19 de janeiro, a jornalista e âncora do Jornal GloboNews Leilane Neubarth também desmentiu em seu perfil do Twitter a informação que dizia que Antonio de Almeida Anaquim é funcionário da GloboNews:

Mas e as fotos do homem nos estúdios da GloboNews?

Sobre as fotos que mostram Antônio nos estúdios da emissora, a verdade é que em março de 2015, Anaquim foi conhecer as instalações da GloboNews a convite de um amigo chamado Rodrigues Luciano (que ainda trabalha na emissora, segundo o seu perfil no Facebook). As fotos da visita podem ser vistas no perfil do Facebook do Antonio de Almeida Anaquim.

Pelos comentários bem-humorados feitos pelos amigos de Anaquim na postagem, podemos notar que ele não trabalhava na GloboNews:


Conclusão

Pelo que averiguamos, Antonio de Almeida Anaquim não é funcionário da GloboNews e tampouco a Globo está tentando abafar o caso. A empresa onde ele trabalha é apenas um detalhe face à tragédia que se abateu sobre a família que perdeu o bebê e demais pessoas que saíram feridas desse episódio triste ocorrido no Rio de Janeiro!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui