16.5 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 26, 2022

O Papa Francisco disse que cães vão pro céu?

- Publicidade -

Declaração polêmica atribuída ao papa Francisco sobre a alma dos cachorros irem para o céu repercute em toda web, mas será que ele disse isso mesmo?

A notícia apareceu na internet no dia 11 de dezembro de 2014. De acordo com a manchete, o papa Francisco teria dito a um garoto que todos os cães vão pra o céu!

A frase, que teria sido dita pelo papa no Vaticano para consolar o pobre menino, que havia acabado de perder o seu cãozinho de estimação, e foi publicada em vários sites de notícias no mundo todo, como prestigiado New York Times, o portal da Veja e o jornal Folha de São Paulo, sendo muito bem vista por organizações de defesa aos animais, mas ficou a dúvida no ar: Será que ele disse isso mesmo?

O papa Francisco teria dito que os cachorros vão para o céu! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução)
O papa Francisco teria dito que os cachorros vão para o céu! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução)

Verdadeiro ou falso?

Apesar da notícia ter sido publicada em vários jornais sérios, como o New York Times, essa história é falsa!

No dia seguinte após a publicação da matéria, o repórter do Times Rick Gladstone fez o que muitos colegas brasileiros não faz: Reconheceu que estava errado e atualizou o seu artigo!

Na correção, o New York Times explica que o papa apenas teria dito:

“A Sagrada Escritura nos ensina que a realização deste projeto maravilhoso também afeta tudo ao nosso redor.”

O repórter explicou que, diferente do que ele havia informado anteriormente, o papa Francisco não havia dito isso para consolar um garotinho triste pela perda de seu cãozinho. Na verdade, a frase aí de cima foi tirada (e destorcida) de audiência geral do papa no Vaticano!

Gladstone se defendeu, dizendo que havia se baseado num artigo publicado pelo jornal italiano Corriere della Sera, onde o autor apenas sugeriu que Francisco poderia estar dizendo que exista vida após a morte também para os animais.

A gafe (que foi publicada na primeira página da versão impressa do New York Times) foi notada pelo jornal USA Today, que classificou o incidente como uma “lenda urbana” e um “desastre de trem jornalístico”. Segundo o USA, a versão italiana do Huffington Post também caiu no erro, publicando um artigo afirmando que Francisco teria dito: “Vamos ir para o céu com os animais”!

- Publicidade -

O GetReligion explica por que é mentira essa suposta declaração do papa Francisco sobre a alma dos animais e de outras declarações que teriam sido feitas por seus antecessores sobre o assunto. De acordo com Dawn Eden, frases desse tipo que foram atribuídas a João Paulo II, por exemplo, não possuem nenhuma fonte que as comprove!

Conclusão

O papa Franscisco não disse que os animais vão para o céu! Tudo não passou de um erro jornalistico que fez muitos sites de notícia que vivem do “copia-e-cola” repetissem o boato, sem antes darem uma simples verificada no assunto!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

25 COMENTÁRIOS

  1. “No dia seguinte após a publicação da matéria, o repórter do Times Rick Gladstone fez o que muitos colegas brasileiros não faz: Reconheceu que estava errado e atualizou o seu artigo!”

    Bem, da Veja é que não dá para esperar isso mesmo. Afinal, esperar o quê de quem publicou o Boimate, achando que aquilo realmente era verdade?

  2. Acho que vcs erraram na mão nesse artigo. Sim, houve um erro. Mas não dá pra ignorar que foi uma declaração oficial em audiência geral, e que estudiosos influentes disseram que é possível, sim, concluir que ele quis dizer que há lugar no céu para os animais (essa parte do artigo não foi corrigida).
    A declaração completa dele, que alguns acham que dá a entender isso, é:

    “É adorável pensar nisso, pensar que vamos nos encontrar lá em cima. Todos nós no paraíso. É bom, fortalece nossa alma.
    Ao mesmo tempo, a Sagrada Escritura nos ensina que a realização deste projeto maravilhoso também afeta tudo ao nosso redor, e que saiu do pensamento e do coração de Deus.”

      • Gilmar, realmente “dar a entender” é diferente de “disse isso mesmo”. O problema é que o seu artigo coloca algo como “ele não disse absolutamente nada que tenha a ver com isso”, o que também é um erro!! Por isso digo que vcs erraram a mão. Ele não disse tudo isso que se publicou, mas isso não quer dizer que ele não tenha dito nada de relevante sobre a possibilidade de os animais irem para o céu.

        Discordo muito da forma como vcs lidaram com esse artigo (e eu não sou de nenhum grupo de defesa dos animais, nem católico). Mas admiro o trabalho de vcs.

  3. É a mais absoluta falta do que fazer ou dizer. Se bicho tem alma? Deve ter! Ao menos tem ânima, que é o Sopro Divino. Se move por conta própria, tem livre arbítrio. O que a ciência sabe (ou pensa que sabe) é que animais não possuem a capacidade de abstrair, mecanismo privativo do ser humano, até onde se conhece. Mas se vai pro céu? Sei lá, ora bolas! O que sei é que tem muito marmanjo e marmanja por aí que vai girar no tridente do capeta por um bom tempo e que, a par disso, tem muito animalzinho por aí, com merecimento amplo de ter uma vida espiritual de paz, se é isso que significa para nós o sentido de céu. Agora, querer levantar uma polêmica em torno disso, está me fazendo voltar à época de Eça de Queirós. O que eu recomendo a muito leitor espantado com essa afirmação, falsa ou não, é que estude, se aprimore, e deixe o Papa fazer, em paz, o trabalho dele. De jornalista – ou pretenso jornalista – o mundo já está cheio e de suas baboseiras também.

  4. Parece-me que esse site e-farsas ´não é imparcial, tudo que envolve polêmica com relação a declaração de Bergollio ele diz que é boato….. Mais imparcialidade implica mais credibilidade…. quem financia esse site??????

  5. Em nenhuma parte das Escrituras sagradas há qualquer referência que embase uma afirmação como essa. Ao contrário: Se animais tivessem espírito, não poderíamos sacrificá-los, comê-los nem reinar sobre eles. Não sou católico, mas sei que um Papa estuda muito por toda sua vida e jamais diria uma sandice dessas.

  6. Quem disse que podemos sacrificar ou
    comer animais?!! Essa história de imolação e sacrifícios de animais oferecidos a Deus é algo muito primitivo e inconsciente no passado da humanidade e ainda hoje não nos livramos disso. Até pessoas eram oferecidas em sacrifícios a Deus. Abraão aceitou imolar seu próprio filho Isaac em obediência ao pedido de Deus. Sabemos que no final não precisou fazê – lo, mas em nenhum momento houve a dúvida se Isaac possuia alma.
    É claro que os animais possuem alma também! E vão nos encontrar um dia no seio de Deus! Podem ter certeza disso!
    Alguém se lembra quando colocavam em dúvida a alma dos índios?

  7. Priscilla!!!! Vc ganhou uma fa!! Traduziu exatamente e somente a verdade!!
    Deus eh so amor… Pq seu filho amado nao poderia ter a felicidade de reencontrar seus amigos animais da vida terrestre? Pq sentimos amor por eles? Todos os bichinhos vao para o ceu! Eles tb ganham esse premio! Deus nao faria diferente disso…

  8. As pessoas têm que ter mais cuidado na hora de espalhar notícias. Ontem mesmo espalharam que haveria mais uma greve dos caminhoneiros. O resultado disso foram postos cheios…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui