Connect with us

E-farsas

O PT está formando um exército de 20.000 haitianos no Brasil?

Falso

O PT está formando um exército de 20.000 haitianos no Brasil?

Será verdade que mais de 20.000 haitianos com idade militar estão invadindo o Brasil com a intenção de montarem uma guerrilha no país?

A notícia, acompanhada de fotos, apareceu nas redes sociais no final de maio de 2014 e afirma que milhares de jovens haitianos invadiram o norte do Brasil e estão sendo enviados para São Paulo com o claro intuito de criar uma guerra civil dentro das nossas terras. O alerta ainda avisa que o grupo seria formado em sua grande maioria por milicianos que atuavam no Haiti e que algo muito sério está para acontecer!

Será que isso é verdadeiro ou falso?

20.000 haitianos estariam invadindo o Brasil a mando do PT! Verdade ou farsa? (fotos: reprodução/Facebook)

20.000 haitianos estariam invadindo o Brasil a mando do PT! Verdade ou farsa? (fotos: reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A notícia com um alto teor alarmista, por não ser datada, dá a entender que o fato estaria ocorrendo atualmente. As fotografias dão um toque de realismo ao texto, mas o autor desse boato misturou notícias reais com falsas!

O texto já inicia com algumas das características usadas em quase todos os hoaxes:

MISTÉRIO PREOCUPANTE!!!!

Do nada, simplesmente aparecem mais de 20 mil haitianos no Brasil. E notem que 99% deles, são homens em idade de serviço militar entre 17 aos 45 anos.

O uso de títulos alarmistas, em CAIXA ALTA, dão um tom de urgência ao que se quer transmitir. No caso, o “MISTÉRIO PREOCUPANTE!” não é tão misterioso assim, mas não deixa de ser preocupante, como veremos mais a seguir.

O autor desse alerta diz que “do nada” apareceram mais de 20.000 haitianos no Brasil e que 99% deles estão em em idade militar. Só que quem publicou isso não deu nenhuma prova do que está afirmando (além de 3 fotos) e nem de quando o fato teria ocorrido.

Como já dissemos várias vezes aqui no E-farsas, a maioria do boatos começa assim, sem data. Dessa forma, ele poderá voltar a reaparecer novamente em outras épocas como se fosse algo recente.

De fato, milhares de haitianos atravessaram (e ainda atravessam) as fronteiras e vieram parar aqui no Brasil. Mas isso vem acontecendo há anos, depois que um terremoto assolou o Haiti, em 2010.

Mais adiante, o texto afirma que:

São 20.000 haitianos, sem qualificação formal que estão invadindo o Brasil pelas mãos do PT.

Entraram pelo Acre, estado governado pelo PT, foram para a cidade de São Paulo, cidade administrada pelo PT.

De acordo com essa reportagem publicada no jornal O Globo, em janeiro de 2012, já havia cerca de 1400 imigrantes ilegais morando na época em Brasileia (AC), cidade governada por um prefeito do PMDB e que a tendencia era a de que esse número iria aumentar (e aumentou, mas não chegou a 20.000). A reportagem ainda enfatizou que os haitianos não eram considerados refugiados no Brasil, pois não estavam sendo perseguidos políticos em seu país de origem. Além disso, a grande maioria deles possui qualificações profissionais (engenheiros, professores, advogados, pedreiros etc.), mas não havia como a cidade absorver todas essa mão-de-obra.

A origem das fotos

As fotos usadas para ilustrar essa falsa notícia foram retiradas do blog Fotos Publicas, que as fornece gratuitamente (desde que sejam dados os devidos créditos, o que não ocorreu nesse caso), e foram feitas pela fotógrafa Angela Peres no dia 11 de abril de 2013 em Brasileia. As fotografias mostram a situação deplorável em que se encontravam os haitianos abrigados pela ONG Conectas. Depois de uma enorme temporada de chuvas, que destruiu muitos dos acessos à cidade, os imigrantes ficaram com dificuldades em conseguir comida, roupas e água.

A estimativa na época, segundo reportagem do UOL, era que havia mais de 1.100 imigrantes na cidade, em 2013. Isso em um abrigo projetado para apenas 250 pessoas!

O portal IG informou no dia 15 de abril de 2013 que o Governo Federal pediu ajuda aos países vizinhos para ajudarem no combate ao surto de imigrantes ilegais no Brasil. De acordo com a Agência Estado, em uma reunião convocada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com os embaixadores do Haiti, Peru, Equador e Bolívia, foi solicitado que esses países intensifiquem a fiscalização nas suas fronteiras “para impedir a ação dos chamados coiotes, os intermediários que trazem os haitianos até a fronteira com o Brasil”.

A Situação dos Haitianos só Piorou em 2014

A situação dos imigrantes haitianos aqui no Brasil parece ter ficado pior depois do anúncio do fechamento do abrigo da ONG Conectas, no dia 18 de abril de 2014. De acordo com matéria divulgada no portal de notícias da Band, mais de 20.000 haitianos já passaram pela ONG (mas que fique bem claro que não foram todos de uma vez. Até mesmo porque, como já mostramos nos parágrafos acima, o abrigo foi projetado para abrigar 250 pessoas, chegando a abrigar 800 de uma vez!).

Voltando ao texto, nos próximos parágrafos, temos:

O Prefeito de São Paulo, já tinha o local para receber os haitianos, enquanto em São Paulo, existem milhares de moradores de rua sem um teto.

Essa reportagem da Rádio CBN – do dia 25 de abril de 2014, mostrou que houve, sim, uma migração de haitianos do Acre para São Paulo e que, segundo o governo acriano, de todos as cidades brasileiras, apenas o prefeito Fernando Haddad (do PT) se ofereceu para ajudar. Talvez seja daí que o autor desse boato tenha tirado essa ideia de que 20.000 haitianos estariam vindo para São Paulo.

No entanto, em uma matéria veiculada no site G1, o prefeito de São Paulo apontou falhas na conduta do governo do Acre ao mandar 700 (setecentos e não vinte mil como está sendo espalhado por aí!) haitianos em direção à capital. A Prefeitura Paulistana, junto com a Superintendência Regional do Regional do Trabalho de São Paulo, trabalharam para emitir carteiras de trabalho para esses imigrantes. Do dia 25 ao dia 28 de abril de 2014, foram emitidas 90 carteiras! Na mesma reportagem do G1 podemos ler uma nota da SMDCHC a respeito da situação dos haitianos.

Conquistando o leitor pelo medo

O autor do boato ainda levanta outra questão:

“E como se deslocaram do Haiti até o Perú, que faz divisa com o Acre? Alguma estrutura forte foi direcionada para isso. Qual será o objetivo?”

Desconsiderando o fato irrelevante de que a palavra “Peru” não tem acento (tudo bem que quem escreveu essa “notícia” deveria se informar melhor, mas isso não vem ao caso), o autor ainda questiona a razão dos haitianos estarem atravessando pelo Peru e insinua que alguém (ou alguma organização) aqui do Brasil esteja facilitando isso. A explicação para esse itinerário haitiano pode ser lida num artigo publicado no Epoch Times no dia 14 de abril. De acordo com o repórter Alberto Fiaschitello, o Peru era a rota mais fácil para os haitianos chegarem à cidade de Brasileia, mas que a quantidade de imigrantes ilegais começou a cair depois da inativação do abrigo da ONG Conectas.

Por fim, o autor do falso alerta compara essa migração em massa com grupos milicianos, misturando guerrilha, Lamarca e Coluna Prestes. Tudo isso com o intuito de tentar “conquistar” o leitor através do medo.

Convém ressaltar aqui uma excelente observação publicada no dia 25 de abril de 2014, no site do Centro de Diretos Humanos e Cidadania do Imigrante:

“Resta perguntar mais uma vez: qual o perfil de imigrante desejado pelo Brasil? No mesmo período em que chegam os haitianos, outros grupos de estrangeiros com perfil eurocêntrico e branco por aqui desembarcaram em número muito maior e não são chamados de invasores ou problema.”

Conclusão

História falsa! Não há nenhuma invasão de 20.000 guerrilheiros haitianos ao Brasil! Essa história surgiu numa dessas fanpages sensacionalistas do Facebook que misturam fatos com boatos para tentar conquistar o seu like e as suas compartilhadas. Antes de repassar esse tipo de história, dê uma pesquisada.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top