Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A moda das calças abaixo da cintura surgiu nas prisões entre os gays?

Crimes

A moda das calças abaixo da cintura surgiu nas prisões entre os gays?

Imagem que circula pelo Facebook diz que a moda Sagging teria surgido nas prisões dos EUA e era usada como um aviso de que gays estavam disponíveis para sexo! Será?

As ilustrações apareceram no Facebook em 2012, mas voltaram a circular em maio de 2014 em uma publicação da fanpage TV Revolta e um membro grupo do E-farsas mandou pra gente tentar descobrir se isso é verdade ou farsa!

O texto que acompanha as imagens diz que a moda de andar com a calça abaixo da cintura, deixando parte da cueca à mostra, teria surgido nas prisões dos Estados Unidos e seria um código entre os presos que indicava que os homossexuais que usavam calça dessa forma estariam disponíveis para sexo.

A publicação ainda afirma que o código tinha que ser bem sutil para que os guardas não notassem que os gays estariam se oferecendo para outros homens dentro da prisão.

Mas será que essa história é real ou seria mais uma farsa da web?

Usar calças caídas seria um sinal avisando que a pessoa estaria disponível para outros homens! Verdade ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Usar calças caídas seria um sinal avisando que a pessoa estaria disponível para outros homens! Verdade ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Essa é uma lenda que surgiu nos Estados Unidos em 2008/2009 e se espalhou entre muitos blogs e sites de língua inglesa. O texto se aproveita da insegurança que muitos jovens tem sobre a sua própria sexualidade, além de incitar a homofobia. Mais do que uma lenda, um desserviço!

De fato, a “moda” do uso da calças abaixo da cintura (ou “Sagging”, como é conhecida) surgiu mesmo nos presídios norte-americanos, mas – apesar de haver muitos homossexuais nessas penitenciárias – isso nada tem a ver com o fato de seu usuário ser gay ou não!

A dúvida sobre essa história apareceu também no fórum Prision Talk – dedicado a compartilhar experiências daqueles que já foram presos e entre familiares e amigos de detentos. As respostas são as mesmas que encontramos em diversos outros sites:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Os prisioneiros usam calças caídas porque é proibido que detentos usem cintos. O acessório era muito usado como arma para suicídio ou assassinato por enforcamento até que uma Lei de 1978 proibiu o uso dessa peça pelo presos. Pelos mesmos motivos, os cadarços dos tênis também são proibidos.

Além disso, as calças dos presídios não são feitas sob medida. Há tamanhos padrão de calças e camisas e, muitas vezes, a calça fica larga no corpo do preso, caindo abaixo da cintura.

Moda surgiu nas prisões, por causa da proibição do uso de cintos! (foto: reprodução)

Moda surgiu nas prisões, por causa da proibição do uso de cintos! (foto: Joe Raedle/Getty Images)

 

Das prisões para as ruas

De acordo com o jornal Examiner, alguns ex-detentos continuavam a usar a calça caída nas ruas mesmo após estarem em liberdade e alguns músicos – como o rapper 50 Cents e o cantor canadense Justin Bieber – ajudaram a popularizar a moda. O site Alternet e o blog Buzzle também explicam mais algumas curiosidades sobre a origem do sagging!

Ídolo pop e suas calças "um pouco" abaixo da cintura! (foto: Divulgação)

E como prova, aí está uma foto do ídolo pop Justin Bieber e suas calças “um pouco” abaixo da cintura! (foto: Divulgação)

Em 2007, alguns estados norte-americanos sugeriram leis que puniriam com multa para as pessoas que andassem nas ruas usando calças abaixo da cintura.

Conclusão

A “moda” de usar calças abaixo da cintura surgiu mesmo nos presídios dos Estados Unidos, mas foi apenas porque os presos são proibidos de usar cintos e nada tem a ver com homossexualidade.

Continue lendo
16 Comentários

16 Comments

  1. Marcos A.

    28 de maio de 2014 em 13:20

    Nem sabia dessa outra versão. Só da que faziam isso como forma de protesto por não poderem usar cinto.

  2. Carlos Leal

    30 de maio de 2014 em 10:24

    Nos Estados Unidos, não existe elástico?? Sei não, mas essa justificativa não me convenceu.

    • Caio

      12 de junho de 2014 em 17:21

      Talvez em 1978 não existia para calças.

    • Pedro Correa

      22 de setembro de 2018 em 20:56

      Era proibido o elastico tambem, leia novamente

  3. Léo

    4 de junho de 2014 em 17:10

    Uma professora contou essa história uma vez, hahah

  4. Ozeas

    28 de julho de 2014 em 18:00

    Estou quase excluindo minha conta no facebook. ô lugar pra ter otário e amante da mentira. Dá vontade de tascar um palavrão. Agora vou te contar, mesmo sabendo que esse não era um código de cadeia pra dar a bunda, só pq um babaca como esse justin biba se exibe com essa “moda”, um monte de trouxa passa a usar, é de dar muitas risadas. Um troço desses é muito ridículo!

  5. jetztdiewahrheit

    1 de julho de 2015 em 10:11

    Bom, nos Estados Unidos, eles dizem que nao tem certeza da origem. Sim, eles afirmam que comecou na prisao, e que tambem muitos falam sobre isso deles nao possuirem cintos, pois era proibido. O que nao era proibido usar elastico, eu acho que a história nao está resolvida. Além do que, mesmo no Wickpedia deles, consta que nao está mto claro a origem da calca mostrando as roupas de baixo.

  6. Fabiano

    4 de dezembro de 2015 em 9:48

    Ah tá. Agora me convenceu.
    Um site como este, que vive cultuando e defendendo versões cultuadoras anti movimentos socialistas. Agora estou conformado. Tenho amigos na segurança pública que trabalham no Harlem-Nova York-EUA, que confirmaram a história sobre as “system of girls”. Tudo o que é mencionado sobre as vestimentas e o sexo, é verdade. Essa história de cinto, é balela. As vestimentas são utilizadas com elásticos. Mas, quando haviam suporte par cintos, eles utilizavam barbantes. Lógico, aqueles que não eram gays, ou princesinha nos presídios. E, a matéria posta aqui no e-farsa, vai citar logo artistas de condutas afeminadas. Ahhh… fala sério!

    • vivi

      18 de outubro de 2018 em 10:04

      salva de palmas pro teu comentário!!!
      é isso aí. essa história de hoje tudo ser homofobia, inventaram essa de cinto…ah tah… me poupe.
      E outra coisaaaa, postaram a foto do Justin, se fosse por falta de cinto, me diga o que o cinto faz alí , abaixo da bunda dele???
      não é lenda!

  7. Maria Coelho

    8 de maio de 2016 em 16:05

    Boa tarde,

    Se o surgimento dessa “moda” foi assim mesmo, eu não sei, mas acho que é de extremo mal gosto, além de desrespeitoso, sair mostrando a cueca pra todo mundo. Muita exibição e cabeça vazia.

  8. Erasmo

    25 de julho de 2016 em 11:02

    Bem interessante.

  9. Renato

    31 de agosto de 2016 em 21:23

    Interessante.

  10. Priscila Fernadez

    19 de maio de 2017 em 22:12

    Agora ficou claro , eu tinha duvida sobre esse assunto , pq tudo na internet vira polemica , ficou bem esclarecido parabéns !

  11. HOB

    12 de junho de 2017 em 11:42

    Esses moleque acha que está fazendo bonita, pelo contrário essa prática é ridículo.

  12. Dr Fábio

    15 de abril de 2018 em 21:20

    Parabéns pelo artigo. Isso deveria circular no FB. Se a leitura funcionasse na mesma velocidade que os ignorantes disseminam sua burrice nas redes sociais, talvez não teríamos que ler certas idiotices que só servem para polemizar a carência desses leigos.

  13. Moisés Aparecido de Almeida

    8 de fevereiro de 2019 em 13:27

    Mentira as calças dos detentos tinham elástico

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo