O Telegram admitiu que as conversas vazadas da Lava Jato foram adulteradas por hackers?

25
10622
Texto que teria sido publicado pelo perfil oficial do Telegram no Twitter: “OTelegram Messenger 0 COMUNICADO : brasil, 11/06/2019 informamos a todos, que conferindo nossos arquivos das conversas , entre autoridades do brasil, admitimos que foram mudadas o textos por rackers, e não corresponde a verdade, já providenciamos a documentação para qualquer informação para as autoridades do brasil, assim que convocados .”

É verdade que os diretores do aplicativo Telegram admitiram em sua conta no Twitter que o sistema foi invadido por hackers que alteraram o conteúdo das conversas vazadas?

A imagem surgiu na segunda semana de junho de 2019, pouco tempo depois da série de reportagens publicadas pelo site jornalístico The Intercept a respeito de conversas vazadas entre membros da operação Lava Jato.

Nela podemos ler um comunicado que teria sido feito pela empresa responsável pelo aplicativo de trocas de mensagens Telegram, em sua conta do Twitter no dia 11 de junho de 2019 – em resposta ao jornalista Romulus Maya – reconhecendo que os textos vazados teriam sido adulterados por hackers e que, por isso, o conteúdo das conversas divulgadas até então não correspondem à verdade!

Segundo o texto divulgado nas redes sociais (apenas em uma das publicações, a imagem já havia sido compartilhada quase 2 mil vezes), o Telegram teria comparado o conteúdo das conversas publicadas com seus arquivos e se colocado à disposição da Justiça brasileira para quaisquer informações adicionais.

Será que o Telegram admitiu mesmo a invasão?

Será que esse print é verdadeiro ou falso?

Texto que teria sido publicado pelo perfil oficial do Telegram no Twitter: “COMUNICADO: brasil, 11/06/2019 informamos a todos, que conferindo nossos arquivos das conversas, entre autoridades do brasil, admitimos que foram mudadas o textos por rackers, e não corresponde a verdade, já providenciamos a documentação para qualquer informação para as autoridades do brasil, assim que convocados .

Verdade ou mentira?

Logo de cara, podemos notar uma série de erros de gramática no texto. Mesmo sendo uma empresa estrangeira (e que tem um perfil brasileiro, separado e em português), sua equipe de marketing não erraria tão feio assim.

Fizemos uma busca no Twitter através da sua ferramenta avançada de buscas a respeito dessa publicação (em português e em inglês) e não há nenhum resultado!

A única publicação do perfil do Telegram no Twitter a respeito das conversas vazadas da equipe da Lava Jato foi feita mesmo no dia 11 de junho de 2019 (conforme mostrado na imagem que viralizou nas redes sociais). No entanto, o conteúdo do texto é bem diferente:

Em resumo, o Telegram respondeu que não há nenhuma evidência de qualquer hack e que o mais provável nesse caso [ocorrido no Brasil] é que alguém que não usa uma senha de verificação de 2 passos ou que tivesse com algum vírus em sua máquina tenha deixado alguma brecha para invasão.

É possível o Telegram ler as conversas?

Em seu perfil brasileiro no Twitter, o Telegram explica que as conversas que trafegam em seus servidores são criptografadas de ponta-a-ponta. Ou seja, os dados são protegidos e apenas quem envia e quem recebe as mensagens conseguem lê-las. Sendo assim, mentiu quem espalhou que o Telegram teria comparado as conversas vazadas com os arquivos que ficam em poder da empresa!

Conclusão

A imagem que se espalhou nas redes sociais com texto atribuído ao Telegram, onde eles admitem que o conteúdo das conversas vazadas foram adulteradas, é falsa! O Telegram afirmou que é provável que os usuários que tiveram dados expostos tenham sido invadidos através de vulnerabilidades em seus próprios aparelhos (seja por malware ou senha fraca).

25 COMMENTS

  1. Kkk logo vai aparecer bolsominio te insultando no post porque vc revelou a verdade esse povo burro não cansa de passar vergonha kkkkk

  2. O criador do Telegram se exilou da Rússia por não querer cooperar com as autoridades na quebra da segurança do app, mas com certeza iriam “se disponibilizar à justiça brasileira”, uhum.

    Povo não conhece o aplicativo e fala esses meme pqp.

  3. Abre aí a tampa do celular e lê se não tá escrito Made in China.

    Isso mesmo, a China é comunista!

    Teu smartphone é uma escuta e rastreador.

    Você está com o celular o tempo todo com você. (ou o celular dos outros)

    Nem no livro 1984 as pessoas eram tão gado.

    • Cara, esse seu comentário se enquadra perfeitamente na Lei de Poe kkkkk… Dá uma força aí pq não dá para saber se vc ta zuando ou é um extremista.

      Parto da premissa da primeira opção. 🙂

    • A China é comunista por ter “comunista no nome do partido do Presidente? Então o Brasil é socialista por ter um presidente do PSL…kkkkk

      • Tentei postar o link do Youtube mas não consegui: um vídeo sobre uma bicicleta roubada por um drone… alguns falam que é real, outros que não…

        • Provavelmente esse video é fake, mas também não é impossivel um drone fazer isso. Um drone heavy lift erguendo uma bike de fibra de carbono conseguia sim sair voando de boa.

          Mas o próprio jeito que o video foi editado, cheio de cortes, me indica que é fake.

  4. kkkkk Vou cobrar commissão!!!! kkkk

    Venho sempre pesquisar, e adoro descobrir as mentiras, posto no meu perfil, só desmentindo kkk ôôô…
    povinho pra gostar de espalhar notícias falsas!!! Bem coisa de bolsominions kkkk
    Ainda bem que existe esse site, parabéns pelo trabalho!!!!

          • Claro que sim! E critico MUITO! Apenas não suporto lulista que nunca criticou os defeitos deles, né?
            Siga em frente, jovem. O Lula não é presidente há anos. Cuide (e cobre) o presidente atual, o que passou, passou.

      • Não te preocupa que Lularápios também faziam/fazem isso…
        Se faziam, não fazem mais há 3 anos, época que saíram do poder. E desde quando um erro justifica o outro?

  5. Bom mesmo é usar a mesma expertise de Don Vito Corleone: bilhetinhos! Se a mensagem não chegar, é porque o pombo correio morreu no caminho…

    • Em quem apresenta evidências. Com certeza não é em mensagens do Whatsapp, perfis do Twitter criados num dia e apagados no mesmo dia ou em sites e vídeos criados para espalhar a mentira a troco de likes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here