Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Dobby, o elfo de Harry Potter, foi flagrado mesmo em um vídeo de segurança?

Cinema / TV

Dobby, o elfo de Harry Potter, foi flagrado mesmo em um vídeo de segurança?

Dobby, o elfo de Harry Potter, foi flagrado mesmo em um vídeo de segurança?

Será que o vídeo mostrando um ser parecido com o personagem Dobby de Harry Potter caminhando na garagem de uma casa é verdadeiro ou falso?

O vídeo tem cerca de 10 segundos de duração e já foi visto mais de 10 milhões de vezes apenas em uma das publicações feitas no Facebook, no dia 07 de junho de 2019. O que chama a atenção nas imagens é que nelas podemos ver um ser pequeno, de forma humanoide, caminhando ao lado de um veículo, em uma garagem.

O filme parece ter sido um trecho flagrado por câmeras de segurança e a semelhança entre o ser e o personagem Dobby – o elfo da série de filmes do Harry Potter – atiçou ainda mais a curiosidade das pessoas!

Será que o vídeo é real? Qual é a origem desse ser? Seria ele um elfo de verdade?

So I woke up Sunday morning and saw this on my camera and am trying to figure out…what the heck?? First I saw the shadow walking from my front door then I saw this thing….has anyone else seen this on their cameras?? The other two cameras didn’t pick it up for some reason.

Posted by Vivian Gomez on Thursday, June 6, 2019

Verdade ou mentira?

No dia 07 de junho de 2019, a usuária do Facebook Vivian Gomez publicou o curioso vídeo em seu perfil, dizendo que viu uma sombra andando na porta da frente de sua casa (nos Estados Unidos) e, ao analisar uma das câmeras de segurança, flagrou o estranho ser caminhando em direção à rua. Segundo a moça, as outras duas câmeras não pegaram o humanoide por algum motivo desconhecido…

Curiosamente, Vivian Gomez parece não atualizar com  frequência a sua conta no Facebook. Podemos ver que ela publicou algumas vezes em 2016, apenas uma vez em 2017 e duas vezes em 2017. Sua única postagem feita em 2019 parece ter sido certeira… Com um único vídeo e depois de tanto tempo sem postar nada, a moça conseguiu centenas de milhares de compartilhamentos e isso é muito estranho.

A revista eletrônica de língua inglesa NewsWeek foi um dos vários veículos de comunicação que tentaram contato com a moça e tiveram sucesso.

Outra coisa que chama a atenção nessa filmagem é que não há nas imagens nenhuma marca de data e hora das gravações, dados padrões em registros de câmeras de segurança. É bom lembrar que câmeras de segurança não gravam som.

Ah! Não podemos também deixar de lado o fato de uma porta se abrir momentos antes do “elfo” aparecer. Diferente do que a moça disse nos comentários de publicação no Facebook (que não abriu nenhuma porta à noite), dá para ver nas sombras que alguém abriu a porta pro bicho passar:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A máscara do Dobby é um produto relativamente fácil de se comprar online:

Máscara de látex do personagem Dobby de Harry Potter! (reprodução/Google Images)

Vivan Gomez não foi a primeira

Apesar de fazer muito sucesso com a sua postagem no dia 07 de junho de 2019, Vivian Gomez não foi a primeira a publicar o vídeo do “elfo de Harry Potter”. Um dia antes, uma usuária chamada Jacqueline Ramirez já havia jogado a filmagem em seu canal recém-criado no YouTube:

No dia 07 de junho – quase que ao mesmo tempo que Vivian – a modelo e YouTuber norte-americana Jey Bee também publicou o mesmo vídeo em seu perfil do Twitter, gerando mais de 30 milhões de visualizações!

Marketing Viral?

Não podemos afirmar com certeza se há alguma relação, mas coincidentemente no mesmo dia 07 de junho de 2019, a desenvolvedora Niantic lançou o mais recente trailer, em parceria com a WB Games, do jogo Harry Potter: Wizards Unite:

A ideia do game, segundo as parceiras, é a de usar a realidade aumentada para combinar personagens da ficção de Harry Potter com elementos do mundo real:

“Harry Potter: Wizards Unite combina o conteúdo e os personagens que você conhece e ama tanto da série original Harry Potter quanto dos filmes Fantastic Beasts em uma experiência única no Mundo Mágico. Cabe a você preparar sua varinha, preparar suas poções, aperfeiçoar seus feitiços e ajudar a evitar que The Calamity exponha os segredos do mundo mágico.”

Conclusão

Não conseguimos provar nenhuma ligação entre Vivian Gomez e os desenvolvedores do jogo, mas a forma como o vídeo foi viralizado mostra indícios de organização feita por agências de publicidade. Não há vestígios de manipulação digital nas imagens e o ser que aparece na filmagem tem características físicas de uma criança vestindo roupa clara e usando uma máscara.

Continue lendo
5 Comentários

5 Comments

  1. Saint Anna

    11 de junho de 2019 em 23:30

    Por que uma filmagem de apenas 9 segundos?!

    • Questionador

      12 de junho de 2019 em 9:44

      Porque sim. E quem te garante que não há uma filmagem maior, e apenas 9 segundos foram extraídos e divulgados? A pergunta que não quer calar, o Dobby estava ou não segurando uma mamadeira de piroca, que recebeu no kit gay, quando foi filmado?

  2. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    11 de junho de 2019 em 23:57

    Meu sonho é criar uam farsa e ela pegar… desde que não prejudique ninguém claro ams que, engane muitos bestas como esse

    Vai que eu saio no e-farsas

    • ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

      12 de junho de 2019 em 19:34

      DO TIPO FALAR QUE SOU MACHO kkkkkk

  3. Pingback: Dobby, o elfo doméstico de Harry Potter, foi flagrado andando nos EUA. Ou quase isso…assista – YBD IT Solutions

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo