Connect with us

E-farsas

O vírus Zika foi criado pelos Rockefeller?

Animais

O vírus Zika foi criado pelos Rockefeller?

É verdadeira a notícia afirmando que o vírus Zika foi criado em laboratório e está sendo comercializado pelas indústrias da família Rockefeller?  

A descoberta surgiu na web no final de janeiro de 2016 e deixou muita gente preocupada: Um dos laboratórios das indústrias Rockefeller seria o responsável pela criação do vírus Zika!

Os Rockefeller, consideradas por muitos como uma das famílias que controlam todos os governos do planeta, teria criado o vírus Zika em laboratório e essa empresa maligna estaria vendendo sangue infectado com a doença para quem quiser comprar e espalhar a doença por aí!!!

Será que isso é verdade?

Indústria estaria comercializando o vírus Zika! Será verdade?

Indústria estaria comercializando o vírus Zika! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Podemos dividir essa notícia alarmista em duas partes: A primeira é a que diz que os laboratórios Rockefeller vendem o vírus Zika. Essa parte é real!

No entanto, a empresa comercializa o vírus para fins de estudo no sentido de se encontrar uma cura ou uma vacina para a doença.

 

Para quem pensa que esse vírus é uma criação humana e recente, o Zika Vírus foi descoberto em abril de 1947, na floresta Zika em Uganda. Na ocasião, o virologista George Dick e o entomologista Alexander Haddow, ambos com base nos laboratórios da Rockefeller Foundation em Entebbe (antiga capital de Unganda).

Conforme explicado aqui, Haddow e sua equipe haviam construído uma torre de aço de 35 metros na floresta para estudar os mosquitos que voam alto e quais vírus eles carregam e poderiam transmitir e um dos macacos que estavam sendo estudados (e que passou a noite em uma gaiola nessa torre) desenvolveu uma febre. Seu soro foi inoculado em cérebros de ratos e esses também adoeceram. O Zika vírus havia sido descoberto, então, e o primeiro caso humano foi descrito foi em 1964, por outro virologista de Entebbe, David Simpson.

O paciente teve 36 horas de febre, dores nas costas, dor de cabeça e erupções cutâneas, melhorando em três dias. Um estudo feito com o paciente determinou que outros moradores já haviam contraído o Zika em épocas anteriores!

Ou seja, mesmo que a descoberta do vírus tenha ocorrido em um dos laboratórios da Rockefeller, já havia ocorrido muitos outros casos da doença antes disso (só que ainda não sabiam disso)!

Apesar do sucesso de George Dick e de Alexander Haddow terem conseguido identificar o vírus, investigações nos mosquitos com relação ao Zika começaram antes, em 1946, como parte do estudo de febre amarela humana no Instituto de Pesquisa Febre Amarela (rebatizado posteriormente como Instituto de Pesquisas do Vírus do Leste Africano, em 1950, e então o Instituto de Pesquisas do Vírus de Uganda, em 1977), com sede em Entebbe. Por muitos anos o vírus Zika foi catalogado como um membro da família Flavivirus (um parente da febre amarela, da dengue), até 2007, quando um surto ocorrido em Yap Island, no sudoeste do Pacífico atacou mais da metade dos moradores locais.

Atualização 02/02/2016

Graças ao amigo leitor Josikwylkson Costa, soubemos que os laboratórios Rockefeller não são os únicos que vendem o vírus Zika para estudos. Vários outros laboratórios possuem amostras da doença à venda, como o Public Health England!

Fim da atualização de 02/02/2016

Conclusão

O Zika não foi fabricado pela Rockefeller, mas a descoberta do vírus ocorreu em pesquisas feitas com base nos laboratórios dessa empresa. O vírus está à venda para que outros laboratórios e pesquisadores possam realizar estudos em cima de variações desse organismo!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Animais

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top