Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Objeto de 50km sai da terra na África e assusta população!

Falso

Objeto de 50km sai da terra na África e assusta população!

Será verdadeira a história do estranho objeto de 50 km que teria saído da terra, na África? Veja o que descobrimos! A imagem a seguir apareceu na web em julho de 2013 e nela podemos ver uma enorme barra alaranjada que surge do chão aos céus. Vários blogs e sites afirmam que avistamentos de OVNIs na Cidade do Cabo, África do Sul, aumentaram dramaticamente e que o estranho objeto teria surgido em meio a um ruído ensurdecedor. De acordo com várias publicações, a enorme barra foi descrito como “emitindo o som de uma aeronave que estava mergulhando do céu em direção à Terra, antes de desaparecer, parecendo ter caído”. A imagem que acompanha a notícia é essa:

Estranho objeto teria saído da terra e deixado a população da África assustada! Verdadeira ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Estranho objeto teria saído da terra e deixado a população da África assustada! Verdadeira ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdade ou farsa?

A notícia é falsa! Não há nenhum registro de nenhum objeto de grandes proporções saindo chão em lugar algum na África. O autor da falsa manchete traduziu uma matéria publicada em março do jornal britânico The Telegraph sobre alguns avistamentos de objetos voadores brilhantes sobre os céus na África do Sul. Na matéria, Nicola Loaring, astrônomo do Observatório Astronômico Sul-Africano divulgação, disse ao jornal que a explicação mais provável para todos os avistamentos eram chuvas de meteoros, os quais são constituídos por pequenas pedras que queimam ao entrar na atmosfera da Terra. Nada de alienígena aqui, que pena!

Mas e a foto?

A imagem que se espalhou junto com a notícia é apenas sequência da Lua Cheia nascendo sobre a Ilha de Skiathos, na Grécia! De acordo com o blog CiencTec, a montagem acima foi feita pelo astrônomo e fotógrafo Nikos Paschalis e é composta por aproximadamente 20 frames feitos a cada 30 segundos na noite do dia 25 de Abril de 2013. A razão da Lua mudar de cor é que à medida que o nascer lunar progride, o comprimento da passagem da luz da Lua que alcança nossos olhos varia, “À medida que a Lua fica cada vez mais alta no céu, nossa atmosfera espalha os comprimentos de onda maiores mais do que os comprimentos de ondas mais curtos, assim a Lua fica esbranquiçada.”, afirma o CiencTec. A imagem foi destaque no dia 04 de junho de 2013, quando foi escolhida a foto do dia no site da divisão de Ciência da Terra da NASA. Abaixo, um vídeo onde o fotógrafo criou efeito semelhante:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/5ac0QuKuOuc” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

Não há nenhum objeto de 50 km saindo da terra na África. A imagem é uma sequencia de fotos da trajetória da Lua. Sugestão do leitor Carlinhos Novack, através do nosso Twitter.

Continue lendo
3 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo